6. Governança

Ao passo que as pessoas interagem entre si e com o meio externo, encontram necessidades de adaptar a organização para lidar com os novos desafios e oportunidades, de forma a agir em prol dos resultados pretendidos.


A aplicação dos padrões de Governança resultam na transformação da organização, que torna-se cada vez mais capaz de responder às tensões e alcançar seus objetivos. São esses padrões que permitem, por meio da adaptação constante, que Anga&Din4mo tenha uma estrutura evolutiva.


Ao identificar uma tensão, pode-se concluir que a estrutura organizacional atual não é capaz de processá-la, seja porque não há nenhuma pessoa ou equipe responsável pelo seu escopo, ou porque os acordos atuais não a contemplam:

Nesse contexto, essas tensões são consideradas tensões de governança, e requerem soluções que transformam a organização por meio de uma decisão de governança, que é qualquer decisão que afeta ou pode afetar a estrutura da organização.


Decisões de governança são feitas dentro do contexto dos círculos que contém a tensão levantada. Uma decisão de governança pode alterar:

  • Acordos: Atualizar um acordo, fazer um novo acordo, ou até mesmo acabar com um acordo. Um acordo também pode ser o de não fazer nada.

  • Papéis: Designar alguém para um papel, criar um papel, atualizar um papel já existente ou eliminar um papel.

  • Círculos: Designar a responsabilidade a uma equipe para que isso seja cuidado, atualizar as responsabilidades de uma equipe ou eliminar uma equipe. Toda equipe criada um um círculo é, por definição, um subcírculo dela.


Pautas de Governança


Normalmente levamos uma necessidade dentro de uma observa (tensão) para uma reunião de Governança quando:

  • antecipamos que usar ou aproveitar a inteligência coletiva do círculo levará a um acordo mais eficaz;

  • há vantagens em membros do círculo se sentirem “donos” da proposta;

  • pessoas serão afetadas ao tentarmos cuidar da tensão e não há um acordo anterior que dá consentimento explícito para um indivíduo ou grupo de indivíduos decidir.

Nesse tipo de decisão o proponente (a pessoa que registrou a tensão), ou outra pessoa que assuma a responsabilidade pela solução da tensão pode:


Caso não exista uma ideia de como resolver a tensão:

  • Conversar com os afetados pela tensão

  • Colaborar na criação de uma Proposta de Governança


Caso já exista uma ideia de como resolver a tensão:

Subpadrões de governança

  1. Reunião de governança: reunião para tomar decisões de governança.

  2. Tomada de decisão por consentimento: processo de tomada de decisões boas o suficiente por agora e seguras o suficiente para testar.

  3. Seleção de papel: processo de seleção de uma pessoa para ocupar um papel.

  4. Revisão de itens: processo de revisão de itens de goverança, como papéis, círculos e acordos.

  5. Registro de governança: método de registro de decisões tomadas.