Planejamento estratégico

Além de reagirem às tensões que surgem no dia a dia, os círculos precisam ter clareza de sua visão de longo prazo, de forma a tomar ações intencionais, equilibrando o que é emergente com o que é deliberado.


O planejamento estratégico é o padrão que busca sistematizar as aspirações do círculo, de forma a criar entendimento compartilhado e orientação a ação entre seus participantes. Ele corresponde a um horizonte de três anos, podendo ser baseado em aspirações de prazo mais alongado. O planejamento estratégico sistematiza a forma do círculo de tornar-se cada vez melhor em processar sua tensão original.

O planejamento estratégico é fundamental para círculos empresa, mas pode ser utilizado, de forma adaptada se necessário, para outros círculos.


Elaboração do planejamento estratégico

O modelo de planejamento estratégico do círculo é composto por dois blocos:


1. Identidade

O bloco de identidade corresponde aos elementos culturais do círculo que fundamentam filosoficamente ou mesmo viabilizam a estratégia posta. Tendem a ser estáveis ao longo de diversos planejamentos, com refinamento ao invés de grandes transformações. A identidade serve como “lente” com o qual o círculo enxerga as tensões do dia a dia: ela ajuda a avaliar que oportunidades fazem sentido, que acordos se alinham à identidade, ou mesmo quais as expectativas gerais que se têm dos papéis.

Esse bloco é formado por dois elementos:

  • A razão de ser da estratégia. Seja por meio de um manifesto, credo, propósito, ou outro instrumento de narrativa, busca-se aqui construir entendimento compartilhado da resposta às seguintes questões: porque fazemos o que fazemos? O que nos energiza a agir?

  • Como o “nosso jeito” viabiliza essa estratégia. Quais os princípios, valores ou comportamentos que sustentam o dia a dia da organização? Como esse “jeito de ser” se aplica no dia a dia? O que é, ou buscamos que seja, compartilhado entre todos?

2. Plano trienal

O plano trienal, que define o que o círculo efetivamente busca alcançar e realizar no período, é formado por três elementos:

  • Visão de futuro: é um texto que busca definir, de forma simples, onde o círculo pretende chegar ao final dos três anos de execução do plano. Idealmente, a frase deve contar com elementos qualitativos e quantitativos, de forma a trazer o máximo de clareza possível sobre a posição que o círculo pretende alcançar. A visão de futuro pode ser detalhada com ainda mais profundidade em três elementos:

    • Posição de negócio: que posição de mercado desafiadora o círculo pretende alcançar e ser reconhecido por.

    • Tese de impacto: como o círculo busca gerar impacto socioambiental no mundo.

    • Percepção cultural: como o círculo pretende ser reconhecido em relação à sua cultura organizacional.

  • Metas do triênio: são as metas que o círculo pretende alcançar no triênio, separadas por sua categoria (como por exemplo: financeiro, gente e cultura, impacto e consciência). Cada meta consiste em um indicador, ou valor para ser alcançado no final dos três anos e uma estimativa de resultado a ser alcançado em cada um dos três anos, considerando que esse planejamento será detalhado no plano tático daquele respectivo ano.


  • Temas estratégicos: são os temas fundamentais para o círculo avançar no período para o alcance de sua estratégia. Enquanto as metas destacam, com clareza, os aspectos quantitativos dos avanços estratégicos, os temas trazem os aspectos qualitativos: o que o círculo busca realizar e quais são suas prioridades. São formados por:

    • Nome do tema

    • Descrição geral do tema

    • Hipótese(s) central(is) que definem porque aquele tema foi escolhido

    • Indicadores chave que permitem um acompanhamento de sua evolução


Com os elementos acima, o círculo tem um planejamento conciso e específico, que auxilia o entendimento compartilhado de seus objetivos de longo prazo. Esse material pode se tornar uma apresentação, documento, página ou a ferramenta que o círculo escolher, e deve ser acessível para todas as pessoas.


Gestão do planejamento estratégico

Como as metas anuais e os temas estratégicas têm relação direta com o plano tático, que é o desdobramento do plano estratégico, o círculo pode acompanhá-los em ferramentas específicas para isso, atualizadas com o avanço dos planos táticos:


Metas do triênio: nesse aplicativo, o círculo pode conferir o avanço das suas metas previstas para o triênio. Como os diferentes períodos de tempo estão relacionados, a atualização de uma meta trimestral (vide planejamento tático), atualiza uma meta anual que, por sua vez, atualiza a meta do triênio.

Como importar metas do triênio no Podio

O modelo de planilha para importação de metas trienais está nesse link. Faça uma cópia da planilha para preencher as devidas informações. Preenchidos os campos de acordo com as instruções presentes, deve-se seguir os seguintes passos:


Aplicativo Metas Trienais > Ferramentas > Importar Excel > Selecionar a planilha


Ligar os campos da seguinte forma (Planilha : Aplicativo):

  • Meta : Meta

  • Resultado Meta : Resultado Meta

  • Categoria : Categoria

  • Indicador relacionado : Indicador (atenção que está se relacionado a um item no aplicativo relacionado Indicadores,o Podio avisará isso por meio de uma pequena caixa amarela, recomenda-se clicar na seta ao lado do app relacionado para já fechar seus campos).

  • Tipo de agregação : Tipo de agregação

  • Círculo : Nome do círculo (atenção que está se relacionado a um item no aplicativo relacionado Círculos,o Podio avisará isso por meio de uma pequena caixa amarela, recomenda-se clicar na seta ao lado do app relacionado para já fechar seus campos).

  • Observações : Observações

  • Triênio : Triênio


Mantenha a chave ligada para os campos “Meta”, “Indicador” e “Nome do círculo” e clique em importar linhas.

Temas estratégicos: os temas estratégicos são a referência ao qual os projetos estratégicos (vide planejamento tático) se ligam, e neles pode-se acompanhar o portfolio de projetos estratégicos relacionados e seus progressos, assim como uma avaliação qualitativa do avanço do círculo no período.


Como importar temas estratégicos no Podio

O modelo de planilha para importação de temas estratégicos está nesse link. Faça uma cópia da planilha para preencher as devidas informações. Preenchidos os campos de acordo com as instruções presentes, deve-se seguir os seguintes passos:


Aplicativo Temas estratégicos > Ferramentas > Importar Excel > Selecionar a planilha


Ligar os campos da seguinte forma (Planilha : Aplicativo):

  • Tema estratégico : Tema estratégico

  • Círculo : Nome do círculo (atenção que está se relacionado a um item no aplicativo relacionado Círculos,o Podio avisará isso por meio de uma pequena caixa amarela, recomenda-se clicar na seta ao lado do app relacionado para já fechar seus campos).

  • Descrição : Descrição

  • Hipóteses : Hipóteses

  • Indicadores chave : Indicadores chave

  • Triênio : Triênio


Mantenha a chave ligada para os campos “Tema estratégico”,“Nome do círculo” e clique em importar linhas.

Reporting e revisão anual do círculo

Anualmente, é fundamental que o círculo faça uma análise dos avanços que teve em relação ao plano estratégico. Essa análise pode, e no geral deve, ser acompanhada da análise do plano tático do ano em questão, mas deve fundamentalmente responder à seguinte pergunta: estamos no caminho para alcançar nossos objetivos para o triênio? Precisamos fazer algum ajuste?

O report desses resultados deve sempre ser realizado para o supercírculo do círculo em questão, de forma a trazer ao todo a visão compartilhada dos resultados da sua parte.


Processo de planejamento estratégico

Em construção.