2.1. Interligações

Equipes que tomam decisões que podem afetar ou ser impactadas pelo parecer de uma outra equipe, podem ter mais benefício se garantirem a existência de canais claros de comunicação e influência na relação entre si.


Interligação existe quando duas equipes selecionam membros seus para atuar como representante e participar completa e ativamente nos processos de tomada de decisão de governança da outra equipe.


Por que fazer?

A interligação busca alinhar os interesses entre dois círculos. O papel criado por esse padrão participa com direitos completos em reuniões de governança do outro círculo.


Como fazer?

Elo simples

Acontece quando dois círculos selecionam um papel para atuar como representante, que tem atuação completa e ativa nos processos de tomada de decisão de governança da outra equipe, com direitos completos, seja ele um subcírculo do outro ou não. É útil em casos onde a sincronização de atividades e acordos entre círculos é importante para o alcance de resultados complementares, como por exemplo, funções de vendas e finanças. Por exemplo, uma pessoa que atua como suporte ao usuário pode ser um elo simples entre um subcirculos de marketing e de operações, tendo voz na governança dos dois subcírculos. Outro exemplo, existe um desalinhamento entre vendas e comercial e para aumentar a proximidade coloca-se representantes de cada subcírculo para acompanhar e atuar na governança do outro.


Elos duplos

Acontece quando duas equipes selecionam cada uma um membro seu para atuar como representante e participar completa e ativamente nos processos de tomada de decisão de governança da outra equipe e vice-versa, com direitos completos. Também se aplica em Círculos de Governança com mais de uma pessoa de uma equipe participando, no geral o coordenador com a visão do panorama e contexto geral e o representante com a visão dos indivíduos que compõem o círculo representado. O Elo Duplo facilita o fluxo bidirecional de informações e influência entre quaisquer duas equipes. O Elo Duplo é especialmente útil no caso da relação entre círculos e subcírculos.