2.8. [Temporário] Congelamento de Gastos A&D

Tensão: Foram tomadas, nos últimos meses, diversas decisões com o objetivo de reduzir as saídas financeiras das empresas e do Grupo A&D e, com isso, minimizar o prejuízo das operações. Algumas ações tomadas foram: desligamento, terceirização de alguns processos financeiros, renegociação com fornecedores e redistribuição do prazo de pagamento de algumas fees, por exemplo. Passado os dois primeiros meses do ano fiscal 21/22, entretanto, não conseguimos ter visibilidade do impacto dessas ações e, ao mesmo tempo, nem mesmo se os resultados das nossas empresas estão sendo satisfatórios para diminuir nossa insolvência enquanto Grupo - nos deixando em uma situação de extrema incerteza sobre nossa situação financeira. Faz-se necessário, portanto, encontrar um mecanismo que minimize os riscos financeiros do Grupo A&D até que tenhamos informações confiáveis e atualizadas sobre a situação de cada uma de nossas operações e do Grupo como um todo.

Acordo

Qualquer contratação de headcount (fixo ou temporário), gastos não previamente planejados, pagamento de comissões e/ou reajustes de fee fica temporariamente congelado até que:

  • Tenhamos o balanço de resultados (caixa e competência) detalhado das empresas do último ano fiscal até o fim do mês de Abril;

  • Análise (histórico e projeções) do endividamento das operações e do Grupo A&D;

  • Emissão de um relatório de recomendações, baseados nos dados apresentados e projeções orçamentárias de cada empresa;

O acompanhamento do progresso desses três itens será feito na reunião semanal do Comitê de Gestão Financeira. Dessa forma, os(as) coordenadores(as) dos círculos A&D poderão contribuir e acompanhar as evoluções.

Caso haja a necessidade de uma exceção para inclusão de novos gastos, este terá que ser aprovado pelo papel de Coordenação do Círculo de Operações A&D.