2.4.5. Seleção de Papéis em Governança

Papéis Sistêmicos em A&D

Para seleção dos papéis sistêmicos do círculo que contempla todo o Grupo Anga&Din4mo, Facilitador(a), Guardiã(o) e Coordenador(a), o processo de seleção de papel previsto no AngaOS é incrementado, para trazer mais diligência para a seleção:


Entendimento do Papel

Para que a seleção seja transparente, é necessário que o papel em questão esteja com descritivo atualizado no aplicativo de papéis da área de trabalho Anga&Din4mo. Caso o papel não tenha passado por revisão nos últimos 6 meses, sugere-se uma revisão do mesmo - revisão essa que deve ser liderada pela pessoa que assume o papel no momento em questão (aprovado em governança).

Levantamento da tensão

Para que seja possível um processo em tempo hábil de decisão e preparação das pessoas interessadas em assumir o papel, é necessário que o aviso do término de mandato seja feito com, no mínimo, 1 mês de antecedência, via tensão levantada no Pódio, especificando critérios, quando houver.

Reflexão sobre Competências

Antes de demonstrar interesse, é esperado que a pessoa tenha feito uma reflexão sobre as suas capacidades e motivações, bem como as responsabilidades e competências técnicas esperadas para assumir o papel com base em uma autoavaliação e na própria descrição do papel disponível, além de ferramentas de avaliação desenvolvidas pelo círculo de operações.

Além disso, é recomendado que a pessoa tenha participado de iniciativas desenvolvidas pelo círculo de operações para desenvolver as competências necessárias para o papel.

Conversas prévias

Após o levantamento da tensão de seleção, é sugerido que as pessoas que possuem interesse conversem com quem energiza o papel atualmente - para ter mais visibilidade sobre o papel e seu dia a dia. Além disso, ela poderá, se quiser e sentir que faz sentido para esse entendimento aprofundado do papel, conversar com:

  • Demais papéis sistêmicos do círculo.

  • Demais pessoas que fazem parte do círculo de governança.

  • Pessoas que assumem o papel em questão em diferentes círculos, para coletar diferentes visões sobre esse mesmo papel.

  • É importante também que, caso possua interesse em assumir o papel e não faça parte do Círculo de Governança que toma essa decisão, a pessoa demonstre seu interesse para quem faz parte do Círculo em questão - através de conversas ou através de um espaço aberto de demonstração de interesse.

Demonstração de interesse:

Para trazer transparência ao processo, sugere-se que, ao ser levantada a tensão de transição do papel, seja aberta uma Thread no canal #ad_governança para demonstração de interesse.

Essa demonstração não precisa trazer nenhum tipo de justificativa - apenas a indicação de que possui interesse no papel;

IMPORTANTE: Será então papel do Círculo de Governança entrar em contato com as pessoas que demonstraram interesse e com outras pessoas que tenham pensado para assumir o papel, para entender motivações, conexões e trazer uma nomeação mais embasada e assertiva para o momento da seleção.

Governança para Nomeação do papel

A reunião de governança onde ocorre a nomeação e o consentimento de alguém para assumir o papel ocorre segundo o padrão estabelecido pelo AngaOS.

Co-gestão do Papel

Após a seleção de papel, para que todas as informações e processos sejam passados da melhor forma, deverá haver uma cogestão entre as duas pessoas que participaram da transição, a que deixa o papel e a que entra no papel. A sugestão de período de cogestão é de, no mínimo, 2 semanas, com reuniões frequentes e preparação de conteúdos, podendo ser adequada a cada realidade.

O formato da co-gestão fica a critério de ambas as pessoas, porém fica como sugestão:

      • 1ª Semana: Sessão de Onboarding, com material de apoio (Exemplo aqui), Primeira reunião com os demais papéis sistêmicos, e acompanhamento mais próximo para dúvidas e suporte;

      • 2ª Semana: Acompanhamento da primeira Reunião de Governança acompanhada pela nova pessoa, para apoio e dúvidas mais pontuais;

      • É sugerido que na metade do tempo de mandato a pessoa realize uma autoavaliação do papel, para entender espaços de evolução e, se for o caso, criar um plano para seu desenvolvimento no papel, utilizando-se dos recursos disponíveis.

Coordenação de Círculos Empresa e Suporte

Por conta de sua influência no sistema Anga&Din4mo, coordenadores de círculos empresa e de suporte também passam por um processo especial de seleção de papel. Esse processo, além de mais diligente que o tradicional, é tomado em um fórum diferente dos demais papéis: ao invés da seleção ocorrer no próprio círculo empresa ou de suporte, ocorre no círculo de governança Anga&Din4mo. Tal processo se dá da seguinte forma:


Entendimento do Papel

Para que a seleção seja transparente, é necessário que o papel em questão esteja com descritivo atualizado no aplicativo de papéis da área de trabalho ao qual o papel se refere. Caso o papel não tenha passado por revisão nos últimos 6 meses, sugere-se uma revisão do mesmo, conduzida pela pessoa que estará deixando o papel, com a integração de seus aprendizados.

Levantamento da tensão

Para que seja possível um processo em tempo hábil de decisão e preparação das pessoas interessadas em assumir o papel, é necessário que o aviso do término de mandato seja feito com, no mínimo, 1 mês de antecedência, via tensão levantada no Pódio, especificando critérios, quando houver.

Reflexão sobre Competências

Antes de demonstrar interesse, é esperado que a pessoa tenha feito uma reflexão sobre as suas capacidades e motivações, bem como as responsabilidades e competências esperadas para assumir o papel com base em uma autoavaliação e na própria descrição do Papel disponível no Pódio, além de ferramentas de avaliação desenvolvidas pelo círculo de operações.

Além disso, é recomendado que a pessoa tenha participado de iniciativas desenvolvidas pelo círculo de operações para desenvolver as competências necessárias para o papel.

Governança para nomeação prévia

    • Os papéis sistêmicos do círculo serão responsáveis por enviar um comunicado, com no mínimo 3 dias de antecedência, ao círculo do qual o papel faz parte, informando a todas as pessoas desse círculo a data e hora da reunião de governança onde ocorrerá a Nomeação Prévia;

    • Na reunião de Governança antes da seleção do papel, seguiremos normalmente até a etapa de nomeação de pessoas para o papel;

    • Caso uma pessoa tenha interesse em se autonomear mas não faça parte do círculo de governança, ela deverá conversar com o representante do círculo para demonstrar seu interesse em se autonomear.

    • O(a) facilitador(a) indicará então as pessoas que demonstraram interesse, e uma a uma, e a pessoa falará sobre o seu interesse e reflexão sobre assumir o papel de coordenação.

    • Nesta reunião não ocorrerá a tomada de decisão por consentimento, que será apenas em uma próxima Governança 15 dias após essa demonstração de interesse.

    • Após a governança de nomeação prévia, será enviado um comunicado, feito por um dos papéis sistêmicos, para toda a empresa contendo as pessoas que demonstraram interesse no papel, reforçando a transparência e visibilidade para que qualquer pessoa do círculo esteja a par dessas informações e possa convidar as pessoas interessadas para uma conversa focada na sua autoavaliação e reflexão, caso haja vontade ou necessidade.

Conversas após a nomeação prévia

Após a governança onde ocorreu a nomeação prévia, é sugerido para as pessoas que demonstraram interesse ter conversas prévias que sejam pautadas na sua autoavaliação e reflexão sobre suas capacidades e motivações para assumir o papel. Ela poderá, por exemplo, conversar com:

      • Pessoa que ocupa o atual papel de coordenação.

      • Membros do Conselho Anga&Din4mo.

      • Papéis sistêmicos do círculo do qual o papel de coordenação faz parte.

      • Demais membros da governança Anga&Din4mo.

Seleção do Papel

    • A reunião de governança onde ocorre o consentimento de alguém para assumir o papel ocorre segundo o padrão estabelecido pelo AngaOS.

    • Todos os nomeados/pessoas que demonstraram interesse deverão participar na reunião de Governança em que ocorrerá a seleção.

Co-gestão do Papel

Após a seleção de papel, para que todas as informações e processos sejam passados da melhor forma, haverá uma cogestão com a pessoa que está deixando o papel. A sugestão de período de co-gestão é de, no mínimo, 1 mês e, idealmente, 2 meses (desde que seja possível para ambas pessoas),

O formato da co-gestão fica a critério de ambas as pessoas, porém fica como sugestão:

      • 1ª Quinzena: Acompanhamento mais próximo e participação nas reuniões de círculo.

      • 2ª Quinzena: Acompanhamento em formato 1-1, e em ajudas mais pontuais.

      • Acompanhamento quinzenal com os papéis sistêmicos do círculo, com ambas as pessoas presentes;

      • É sugerido que na metade do tempo de mandato a pessoa realize uma autoavaliação do papel, para entender espaços de evolução e, se for o caso, criar um plano para seu desenvolvimento no papel, utilizando-se dos recursos disponíveis.