2.14. Empréstimos entre Empresas A&D

Tensão: A decisão de tomada de crédito para capital de giro ou investimentos tem sido, na maior parte das vezes, feita pelo time financeiro, enquanto a decisão por gastos e investimentos é de responsabilidade de cada círculo empresa. Isso tem gerado desequilíbrio de responsabilidades e criado uma cultura de excesso de gastos sem a real percepção de qual a fonte financeira para tais. Na prática, isso gera sobrecarga no time financeiro, que precisa tomar decisões que deveriam ser feitas tal como descreve o acordo de Empréstimo Entre as Empresas. Nesse contexto, surgem as necessidades de interdependência, equilíbrio e segurança financeira que, se satisfeitas, ajudarão a criar uma cultura mais financeiramente responsável e colaborar ainda mais para o alto nível de autonomia de todas as pessoas do Anga&Din4mo.

Premissas

Para que o Acordo de Empréstimo entre as empresas de Anga&Din4mo possa ser vivenciado, é premissa que:

  • O fluxo de caixa das empresas do Anga&Din4mo estejam isolados;

  • Exista orçamento do ano fiscal vigente de cada círculo para termos a previsão de fluxo de caixa das empresas e esta previsão esteja disponível a todos;

  • Haja visualização mensal disponível a todos do atual fluxo de empréstimo entre as empresas (o que cada uma tomou emprestado);

Ritual de Alinhamento

  • Objetivo: Entender o fluxo projetado das empresas de Anga$Din4mo para o próximo mês. Mais do que simplesmente analisar o orçamento estático, é fundamental que os papeis de Coordenação dos círculos empresa tenham visibilidade das projeções Mês +1 (fornecido por Financeiro A&D).

  • Quando: Reunião mensal para tomada de decisão sobre empréstimo. Essa reunião será a primeira* reunião do mês do círculo Financeiro.

  • Participantes: Deverão estar presente nessa reunião os papeis de Coordenação papéis e papeis que possuem autonomia e domínio sobre as decisões financeiras nos círculos empresa. Além do time financeiro.

  • Preparação pré-reunião: Os materiais devem ser enviados com, pelo menos, dois dias de antecedência às pessoas convidadas para a reunião. Além disso, é importante trazer intenção para a reunião: Há algo importante que já precisamos ter no radar?

*Caso seja alterada para a segunda reunião do mês, essa deve ser avisada com antecedência no grupo do Slack ad_financeiro;

  • Pauta: Nessa reunião o círculo Financeiro deverá apresentar os fluxos das empresas para Mês+1, seguindo as informações consolidadas** no Netsuite (Janeiro 2020). Essa apresentação deverá conter:

    • (1) Balanço atual de empréstimo entre as empresas, bem como o valor corrigido e prazos acordados para devoluções;

    • (2) Fechamento do balanço de empréstimo do mês anterior;

    • (3) Previsão de fechamento de cada empresa e a necessidade de caixa (caso exista) de cada uma delas para Mês+1.

** Todas essas informações devem ter uma mesma origem, ou seja, o sistema oficial utilizado por A&D, o Netstuite.

  • Decisões: Compreendendo os fluxos de cada uma das empresas, cada círculo empresa terá a autonomia para decidir emprestar ou não para a empresa que necessita de caixa dentro da previsão daquele próximo mês. Essa decisão deve ser orientada, principalmente, pelo custo de oportunidade assumido pela empresa e equilíbrio de A&D, como um todo. Os representantes do círculo empresa consentem sobre emprestar ou não, indicando o prazo para que a operação seja quitada entre as empresas relacionadas;

    • Se uma empresa não tiver representante na reunião, não é possível consentir com o empréstimo financeiro entre a mesma.

Gestão dos Empréstimos

  • Após consentimento do empréstimo deverá ser atualizado no fluxo da empresa, trazendo transparência para a gestão;

  • O fluxo de empréstimo será condicionado ao índice CDI/mês + eventual taxa de antecipação dos recebíveis.