2.15. Férias e Day-off

Tensão: Por haver uma grande carga de trabalho e não haver um acordo de férias, as pessoas tendem a não tirar férias. É necessário que as pessoas saibam como podem tirar férias.

Acordo

Quando eu devo tirar férias ou tirar days off?

Quando você sentir necessidade e vontade.

É tão simples assim?

Sim, porque a gente parte do pressuposto de que você está saindo de férias por ser o melhor para você, para o time e para nossos clientes.

Alguma recomendação?

Bom senso. E bom senso pode ser definido como:

- Cliente > Empresa

- Empresa > Meu time

- Meu time > Eu

IMPORTANTE: programe-se para estar presente na imersão que marca o fim/início do ano fiscal (março de cada ano). Os dias da imersão são comunicados pelo círculo de operações A&D com pelo menos três meses de antecedência.

Como faço para agendar um day off?

Você deve inicialmente alinhar com as pessoas do seu time, de maneira que todos possam se organizar para cobrir o que for preciso na sua ausência. Em seguida, criar um evento na agenda “Eventos Anga&Din4mo”, apenas por alinhamento do restante do time A&D. Day off não é necessário agendar no formulário de férias.

O que acordamos sobre feriados?

Em caso de feriado local, se a pessoa for ficar off, deve-se indicar essa decisão cadastrando na agenda “Eventos Anga&Din4mo”.

Exemplo para compreender como seria na prática:

  • Exemplo 1: Dia 10 de outubro é feriado na cidade de Campo Mourão no Paraná. Caso eu for ficar off, eu devo registrar esse período na agenda.

  • Exemplo 2: Dia 20 de novembro é dia da Consciência Negra e é feriado em São Paulo. Caso moradores de SP forem ficar off, devem registrar esse período na agenda.

Acesso para a agenda “Eventos Anga&Din4mo”: clique aqui

Dúvidas sobre o acordo? Confira as principais respostas aqui:

Qual a diferença entre férias e day-off?

Day off representa uma necessidade pontual: 1 ou 2 dias úteis seguidos.

Férias representam uma necessidade de desconexão maior, por um período prolongado de tempo: 3 ou mais dias úteis.

Com quanto tempo de antecedência devo agendar minhas férias?

Não existe um tempo mínimo padrão. Você deve alinhar com as pessoas do seu time, de maneira que elas possam se preparar para cobrir o que for preciso durante a sua ausência e ninguém saia prejudicado. Quanto maior o período de antecedência, mais fácil será para o seu time se programar para a sua ausência, minimizando a probabilidade de imprevistos que façam você sentir a necessidade de adiar as suas férias.

Quanto tempo de férias eu posso tirar?

Hoje o Grupo Anga&Din4mo pactua com todos os membros do time 22 dias úteis (equivalente a 30 dias corridos) de férias por ano fiscal. A partir disso, você pode continuar sem trabalhar, mas esse período não será remunerado. Se você sentir a necessidade de tirar férias do grupo por mais de 30 dias corridos/22 dias úteis e continuar recebendo sua fee, isso deverá ser tratado como uma tensão individual no seu círculo empresa.

E o recesso coletivo?

No final do ano, as atividades do Grupo Anga&Din4mo param por 2 semanas entre natal e ano novo para o recesso coletivo, sendo as datas específicas comunicadas por operações A&D a cada ano. Caso, em situações pontuais e específicas, as empresas sintam alguma tensão referente ao recesso coletivo, poderão levantá-las no seu respectivo círculo e entender como seguir ou não com esse acordo no ano em questão. Um ponto importante é lembrar que os papéis compartilhados (como o círculo de operações A&D, etc.) também desfrutam do recesso coletivo, e portanto vale lembrar que é importante alinhar suas demandas para estas áreas com antecedência neste período.

O recesso coletivo é considerado dentro dos 22 dias úteis de férias?

Não. O recesso coletivo é uma pausa extra para todos os membros do Grupo Anga&Din4mo.

Onde/Como devo controlar quanto tempo de férias já usufruí?

As férias devem ser cadastradas diretamente neste formulário. Ao serem cadastradas, automaticamente é criado um evento na agenda “Eventos Anga&Din4mo”, para que todos do Grupo estejam cientes do período, e os círculos que você faz parte (selecionados no formulário) são notificados.

O tempo total de férias tiradas ao longo do Ano Fiscal pode ser acompanhado no dashboard de férias.

Confiamos em cada pessoa que está aqui e esse controle deverá ser feito por você mesmo. Isso significa que não vamos controlar quantos dias off ou dias de férias cada pessoa tirou no ano fiscal. Confiamos que você fará boa gestão do uso do seu tempo, respeitando as orientações deste acordo. Porém, caso você não esteja tirando férias, ou tirando dias de descanso, é possível que você receba recomendações para fazê-lo, seja por pessoas que trabalham com você, ou pelo time de operações A&D.

O que acontece se eu não tirar os 22 dias úteis de férias (ou dias proporcionais) dentro do ano fiscal?

O acordo de férias foi pensado para que todas e todos possam desfrutar de um período de descanso e restabelecer sua energia criativa para o próximo ano fiscal. Se você não conseguiu tirar todos os 22 dias úteis ao longo do ano fiscal, é importante que você reveja como pratica a autogestão, para evitar desequilíbrios na forma como as tarefas estão distribuídas entre as pessoas do seu time. É importante lembrar que esse benefício não é cumulativo e não poderá ser convertido em remuneração ou SPE. Ou seja, aproveite bem seus dias de descanso!

Entrei após o início do ano fiscal, quantos dias de férias tenho direito?

Sugerimos para o seu controle pessoal, seja feito um cálculo proporcional.

Ex.: nosso ano fiscal começa em março. Se você entrar em outubro, quando faltam ainda 4 meses para o fim do ano fiscal, você terá direito a 4 *22/12= 7 dias de férias.

O cálculo é o seguinte: qtd. meses para o fim do ano fiscal * 22 dias úteis / 12 meses no ano.

Esses dias podem ser utilizados em qualquer momento do ano fiscal, considerando as importantes questões levantadas acima, de comunicação com o time e planejamento para tal.

O que acontece se eu mudar de empresa dentro de Anga&Din4mo?

Em casos de transição entre empresas, mantém-se o mesmo período de férias proporcional ao tempo em que você já trabalhou em Anga&Din4mo.

IMPORTANTE: se possível, procure tirar o período de férias antes da transição para que possa começar o novo ciclo renovada.

O que acontece se eu sair do Grupo?

Saídas por decisão própria ou do círculo empresa deverão seguir as premissas do Acordo de Recrutamento, Seleção, Onboarding e Outboarding. Não existe a premissa de compensação financeira por dias de férias não usufruídos.

O que acontece se eu sair de Anga&Din4mo?

Saídas por decisão própria ou do círculo empresa deverão seguir as premissas do Acordo de Recrutamento, Seleção, Onboarding e Outboarding. Não existe a premissa de compensação financeira por dias de férias não usufruídos.

Estou em A&D há mais de um ano e não usufrui de todos os meus dias de férias até agora. O que eu devo fazer?

O período de férias não é cumulativo. Ou seja, a princípio, esse período não usufruído já se perdeu. Se você tiver necessidade no futuro de se ausentar do grupo por mais de 30 dias corridos/22 dias úteis e continuar recebendo sua fee, isso deverá ser tratado como uma tensão individual no seu círculo empresa.