2.4.3. Preparação para as Reuniões

PRAZOS

As pautas das reuniões de governança deverão ser enviadas com pelo menos 7 dias de antecedência no canal #ad_governança, com os tópicos a serem discutidos e o link para cada um (como tensões ou propostas). Dessa forma, busca-se garantir o tempo necessário para que todos que tiverem alguma opinião sobre uma decisão a ser tomada possam procurar o seu representante no círculo de governança. Caso uma pauta seja enviada após o prazo, poderá ser apresentada em reunião, porém o prazo de consentimento da mesma respeitará os 7 dias, sendo feito de forma assíncrona.

Sugere-se enviar um convite no Google Agenda para todos os membros do Grupo Anga&Din4mo com a agenda de cada reunião pelo menos 30 dias antes da realização da mesma (preferencialmente, pode-se bloquear a agenda para todo o ano fiscal).


PREPARAÇÃO ESPECÍFICA

Para a reunião de governança, é fundamental que todos os participantes leiam as propostas que serão discutidas nas pautas e, se possível, contribuam com suas percepções, comentários e possíveis integrações. Dessa forma, garante-se que a proposta já chega na reunião em uma versão mais atualizada. Porém, caso sejam integrações que afetem fundamentalmente a proposta (com a adição de novas ferramentas, funções, responsabilidades ou etapas), é fundamental que estas integrações estejam devidamente notificadas na proposta. Além disso, é fundamental que os representantes compartilhem a pauta com seus círculos, e convidem os membros do círculo a emitirem suas opiniões, que devem ser levadas durante a reunião de governança.

Para a reunião de acompanhamento, é importante que todos se atualizem do backlog de tensões, e que busquem saber o status das tensões que foram sugeridas. Os papéis sistêmicos do círculo de governança Anga, em especial facilitador(a) e guardiã(o), devem buscar mais informações com proponentes e energizadores das tensões para entender seu status, ou mesmo para aprofundar nas observações e necessidades com o objetivo de gerar ações práticas. Caso seja necessário, podem dar voz aos proponentes e/ou energizadores das tensões nas reuniões de acompanhamento, com foco em buscar gerar próximos passos.