SÁBADO-7TP

SÁBADO DA DA 7ª SEMANA PASCAL

18/05/2024 

São João I 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 28,16-20.30-31 

Salmo Responsorial 10(11)R- Ó Senhor, quem tem reto coração / há de ver a vossa face 

Evangelho: João 21,20-25  

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?” 22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” 24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

No evangelho há uma controvérsia sobre o que Jesus teria dito ou não. Até hoje há esse problema de interpretação das palavras de Jesus. Muitas delas não foram ditas por Jesus do modo como estão na bíblia, mas apanhadas pelos redatores em seu sentido original e adaptada à época em que foram publicadas. 

Dou um exemplo: Jesus nunca poderia ter dito: “Quem quer ser meu discípulo tome a sua cruz e me siga”, porque essa frase não teria sentido algum antes de sua morte. Ele disse outras palavras, mas com o mesmo sentido dessas. Talvez ele teria dito: Quem quiser ser meu discípulo, aceite seus problemas do dia a dia, suas angústias, seus sofrimentos, as contrariedades do dia, e me siga. Isso tudo (ou mais conceitos ainda) foi resumido nessa frase: “tome sua cruz e me siga”. 

Quando ouvimos alguma palavra do Senhor ou mesmo do restante da bíblia, temos que ter o espírito pronto para entendê-la, e fazer isso com imparcialidade, com reta intenção. Se ouvirmos a palavra com arrogância, com desejo de mostrar que ela não é verdadeira, torcendo-a para que ela se adapte às nossas ideias, seria melhor nem ler a bíblia. Vai ser pior para nosso posicionamento diante de Deus. 

Como diz a primeira leitura, todos temos o dever, o direito e a graça de seguir o caminho pelo qual Deus nos chamou, cada um de modo diferente, mas todos nós com o mesmo objetivo: participar eternamente da glória de Deus. O exemplo de Paulo é edificante: mesmo preso ele continuava a pregar a palavra de Deus. Nunca desanimou. Sempre teve confiança.