DOMINGO-7TP

ASCENSÃO DO SENHOR-ANO B

12/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura:  Atos 1,1-11

Salmo Responsorial 46(47) R- Por entre aclamações Deus se elevou, / o Senhor subiu ao toque da trombeta!

 Segunda Leitura: Efésios 1,17-23 (ou Ef. 4,1-13)

Evangelho:  Marcos 16,15-20


15      E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! 16     Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17       Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; 18          se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”.19 Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus.

Comentário:

Jesus não nos abandonou quando subiu ao céu, festa de hoje. Ele permaneceu conosco de modo invisível e na Eucaristia, visível, mas sob forma de pão e vinho. 

Os Anjos olharam o pessoal do gargarejo, que olhava Jesus subindo ao céu, e lhes chamou a atenção, perguntando o que eles estavam fazendo de boca aberta olhando para o alto. Talvez os Anjos quisessem dizer que era hora de começar a reconstrução do mundo, de suas vidas, da sociedade em que viviam.

Jesus veio não só nos salvar para a vida eterna, mas também nos ensinar a viver o dia a dia. Ele iniciou sua vida em Nazaré, com seus pais, como operário e membro daquela pequena comunidade familiar. Ou seja: Jesus não se arrogou o direito de ser diferente, por ser Deus. Ele humilhou-se ao máximo para ser como nós. Disse alguém que só mesmo Deus poderia ser tão perfeito como homem. 

Mas ele nos convida não a nos tornarmos deuses, mas a agir como ele agiu, seguir o caminho que ele seguiu, mesmo que isso implique em pegarmos a cruz como ele pegou. 

Mas desde já eu garanto: por mais pesada que a nossa cruz seja, nunca vai pesar como a de Jesus. Um dos motivos é porque ele não tinha pecado algum. Nenhum.