DOMINGO-6TP

6º DOMINGO DA PÁSCOA- ANO B

05/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 10,25-26.34-35.44-48

Salmo Responsorial: 97(98)-R- O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações

Segunda Leitura: 1 João  4,7-10

Evangelho: João 15,9-17

9        Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. 10        Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. 11          Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. 12          Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13      Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. 14      Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15          Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16      Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. 17      O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros. 

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos como o cristianismo se abre aos pagãos, na pessoa de Cornélio. Pedro, após uma visão, foi à casa dele perceberam “que Deus não faz distinção entre as pessoas”. Foi então que o “Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra” proferida por Pedro. O Apóstolo chegou à conclusão, então, que não deviam negar a água do batismo àquelas pessoas que receberam, como eles, o Espírito Santo. “E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo”. A acolhida dos pagãos, ou seja, não judeus no cristianismo foi algo difícil, controvertido. Foi algo muito estudado e discutido antes de ser aceito pela maioria. As pessoas do tempo achavam que só os judeus tinham direito de se tornarem cristãos, e que os pagãos que o quisessem tinham antes que se tornarem judeus...

Na segunda leitura São João  fala que devemos nos amar uns aos outros, “porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. Lembra-nos, também, que “não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amor e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados”. 

No Evangelho Jesus fala que ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Sabemos que ele nos deu a vida e ainda éramos inimigos, ou seja, pecadores. Ele tem, portanto, maior amor. E diz ainda que ele nos ama com o mesmo amor que o Pai o amou, ou seja, é amor infinito! E nós devemos fazer o mesmo: amar aos demais com o mesmo amor que Jesus nos ama. Para fazer isso temos que tentar pela vida toda! Jesus pede, então, que permaneçamos em seu amor