DOMINGO-5TP

 QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA-ANO B

28/04/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Atos 9,26-31

Salmo Responsorial: 21(22)-R- Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia.  

Segunda Leitura: 1 João 3,18-24 

Evangelho: João 15,1-8 

“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. 3         Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. 4          Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer. 6       Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. 7         Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado. 8        Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.


COMENTÁRIO:

Na primeira leitura S. Paulo fala aos de Jerusalém sobre sua conversão recém ocorrida. Como os judeus de língua grega queriam matá-lo, os irmãos levaram Saulo para Cesareia, e daí para Tarso. Nesse texto vemos como a Igreja da Palestina estava se expandindo numérica e espiritualmente, e um dos motivos foi justamente essa perseguição. 

Um dos pontos a refletir é a dificuldade que Paulo teve de ser recebido pela comunidade após a conversão. Geralmente as pessoas não recebem bem os que se convertem. Há a impressão que nunca vão realmente mudar, que vão continuar os mesmos de sempre. Precisamos ter um pouco mais de confiança nas pessoas. Sei que é difícil, mas pelo menos deveríamos dar uma chance!

Na segunda leitura João fala sobre a dimensão horizontal (amarmo-nos uns aos outros) que se torna critério da dimensão vertical (amarmos a Deus). Quem guarda os mandamentos de Deus permanece nele e Deus permanece com ele. “e qualquer coisa que pedimos, recebemos dele”. S. João sempre fala que o amor ao próximo é o critério para mostrarmos que amamos a Deus.

No Evangelho vemos como devemos ficar unidos a Jesus como o ramo que dá fruto está unido à videira. “Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. “Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado”. Se houver frutos, é sinal que há comunhão entre o cristão (=o ramo) e Cristo.