DOMINGO-3TP

3º DOMINGO DA PÁSCOA-ano B

14/04/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos 3, 13-15.17-19

Salmo Responsorial: 4-R- Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

Segunda leitura: João 2,1-5a

Evangelho: Lucas 24,35-48

35      Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão. 36          Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” 37        Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um espírito. 38  Mas ele disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39 Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40   E dizendo isso, ele mostrou-lhes as mãos e os pés. 41   Mas eles ainda não podiam acreditar, tanta era sua alegria e sua surpresa. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42   Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43    Ele o tomou e comeu diante deles. 44          Depois disse-lhes: “São estas as coisas que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45  Então ele abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46          e disse-lhes: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47      e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. 48  Vós sois as testemunhas destas coisas.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura Pedro lembra às pessoas que o ouviam que eles mataram Jesus, que ressuscitou dos mortos. Diz também que eles fizeram isso por ignorância, assim como os seus chefes, e os convida ao arrependimento e à conversão: “arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”! (v. 19). Sempre é tempo para a conversão. Por pior que tenha sido o nosso pecado, se pedirmos perdão, Deus o perdoa. O maligno coloca em nossa mente ideias erradas e acabamos pensando que Deus não nos vai perdoar. Não dê ideias ao demônio! Arrependa-se, peça perdão, comece uma vida nova!

Na segunda leitura São João diz, em sua carta, que não pequemos, mas, se pecarmos, temos um diante do Pai um advogado, um defensor, Jesus Cristo, que é a vítima de expiação de nossos pecados e dos pecados do mundo inteiro. Se guardarmos os mandamentos, o amor de Deus é plenamente realizado em nós. 

No evangelho Jesus, que acabara de se manifestar aos dois discípulos de Emaús, aparece aos discípulos que estavam juntos, e os dois discípulos que vieram de Emaús também com eles, justamente contando o que lhes ocorrera. Comeu um pedaço de peixe assado, diante deles, para mostrar que não era apenas um espírito, mas era realmente Jesus ressuscitado. E mandou os discípulos serem testemunhas dele, da ressurreição e de tudo o mais que se passara, anunciando a todo o mundo a conversão e o perdão dos pecados.

Jesus ressuscitado é a nossa esperança, nossa garantia da vida eterna. Para isso temos que seguir os seus ensinamentos, repassados pela nossa Igreja, sabendo que eles se resumem no amor a Deus e ao próximo. Cada oração que fizermos pela nossa conversão, será ouvida e fortalecida por Jesus Cristo, que nos quer juntos dele.