DOMINGO-9TC

02/06/2024

LINKS AUXILIARES:

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO


Primeira Leitura: Deuteronômio 5,12-15

Salmo Responsorial. 80(81)R-Exultai no Senhor, a nossa força!

Segunda Leitura: 2 Coríntios 4,6-11

Evangelho: Marcos 2,23-3,6 ou (mais curto) 23-28


23.Num dia de sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus discípulos, andando, começaram a colher espigas. 24.Os fariseus observaram-lhe: “Vede! Por que fazem eles no sábado o que não é permitido?”. Jesus respondeu-lhes: 25.“Nunca lestes o que fez Davi, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? 26.Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e os deu aos seus compa­nheiros”. 27.E dizia-lhes: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado; 28.e, para dizer tudo, o Filho do Homem é senhor também do sábado”. 3.1.Noutra vez, entrou ele na sinagoga e achava-se ali um homem que tinha a mão seca. 2.Ora, estavam-no observando se o curaria no dia de sábado, para o acusarem. 3.Ele diz ao homem da mão seca: “Vem para o meio”. 4.Então, lhes pergunta: “É permitido fazer o bem ou o mal no sábado? Salvar uma vida ou matar?”. Mas eles se calavam. 5.Então, lan­çando um olhar indignado sobre eles, e contristado com a dureza de seus corações, diz ao homem: “Estende tua mão!”. Ele estendeu-a e a mão foi curada. 6.Saindo os fariseus dali, deliberaram logo com os herodianos como o haviam de prender.


Prezados irmãos e irmãs!

Na primeira leitura temos a lei do sábado, como deveria ser observada. O objetivo principal é respeitar o ser humano como uma pessoa livre, que descansa no sábado, lembrando que foi o "dia" em que Deus descansou. O povo de Deus não podia continuar escravo como o foi no Egito. Coloquei entre aspas porque para Deus não existe dia ou noite, pois ele não está submetido ao ciclo do sol. Também precisamos levar em conta que Deus nunca descansa, pois está continuamente criando. Por exemplo, é ele quem cria as almas dos que estão sendo concebidos diariamente. Diz o Missal Dominical: "O sábado, dia em que não se realiza trabalho pesado, se torna assim sinal de liberdade e de salvação".

No Evangelho vemos como o dia de descanso, que para nós é o domingo, por ter Jesus ressuscitado no domingo, deve ser um dia “light”, sem imposições severas e inoportunas como acontecia no tempo de Jesus, em que não se podia fazer absolutamente nada no sábado, que era o “domingo” deles. 

Tudo que é exagerado não agrada a Deus. Tudo deve ser feito de modo moderado, sem desesperos e fanatismos. No domingo, desde que você louve a Deus de modo especial, dedique um bom tempo a Deus e à família, esteja livre para fazer aquilo de que você gosta, desde que seja algo permitido pela Igreja. Eles, pelo contrário, tornava o dia de descanso um dia pesado, por não poder fazer absolutamente nada. Jesus quer mostrar, com seus atos no sábado, que é um dia de se fazer o bem.  

A segunda leitura lembra que trazemos o tesouro da luz de Deus em nossos corações, pelo Batismo, e a trazemos em vasos de barro, ou seja, somos fracos e pecadores. Se não cuidarmos em conservá-la lutando contra o pecado, vamos perder a guarda dessa luz maravilhosa que Deus faz brilhar em nossos corações. Os sofrimentos que enfrentamos para conservarmos essa luz acesa em nós foram também assumidos por Jesus. Se a conservarmos, a vida de Jesus também será manifestada em nossos corpos, e não apenas o seu sofrimento. 

Em resumo: se conservarmos a luz de Cristo em nossos corações, teremos motivos de sobra para comemorarmos o domingo com louvores ao Senhor, com nossas famílias, num descanso sadio e de caridade efetiva a todos os que encontrarmos pelo caminho.