SÁBADO-8TC

SÁBADO DA 8ª SEMANA COMUM

01/06/2024

SÃO JUSTINO

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Judas 17.20b-25

Salmo Responsorial 62(63)R- A minha alma tem sede de vós, Senhor!

Evangelho: Marcos 11,27-33

Jesus e os discípulos foram outra vez a Jerusalém. Enquanto andava pelo templo, os sumos sacerdotes, os escribas e os anciãos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: 28          “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29          Jesus disse: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Respondei-me, que eu vos direi com que autoridade faço isso. 30  O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me!” 31      Eles discutiam entre si: “Se respondermos: ‘Do céu’, ele dirá: ‘Por que não acreditastes em João?’ 32          Vamos então responder: ‘Dos homens’?...” – Eles tinham medo do povo, já que todos diziam que João era realmente um profeta. 33          Responderam então a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus retrucou-lhes: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas!”

COMENTÁRIO:

A primeira leitura, da carta de São Judas, nos diz que devemos pedir ao Espirito Santo que nos mantenhamos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para que entremos na vida eterna. Instrui também sobre como os dirigentes devem proceder com os vários tipos de pessoas que encontra: os que estão com dúvidas, os que estão como que num fogo que os está consumindo, para arrancá-los dessa situação, dos que estão em pecado. Termina o trecho louvando a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, que é capaz de nos guardar da queda e de apresentar-nos perante a glória de Deus irrepreensíveis e jubilosos. 

No evangelho Jesus é atacado verbalmente pelos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, para ver se ele cairia em alguma contradição e o pudessem matar. Jesus respondeu à pergunta deles: “Com que autoridade fazes isso?” com outra pergunta: “O batismo de João vinha do céu ou dos homens?” Eles ficaram cercados, pois se admitissem que vinha do céu, João já havia dito que Jesus é o Messias esperado. Se dissessem que vinha dos homens, tinham medo do povo, que acreditava no profetismo de João. Então responderam numa evasiva: “Não sabemos”. Jesus respondeu do mesmo modo: “Nem eu vou dizer com quer autoridade faço essas coisas”. 

Não adiantaria nada Jesus explicar a eles o fato, pois eles eram de má índole, mal dispostos, prevenidos, oportunistas, e não iriam acreditar ou pelo menos tentar entender. E nós? Com que disposição lemos a sagrada Escritura? Com que disposição rezamos? Como é o nosso pensamento quando vamos à Santa Missa? Procuramos prestar atenção às leituras e pedir a Deus a força suficiente para as pormos em prática?