QUARTA-8TC

QUARTA-FEIRA DA 8ª SEMANA COMUM

29/05/2024

SÃO PAULO VI

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: 1 PEDRO 1,18-25

Salmo Responsorial: 147(148)R- Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Evangelho: Marcos 10,32-45

Estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente, e eles, assombrados, seguiam com medo. Jesus, outra vez, chamou os doze de lado e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33     “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34          Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo, mas três dias depois, ele ressuscitará”. 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir”. 36      Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37          Responderam: “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!” 38       Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?” 39   Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. 40          Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado”. 41 Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com Tiago e João. 42       Jesus então os chamou e disse: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. 43         Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve,   44        e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. 45  Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura, da carta de São Pedro, vemos como nós fomos resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito. Nós purificamos nossa alma para praticarmos um amor fraterno, sem fingimento. Pelo Batismo, nascemos de novo, para uma vida nova, incorruptível. A glória e a vaidade deste mundo se acaba, como a flor, mas a palavra do Senhor permanece eternamente. E essa palavra nos foi anunciada no Evangelho. 

No Evangelho Jesus estava indo para Jerusalém, onde seria morto, e dizia aos discípulos, que o acompanhavam, que ele iria ser entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas, condenado à morte, entregue nas mãos dos pagãos. Mas eles não estavam entendendo essa conversa. Inclusive, dois deles, Tiago e João, pediram a Jesus lugares de honra em seu reino: um sentar-se-ia à direita de Jesus, e outro, à esquerda. Os outros dez apóstolos se irritaram com eles, pois talvez também quisessem estar à direita ou à esquerda de Jesus. 

A instrução de Jesus aí foi muito profunda: “Quem quiser ser o maior entre vós, seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (vers. 43-45).

Está aí o ensinamento que devemos seguir no nosso dia a dia: estar a serviço. Isso implica muitas coisas, pois para servir é preciso conhecer a Palavra de Deus, é preciso nos imergir numa vida de oração, é preciso muita humildade e, sobretudo, muita caridade: fazer tudo por amor.