DOMINGO-7TC

7 º DOMINGO COMUM-A

19/02/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Levítico 19,1-2.17-18

Salmo 102(103) R- Bendize, ó minh' alma, ao Senhor, pois ele é bondoso e compassivo!

2ª Leitura: 1 Coríntios 3,16-23

Evangelho de Mateus 5,38-48 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38Vós ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.' Palavra da Salvação.

Comentário:

O assunto de hoje é o perdão e a confiança plena em Deus, que nos permite viver em paz, sem preocupações exageradas com coisa alguma. Se nossa confiança estiver em Deus não nos apegaremos a nada, não teremos sentimento de vingança no coração, não odiaremos ninguém, rezaremos pelos nossos inimigos, 

Quando alguém exigir alguma coisa que não seja pecaminosa, faça em dobro o que foi pedido. Aquilo que estava sendo proposto como uma coisa negativa e obrigada, torna-se um merecimento e um motivo de paz em nosso coração. 

Diz a segunda leitura que a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Seguir a palavra de Deus e amar a todos como Deus nos ama nos leva a fazer muitas coisas que o mundo acha loucura, mas não sabe que o efeito em nós é de paz e alegria interiores. A verdadeira loucura é fazermos tudo o que vem à nossa cabeça sem prestarmos atenção nas consequências, principalmente as coisas pecaminosas. 

Amar a Deus sobre todas as coisas significa amar o próximo como a nós mesmos, amar o próximo como Deus nos ama. Só faremos isso se perdoarmos, se tirarmos todo tipo de vingança do coração, nunca desejarmos o mal a ninguém. Podemos, é bom dizer, corrigir quem precisar de correção, a fim de que não faça mais nenhum erro. Corrigir também é amar. Mas que seja uma correção baseada na caridade e sem nenhum ódio. E nunca nos esqueçamos de nos corrigir a nós mesmos.