ANO ANTERIOR

2ªFEIRA DA 7ª SEMANA COMUM

20/02/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: Eclesiástico 1,1-10

Salmo 92(93) R- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor!

Evangelho de Marcos 9,14-29

Naquele tempo: 14Descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles. 15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: 'O que discutis com eles?' 17Alguém da multidão respondeu: 'Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito. Mas eles não conseguiram.' 19Jesus disse: 'Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei que suportar-vos? Trazei aqui o menino.' 20E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.  21Jesus perguntou ao pai: 'Desde quando ele está assim?' O pai respondeu: 'Desde criança. 22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.' 23Jesus disse: 'Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé.' 24O pai do menino disse em alta voz: 'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.' 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: 'Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele.' 26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: 'Ele morreu!' 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé. 28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: 'Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?' 29Jesus respondeu: 'Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração.' Palavra da Salvação.

 

Comentário:

O livro do Eclesiástico começa afirmando a origem divina da Sabedoria. Ela está em Deus e se identifica com a sua onipotência: a sabedoria pode tudo. Só Deus a possui totalmente. Nós podemos captá-la ao contemplar as obras que Deus fez por meio de sua Sabedoria, e nos reportarmos a Ele, fonte de tudo o que existe.

Nós seremos sábios se nos aderirmos a Deus e a tudo o que Ele nos revelou pelo seu divino Filho Jesus Cristo. Ser sábio é ouvir e obedecer a Deus. Se nós não fizermos isso, é porque duvidamos que Deus seja sábio e criticamos muitas coisas que Ele fez, sem sabermos das causas e das corrupções que essas coisas tiveram pela ação maléfica do ser humano.

No evangelho Jesus diz, a todos os que o escutavam, que a oração é a única forma de alimentarmos a nossa fé. Sem a oração nada podemos fazer em benefício dos outros. Sem a oração nossa vida se tornará fria, solitária, vazia, oca: “tudo é possível para quem tem fé” (v. 23).

Não existe, no mundo, pessoas fortes e pessoas fracas. O que existe é pessoas que rezam e as que não rezam. As que rezam são fortes; as que não rezam são fracas.


3ªFEIRA DA 7ª SEMANA COMUM

21/02/2023

São Pedro Damião

(AMANHÃ, 4ª F. DE CINZAS, É DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA DE CARNE. DIA DE PENITÊNCIA)


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 

Leitura: Eclesiástico 2,1-13 (grego: 1-11)

Salmo 36(37) R- Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

Evangelho de Marcos 9, 30-37

 

Naquele tempo: 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará'. 32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: 'O que discutíeis pelo caminho?' 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: 'Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!' 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37'Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou'. Palavra da Salvação.

Comentário:

A primeira leitura tira toda fantasia a respeito da vida santa: “Se decidires servir o Senhor, permanece já justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação”. Diz para não desanimarmos se parece que Deus nos demora a atender. “Agarra-te a Deus e não o deixes, para que sejas sábio em teus caminhos”. Aceitemos tudo o que nos acontecer. Se tivermos problemas, dores, sofrimentos, sejamos constantes e nunca desanimemos, sejamos pacientes. É no fogo que se separa o ouro das impurezas com que vem misturado. Creiamos em Deus e ele cuidará de nós. Endireitemos os nossos caminhos, ou seja, peçamos perdão de nossos pecados e deixemos nossos vícios e tantas coisas que nos separam de Deus, e esperemos nele, que nos acolherá, nos perdoará. A recompensa será realizada. Quem invoca a Deus nunca será desprezado.

No Evangelho, Jesus diz aos discípulos o que lhe ia acontecer, sobre sua morte, mas os discípulos não compreendiam e tinham medo de perguntar-lhe. Seus pensamentos estavam bem longe disso, pois perguntavam entre si quem seria o maior entre eles. Jesus sabia o que estavam conversando, e lhes garantiu que se quisermos ser os primeiros no Reino dos Céus, devemos ser os últimos aqui na terra, ou seja, vivermos a serviço uns dos outros, sermos disponíveis e simples como as crianças, que não se preocupam tanto em ser as primeiras ou as últimas: simplesmente confiam em seus pais, e sabem que eles cuidarão delas. Deus cuida de nós, se o procurarmos e se o obedecermos. Tenhamos certeza disso!


4ª FEIRA DA 7ª SEMANA COMUM 

ano ímpar

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Eclesiástico 4,12-22

Salmo 118(119) R- Os que amam vossa lei têm grande paz!

Evangelho de Marcos 9,38-40


QUINTA-FEIRA DA 7ª SEMANA COMUM

ano ímpar

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Eclesiástico 5,1-10 

Salmo Responsorial 1 R- É feliz quem a Deus se confia!

Evangelho: Marcos 9,41-50

"41.E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa. 42.Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar! 43.Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível 44.[onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga]. 45.Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível 46.[onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga].* 47.Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo, 48.onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.* 49.Porque todo homem será salgado pelo fogo.* 50.O sal é uma boa coisa; mas se ele se tornar insípido, com que lhe restituireis o sabor? Tende sal em vós e vivei em paz uns com os outros”."

 

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura temos uma severa admoestação aos pecadores, principalmente aos ricos, que julgam tudo lícito, porque podem comprar tudo, e esquecem o juízo de Deus. "Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para o outro".

O evangelho nos ensina a sermos caridosos, a partilharmos o que temos com os outros, e receberemos a nossa recompensa.

Diz também que devemos dar sempre bom testemunho aos demais, não escandalizar ninguém, sobretudo os mais simples, aqui denominados “pequeninos”.

Se tivermos algum vício, devemos erradicá-lo de nossa vida, com o nosso empenho, com a penitência e com a oração. Quantos escândalos e pecados públicos se veem hoje em dia! Quantas pessoas caídas e que não têm muitas vezes a mínima vontade de se levantarem!

Termina dizendo que nós devemos ser sal, ou seja, termos entusiasmo apostólico, alegria de servir a Deus e, ao contrário do escândalo, atrair as pessoas para Deus e para nossa fé.  O sal serve para salgar, mas se ele perder essa capacidade, quem vai salgá-lo?

As pessoas, diz São Carlos de Foucauld, devem nos olhar e dizer: “a religião dessas pessoas deve ser boa! Vejam como eles se amam, vejam como eles se portam bem!”



6ªFEIRA DA 7ª SEMANA COMUM

ano ímpar

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Eclesiástico 6,5-17

Salmo  118(119) R- Guiai-me pela estrada do vosso ensinamento!

Evangelho de Marcos 10, 1-12

"1.Saindo dali, ele foi para a região da Judeia, além do Jordão. As multidões voltaram a segui-lo pelo caminho e de novo ele pôs-se a ensiná-las, como era seu costume. 2.Chegaram os fariseus e perguntaram-lhe, para o pôr à prova, se era permitido ao homem repudiar sua mulher. 3.Ele respondeu-lhes: “Que vos ordenou Moisés?”. 4.Eles responderam: “Moisés permitiu escrever carta de divórcio e despedir a mulher”. 5.Continuou Jesus: “Foi devido à dureza do vosso coração que ele vos deu essa Lei; 6.mas, no princípio da Criação, Deus os fez homem e mulher. 7.Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher;* 8.e os dois não serão senão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9.Não separe, pois, o homem o que Deus uniu”. 10.Em casa, os discípulos fizeram-lhe perguntas sobre o mesmo assunto. 11.E ele disse-lhes: “Quem repudia sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. 12.E se a mulher repudia o marido e se casa com outro, comete adultério”."

 

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos como nada se compara a um amigo fiel. E baseado nesse tema, devemos nos lembrar que nosso maior amigo é Jesus, que por nós morreu na cruz. O verdadeiro amigo não tem preço. Entretanto, para haver uma amizade fiel é preciso que haja o temor de Deus, porque a amizade com os iníquos é perniciosa. 

No evangelho Jesus nos lembra que na vida eterna não teremos as mesmas condições materiais que temos aqui. Lá não nos casamos, não somos dados em casamento, não teremos filhos. 

Jesus deixa bem clara a importância do matrimônio e a preparação que temos que ter para assumi-lo. O adultério é uma praga que corrói o coração humano e o impede de continuar a vida conjugal com o cônjuge. Para que isso não aconteça, diz o missal cotidiano: “É preciso rejeitar o divórcio e o adultério até à raiz, às aspirações mais íntimas e inconfessáveis, conservando livres o olhar e o coração”. 

Lembro que São João Batista morreu por denunciar o adultério de Herodes com Herodíades. Isso é algo sério. Jesus termina seu discurso mostrando que há pessoas que renunciam ao casamento para o bem da comunidade, para estar a serviço das pessoas. Entretanto, esse é um assunto delicado. É preciso para que haja vocação para se deixar o matrimônio em busca de uma vida consagrada ou sacerdotal. Nem todos são chamados a isso. Entretanto, é verdade, que para o casamento é preciso também ter vocação. Nem todos os que contraem matrimônio aceitam essa verdade. Preferem arriscar... e acontece a separação. É preciso uma preparação melhor para o casamento. Acho que há muito pega-pega e pouca conversa entre os namorados de hoje. O conhecimento entre ele e ela deve ser muito profundo, pois estão planejando viver a vida toda juntos... Será que todos os que se casam se conhecem mesmo, realmente se aceitam? Estão sabendo os defeitos e as qualidades dos(as) respectivos (as) noivos (as)?



SÁBADO DA 7ª SEMANA COMUM

ano ímpar

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Eclesiástico 17,1-13

Salmo 102 (103)-R- O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.

Evangelho de Marcos 10, 13-16

13.Apresentaram-lhe então crian­ças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam. 14.Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham. 15.Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma crian­ça, nele não entrará”. 16.Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos.