DOMINGO-6TC

6 º DOMINGO COMUM-B

11/02/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Levítico 13, 1-2.44-46 (ou 2Reis 5,9-14)

Salmo 31(32) R- Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio

2ª Leitura: 1 Coríntios 10,31-11,1

Evangelho de Marcos 1,40-45

 

Naquele tempo um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, suplicava-lhe: “Se queres, tens o poder de purificar-me!” 41      Jesus encheu-se de compaixão, e estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: “Eu quero, fica purificado”. 42          Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. 43         Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: 44       “Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. 45    Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, mas de toda parte vinham a ele.

COMENTÁRIO:

O assunto de hoje é a cura da lepra, que representa também o pecado. Ao Jesus curar o homem da lepra, quer dizer também que ele pode nos perdoar de nossos pecados, que são como que uma lepra da alma. 

Na primeira leitura temos a lei do levítico dizendo como deveria portar-se um leproso. Se lermos o texto de Reis, indicado acima, vemos a cura do sírio Naamã, que não acreditava em nosso Deus, mas era pagão. Mesmo ele recebeu a cura. 

A segunda leitura nos fala que devemos em tudo agradecer a Deus, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa. É Deus quem sustenta a nossa vida em todo tempo e lugar, acreditemos ou não nele. Paulo termina conclamando a todos os coríntios a serem como ele, a imitarem sua conduta. Ora, depois da conversão, Paulo dedicou sua vida a imitar Cristo. Se o imitarmos, estaremos também imitando Jesus Cristo, que deve ser o nosso modelo de vida. Cada coisa que fizermos devemos nos perguntar: “Jesus faria isso”?

No evangelho vemos a cura do leproso. Tocou nele, ou seja, aceitou ficar legalmente impuro para curá-lo. Na verdade, Jesus não só não ficou impuro, mas purificou o leproso de sua doença e de seu pecado. 

Peçamos sinceramente a Deus, hoje, que perdoe todos os nossos pecados. Se for o caso, procure durante esta semana um padre e seja sincero(a), confesse os seus pecados, por piores que sejam, e busque a Deus num recomeço de vida. Pecar não é o empecilho. O empecilho é não pedir perdão, é enraizar-se no pecado.