DOMINGO-5TC

5º DOMINGO COMUM - B

 04/02/2024

Leia os textos neste link:  

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

1ª Leitura: Jó 7,1-4.6-7

Salmo 146 (147) R- Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações 

2ª leitura:- 1 Coríntios 9,16-19.22-23 

Evangelho de Marcos 1,29-39

 

Naquele tempo, logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo falaram dela a Jesus. 31    Ele aproximou- se e, tomando-a pela mão, levantou-a; a febre a deixou, e ela se pôs a servi-los. 32   Ao anoitecer, depois do pôr do sol, levavam a Jesus todos os doentes e os que tinham demônios. 33        A cidade inteira se ajuntou à porta da casa. 34  Ele curou muitos que sofriam de diversas enfermidades; expulsou também muitos demônios, e não lhes permitia falar, porque sabiam quem ele era. 35     De madrugada, quando ainda estava bem escuro, Jesus se levantou e saiu rumo a um lugar deserto. Lá, ele orava. 36Simão e os que estavam com ele se puseram a procurá-lo. 37 E quando o encontraram, disseram-lhe: “Todos te procuram”. 38        Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa Nova. Pois foi para isso que eu saí”. 39   E foi proclamando nas sinagogas por toda a Galiléia, e expulsava os demônios.


COMENTÁRIO:

Na primeira leitura Jó constata que a vida do homem sobre a terra é uma luta, seus dias são poucos, de sofrimento, muitas vezes de escravidão, decepções. Diante de várias saídas, ele escolhe colocar-se diante de Deus : “Lembra-te de que minha vida é apenas um sopro e meus olhos não voltarão a ver a felicidade”. Em nossas lides diárias, cheias de preocupações, devemos também nos lançar nos braços de Deus e pedir-lhe que nos fortaleça para a luta!

Na segunda leitura São Paulo afirma que pregar o evangelho é a coisa principal de sua vida: “Ai de mim se eu não pregar o Evangelho!”. E o faz gratuitamente, embora pudesse ser remunerado. E termina dizendo: “Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele”. Pergunto: o que nós fazemos para ter parte no evangelho e para anunciá-lo? O Beato Carlos de Foucauld e já, antes, São Francisco de Assis, diziam que, antes de pregar o Evangelho com as palavras, devemos pregá-lo com nossa própria vida. Assim fosse!

No evangelho vemos um dia típico da vida de Jesus, em três quadros. Nos dois primeiros, ele é apresentado por Marcos como o libertador dos males que afligem a humanidade. No terceiro, Marcos nos diz que Jesus veio para todos os povos, e não apenas para os judeus. 

Cabe a nós meditarmos no que temos feito para que o Evangelho seja visto e seguido pelas pessoas, começando por nós próprios. Eu acredito que o principal tropeço nesse assunto é o pecado, mas ele pode ser perdoado pelo sacramento da confissão, e nós podemos sempre reiniciar nossa caminhada. O que não podemos fazer é ficarmos parados no tempo e no espaço.