DOMINGO-3TC

3º DOMINGO COMUM-B

21/01/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª leitura: Jonas 3,1-5.10

Salmo 24(25)R- Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!

2ª leitura: 1 Coríntios 7,29-31

Evangelho de Marcos 1,14-20

 Naquele tempo, depois que João foi preso, Jesus veio para a Galiléia, proclamando a Boa Nova de Deus: 15      “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa- Nova”. 16 Caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e o irmão deste, André, lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. 17      Então disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 18 E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. 19      Prosseguindo um pouco adiante, viu também Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão, João, consertando as redes no barco. 20     Imediatamente, Jesus os chamou. E eles, deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos a narrativa deliciosa sobre o profeta Jonas, que foi enviado por Deus a proclamar a palavra em Nínive, e dizer que se não se convertessem Nínive seria destruída. 

Esse livro surgiu depois do exílio, quando o povo se fechava num nacionalismo exagerado e exclusivista. Veio para dizer que a única condição para se pertencer ao povo de Deus é crer em Deus e abandonar o pecado. O perdão de Deus é uma realidade, e é mostrado nessa história. A penitência deles foi aceita por Deus, assim como seu arrependimento. Isso nos anima também a pedirmos perdão de nossa vida longe de Deus e nos aproximarmos dele com a renúncia ao mal e o cumprimento de sua vontade. 

Na segunda leitura São Paulo fala aos Coríntios sobre quão passageira é a nossa vida nesta terra. São Paulo dá alguns exemplos de renúncia, mas não devemos levá-los à letra. São apenas figuras. O que ele quer dizer é que devemos viver conscientes de que podemos ser levados para a vida eterna a qualquer momento. Uma vida eterna feliz ou infeliz depende de como estamos vivendo. 

No evangelho Jesus inicia a sua pregação do Evangelho, tendo João sido preso: ”Convertei-vos e crede no Evangelho”! Para cumprir a sua missão, Jesus convocou seus primeiros discípulos, que se tornariam apóstolos. Estava se iniciando sua jornada rumo à meta final, ou seja, a salvação da humanidade, que se realizaria com a sua morte e ressurreição. A pregação, ora iniciada, é a base necessária para que as pessoas pudessem se converter, mudar suas vidas tendo em vista a realização de seu Reino, cuja proximidade Jesus anunciava. 

Como está nossa participação nesse Reino de Deus que já começou, mas ainda não se cumpriu plenamente?