DOMINGO-33TC

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B

 17/11/2024  

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Daniel 12,1-3

Salmo Responsorial 15(16)R- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! 

2ª Leitura: Hebreus 10,11-14.18

Evangelho de Marcos 13,24-32

 "24.“Naqueles dias, depois dessa tribulação, o sol se escurecerá, a lua não dará o seu resplendor; 25.cairão os astros do céu e as forças que estão no céu serão abaladas. 26.Então, verão o Filho do Homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória. 27.Ele enviará os anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu. 28.Compreendei por uma comparação tirada da figueira. Quando os seus ramos vão ficando tenros e brotam as folhas, sabeis que está perto o verão. 29.Assim também quando virdes acontecerem essas coisas, sabei que o Filho do Homem está próximo, às portas. 30.Em verdade vos digo: não passará esta geração sem que tudo isso aconteça. 31.Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. 32.A respeito, porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu nem mesmo o Filho, mas somente o Pai."



COMENTÁRIO:

A primeira leitura, do profeta Daniel, fala da ressurreição do último dia. "'Muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno". Esse texto de Daniel foi aproveitado em vários outros lugares do Novo Testamento. Já em Daniel é um aprofundamento do que diz o capítulo 7º do Segundo Livro dos Macabeus. Jesus deixou mais clara essa doutrina, lembrando-nos que devemos viver sempre na graça de Deus para podermos ressuscitar para a vida eterna.

Na segunda leitura vemos como o sacrifício feito por Cristo é infinito, porque consegue atingir o íntimo do homem, aí operando de dois modos: negativamente, pela destruição radical do pecado. Positivamente, porque a santificação que realiza em nós aproxima-nos realmente de Deus (missal cotidiano). Essa santificação é efetiva e verdadeira: “Não me lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas iniquidades” (v. 17) diz o Senhor. 

No Evangelho Jesus fala sobre o fim do mundo, como na primeira leitura. Ora, nós sabemos que o que acontecerá mais facilmente será nossa morte antes de que isso ocorra. Por isso, devemos sempre estar em oração e vigilância, procurando manter-nos no caminho da santificação. Desse modo estaremos sempre preparados para quando tivermos que comparecer ao tribunal divino.