DOMINGO-31TC

Solenidade de Todos os Santos

03/11/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Apocalipse 7,2-4.9-14

Salmo Responsorial: 23(24)R-É assim a geração dos que procuram o Senhor!

Segunda Leitura: 1 João 3,1-3

Evangelho: Mateus 5,1-12a (Bem-aventuranças).

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. – Palavra da salvação.

Comentário:

“Sede santos porque eu sou Santo!”» (Lev 11, 44). 1 Pedro 1,16 repete essa citação do levítico, e Jesus também, em Mateus 5, 48, reafirma: “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. É interessante que Jesus não tenha dito: ...”como eu sou perfeito”. Sua condição humana escondia, por assim dizer, sua divindade, e ele queria que todos cressem que ele era Deus  como ele era, como ele aparentava.  No final de sua vida ele disse também que os discípulos acreditaram porque viram, mas viriam muitos que não iriam ver e acreditariam, ou seja, nós. 

Todos somos, portanto, chamados à santidade. Mas tem um porém: cada um é chamado de um modo particular, exclusivo. Não podemos ficar nos comparando com nenhum outro santo. Temos que ser santos dentro de nossos limites, dentro do tipo de vida que vivemos. É loucura querer fazer, por exemplo, o que São João Batista fazia, ou a  Santa Teresa de Calcutá, ou as penitências extremas de Santa Rosa de Lima. Temos que pedir ao Espírito Santo, por meio da oração, que nos indique o caminho a seguir, que nos mostre qual é a nossa vocação específica para a santidade. 

Vou dar um exemplo que a dona Floripes, uma senhora solteira da minha infância, sempre dizia. Eu nunca chequei se isso foi verdade ou não: ela nos falava que os pais de Santa Teresinha foram rejeitados para a vida religiosa. Ambos tiveram que voltar para casa. Por acaso (acredito que foi por Deus) eles foram ao mesmo horário à igreja para rezar, pedindo a Deus que orientasse suas vidas, e lá a mãe de Santa Teresinha deixou cair um lenço com que ela enxugava as lágrimas causadas pela rejeição, e ele o pegou e lhe deu. Aí começou a amizade, que virou namoro, que virou casamento, e dali saíram as filhas, todas se tornando depois religiosas, entre elas Santa Teresinha. 

Se não for verdadeiro, pelo menos é uma história bonita, que poderia ter acontecido. Assim também nós devemos buscar nossos caminhos na Vontade de Deus, sem ficar querendo imitar este ou aquele santo. Dizia um santo homem que devemos olhar os santos para imitar Jesus.