DOMINGO-30TC

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM -  ano B

27/10/2024

(Último domingo do mês missionário).  

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Jeremias 31, 7-9

Salmo Responsorial 125(126)R- Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

2ª Leitura: Hebreus 5,1-6

Evangelho de Marcos 10,46-52         

Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. 47 Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. 48  Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”. 49          Jesus parou e disse: “Chamai- o!” Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!” 50 O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. 51       Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Rabûni, que eu veja”. 52         Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho. 

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura Jeremias exulta de alegria pela volta dos exilados. Tudo de bom os espera, e serão um pequeno resto amado por Deus. Deus nos permite muitas contrariedades e sofrimentos, por causa de nossos pecados, mas está também sempre pronto a nos consolar e a nos fortalecer quando percebemos nosso erro, pedimos-lhe perdão e queremos recomeçar a nossa  vida. 

Na segunda leitura vemos como todo sacerdote deve ser chamado por Deus para cumprir essa função. Não somos nós que escolhermos, é Deus quem nos chama. Foi o que ocorreu com Jesus, que foi chamado pelo Pai a nos salvar: ”Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei” . O sacerdote deve ser plenamente homem. Jesus é plenamente homem, além de ser também plenamente Deus. O sumo- sacerdote da época devia oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios pecados. Jesus, sumo-sacerdote, não tinha pecados, mas ofereceu-se em sacrifício para resgatar-nos de nossos pecados. Mesmo sendo Filho de Deus, aprendeu, com sua vida terrena, o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu. Mas, consumindo sua vida por nós, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

Nós participamos disso tudo quando também obedecemos a Deus naquilo que ele nos pede. No silêncio de uma vida de oração, de humildade e de caridade, aprendemos a ouvir sua voz. 

No Evangelho vemos a cura de um cego, Bartimeu. O cego jogou o manto fora. A única coisa que ele possuía. Não lhe iria mais servir. Ele tinha confiança de que seria curado. E foi. “No mesmo instante ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho” (v. 52). O manto, ele já o tinha jogado fora. Não precisava mais dele. Agora ele tinha Jesus! 

Em nossa vida precisamos muito pedir a Deus a luz da fé para que o sigamos como o ex-cego Bartimeu. Só pela fé esse seguimento é possível. Sem a fé, nossa vida se torna vazia, como aquela fruta que só tem semente e casca (acho que se chama jambo). Sem renunciarmos ao pecado e a muitas outras coisas que nos impedem de crer de modo verdadeiro, nunca jogaremos fora os nossos “mantos”, nunca seguiremos Jesus.