DOMINGO-2TC

2º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B

14/01/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª leitura: 1Samuel 3,3b-10.19

Salmo 39(40) R- Eu disse: eis que venho Senhor, com prazer faço a vossa vontade!

2ª leitura: 1 Coríntios 6,13c-15a.17-20

Evangelho de João 1,35-42

Naquele tempo, no dia seguinte, João estava lá, de novo, com dois dos seus discípulos. 36          Vendo Jesus caminhando, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”! 37    Os dois discípulos ouviram esta declaração de João e passaram a seguir Jesus. 38    Jesus voltou-se para trás e, vendo que eles o seguiam, perguntou-lhes: “Que procurais?” Eles responderam: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?” 39          Ele respondeu: “Vinde e vede”! Foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta das quatro horas da tarde. 40          André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido a declaração de João e seguido Jesus. 41 Ele encontrou primeiro o próprio irmão, Simão, e lhe falou: “Encontramos o Cristo!” (que quer dizer Messias). 42 Então, conduziu-o até Jesus, que lhe disse, olhando para ele: “Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Cefas!” (que quer dizer Pedro).

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos a vocação de Samuel, ainda jovem, que era discípulo de Eli e dormia no templo, em aposento contíguo ao dele. O chamado do Senhor não foi um sonho, pois Samuel acorda várias vezes. Pensando que fosse Eli que o chamara, vai ter com ele, mas numa terceira vez Eli percebe que é Deus quem o chamava e o instrui a atender ao Senhor. “Senhor, fala que teu servo escuta”. 

Será que nós somos corajosos para dar a mesma resposta a Deus: “Senhor, fala que teu servo escuta”? Não seria talvez nossa reação colocar um “mas” naquilo que Deus nos pede, como aqueles vocacionados do evangelho que deram como desculpa terem que fazer isto ou aquilo antes de sequer pensarem em seguir a Deus? Samuel se jogou na sua missão. E foi bem sucedido, pois sempre procurou fazer a vontade de Deus. Assim também seremos felizes, mesmo com todos os percalços, se aderirmos plenamente à vontade de Deus sem reservas, sem condições. 

No evangelho o assunto é o mesmo: a vocação dos primeiros discípulos, que também aderiram plenamente a Jesus, mesmo após verem onde ele morava, ou seja, um lugar simples, pobre. Viram que não iriam ali encontrar poder, sombra e água fresca. Provaram o estilo de vida a que Jesus os chamava. Se quisermos ficar com Jesus na ressurreição e na glória, precisamos, antes, ficar com ele na cruz. Ou como dizia a eremita Caterine D'Hoerty: "O outro lado da cruz está vago."

Na segunda leitura São Paulo nos lembra que nossos corpos são membros do corpo místico de Cristo, em que Cristo é a cabeça. Quem aderir ao Senhor, torna-se com ele um só espírito. Portanto, nos incita a fugirmos da imoralidade, pois nosso corpo é o santuário do Espírito Santo, que mora em nós desde o nosso Batismo. O pecado nos separa do Corpo Místico de Cristo, como um membro gangrenado. Tanto a discórdia como a imoralidade rompem a unidade da Igreja e, consequentemente, nossa perdição.