DOMINGO-27TC

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B

 06/10/2024  

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Gênesis 2,18-24

Salmo Responsorial 127(128)-R- O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida. 

2ª Leitura: Hebreus 2,9-11

Evangelho Marcos 10,2-16 (ou 2-12)

"2.Chegaram os fariseus e perguntaram-lhe, para o pôr à prova, se era permitido ao homem repudiar sua mulher. 3.Ele respondeu-lhes: “Que vos ordenou Moisés?”. 4.Eles responderam: “Moisés permitiu escrever carta de divórcio e despedir a mulher”. 5.Continuou Jesus: “Foi devido à dureza do vosso coração que ele vos deu essa Lei; 6.mas, no princípio da Criação, Deus os fez homem e mulher. 7.Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher; 8.e os dois não serão senão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9.Não separe, pois, o homem o que Deus uniu”. 10.Em casa, os discípulos fizeram-lhe perguntas sobre o mesmo assunto. 11.E ele disse-lhes: “Quem repudia sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. 12.E se a mulher repudia o marido e se casa com outro, comete adultério”. (= Mt 19,13ss = Lc 18,15ss) 13.Apresentaram-lhe então crian­ças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam. 14.Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham. 15.Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma crian­ça, nele não entrará”. 16.Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos.

 

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos a criação da mulher, continuando a narrativa de ontem. No primeiro capítulo há uma outra tradição, em que o homem e a mulher foram criados num mesmo ato criador. Veja Gênesis 1,27: “Deus criou o homem à sua imagem; criou-os à imagem de Deus, criou o homem e a mulher”.

Como eu já disse nos dias anteriores, essas páginas bíblicas não podem ser lidas ao pé da letra. São simbólicas, e possuem duas tradições unidas. No primeiro capítulo, por exemplo, Deus criou tudo antes do ser humano, e os criou no mesmo ato. No segundo capítulo Deus criou primeiro o homem, depois tudo o mais, e por último a mulher. Devemos entender tudo isso como o fato, verdadeiro, de que Deus é o Criador de tudo o que existe, mas não sabemos exatamente como isso foi feito. No capítulo 3 vemos como o ser humano pecou: não quis ficar submisso a Deus. Como os Anjos que pecaram, também o ser humano quis ser deus. Hoje em dia parece que se está repetindo a mesma coisa. O homem está brincando de deus. Mas só conseguirá ser feliz se submeter-se plenamente a Deus, na pessoa de Jesus. 

Na segunda leitura a carta aos hebreus continua o assunto da superioridade de Jesus, o Filho de Deus, em relação aos anjos e da suposta salvação que eles trariam, na crença dos judeus. Jesus nos salva mediante a solidariedade de natureza conosco (v. 11: Jesus e nós descendemos do mesmo ancestral). Ele se insere na mesma experiência de nossa vida e as sublima, tendo em vista o nosso encontro com Deus. A aceitação do sofrimento como que aperfeiçoa Jesus na sua missão de salvador, porque, através desta, ele pode compreender melhor as nossas deficiências (Missal cotidiano). Pelo batismo tudo isso se realiza em nossa vida, se levarmos adiante a prática de nossa filiação divina e nossa consagração feita no batismo. 

 No evangelho Jesus nos lembra que na vida eterna não teremos as mesmas condições materiais que temos aqui. Lá não nos casamos, não somos dados em casamento, não teremos filhos. 

Jesus deixa bem clara a importância do matrimônio e a preparação que temos que ter para assumi-lo. O adultério é uma praga que corrói o coração humano e o impede de continuar a vida conjugal com o cônjuge. Para que isso não aconteça, diz o missal cotidiano: “É preciso rejeitar o divórcio e o adultério até à raiz, às aspirações mais íntimas e inconfessáveis, conservando livres o olhar e o coração”. 

Lembro que São João Batista morreu por denunciar o adultério de Herodes com Herodíades. Isso é algo sério. Jesus termina seu discurso mostrando que há pessoas que renunciam ao casamento para o bem da comunidade, para estar a serviço das pessoas. Entretanto, esse é um assunto delicado. É preciso para que haja vocação para se deixar o matrimônio em busca de uma vida consagrada ou sacerdotal. Nem todos são chamados a isso. Entretanto, é verdade, que para o casamento é preciso também ter vocação. Nem todos os que contraem matrimônio aceitam essa verdade. Preferem arriscar... e acontece a separação. 

É preciso uma preparação melhor para o casamento. Acho que há muito pega-pega e pouca conversa entre os namorados de hoje. O conhecimento entre ele e ela deve ser muito profundo, pois estão planejando viver a vida toda juntos... Será que todos os que se casam se conhecem mesmo, realmente se aceitam? Estão sabendo os defeitos e as qualidades dos(as) respectivos (as) noivos (as)?