DOMINGO-26TC

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B

29/09/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Números 11,25-29

Salmo Responsorial 18(19)-R- A lei do /senhor Deus é perfeita, alegria ao coração. 

2ª Leitura Tiago 5,1-6

Evangelho Marcos 9,38-43.45.47-48

"38.João disse-lhe: “Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos”.* 39.Jesus, porém, disse-lhe: “Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim. 40.Pois quem não é contra nós, é a nosso favor. 41.E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa. 42.Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar! 43.Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível""45.Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível""47.Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo, 48.onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga." 

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura o profetismo de Moisés passou também a 70 anciãos, que logo pararam de profetizar. Entretanto, dois homens, Eldad e Meldad, que haviam ficado no acampamento e, portanto, não deveriam receber nada, começaram também a profetizar: haviam também recebido o “espírito” que Moisés possuía. Alguém foi correndo contar a Moisés, pedindo que ele ordenasse que eles parassem. Moisés retrucou, dizendo que gostaria que todo o povo fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o espírito.

Moral da história: ninguém é dono de nada, e o Espírito sopra onde quer, onde bem entender. Diz o missal dominical: “Nenhuma instituição, mesmo de origem divina, pode monopolizar o Espírito”. Não somos donos da verdade. Temos que ser muito humildes em nosso trabalho de evangelização, mesmo a nível de família: seus filhos, por exemplo, podem dar aos pais muitas lições de moral em muitos acontecimentos. 

Na segunda leitura, Tiago prega contra os ricos que deixam apodrecer suas riquezas e não partilham com os pobres: “O salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso”.

Tiago condena também o luxo e a boa vida dos ricos, em detrimento à vida sofrida dos pobres. O que ele diria hoje em dia, em que muitos têm coragem de comprar vinho ou outra bebida por 100, 200 mil reais a garrafa? Isso é um insulto contra os pobres, que com esse dinheiro poderiam comer por várias semanas. 

No evangelho o assunto segue o da primeira leitura: os discípulos proíbem um homem de expulsar demônios em nome de Jesus, e dizem isso a Jesus, que os repreende: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, é a nosso favor”. Jesus ensina, aqui, a sermos tolerantes para com os que estão à margem da comunidade. 

Em seguida fala da caridade: quem der de beber a eles por serem de Cristo, não ficará sem recompensa. Admoesta, em seguida, que ninguém escandalize nenhum desses pequeninos, sempre os defenda do mal e que vençamos as tentações de modo radical. Claro que ninguém vai arrancar a mão porque deu um soco em alguém. Isso é simbólico e quer dizer, no caso, que se use a mão apenas para fazer o bem. E assim por diante.