DOMINGO-25TC

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B

22/09/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Sabedoria 2,12.17-20

Salmo Responsorial 53(54)R- É o Senhor quem sustenta minha vida!

2ª Leitura: Tiago 3,16-4,3

Evangelho Marcos 9,30-37

Naquele tempo: 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará'. 32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: 'O que discutíeis pelo caminho?' 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: 'Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!' 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37'Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou'. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura, o livro da Sabedoria fala que os ímpios procuram armar ciladas aos justos, pois sua presença os incomoda: eles se opõem ao seu modo de agir, os repreende e reprova as suas faltas. E esses ímpios vão colocar o justo à prova porque dizem que se estão falando a verdade, em nome de Deus, Deus os virá salvar. É, aliás, o que os algozes de Jesus lhe falaram: que ele pedisse ao Pai para vir salvá-lo. 

Não podemos tentar Deus. Ele nos ajuda, está sempre a fim de nos socorrer, mas nós devemos fazer a nossa parte e nos cuidar. No caso de Jesus, ele deu a vida para nos salvar, mas esquivou-se muitas vezes de ser morto antes do tempo certo. E disse claramente que ninguém conseguiria tirar-lhe a vida. Ele a deu espontaneamente. 

São Tiago, na segunda leitura, dá uma orientação para quem deseja ser um cristão autêntico e possuir uma verdadeira sabedoria. A sabedoria que vem do alto é: pura, pacífica, indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia, cheia de bons frutos, isenta de parcialidade, isenta de hipocrisia.

As guerras e as brigas vêm das paixões que estão em conflitos dentro de nós.: “Cobiçais...Matais...Brigais...fazeis guerras...”  E quando pedimos algo a Deus, pedimos mal. “Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres”.

No evangelho, Jesus anuncia sua prisão e morte, seguida da ressurreição. Os discípulos, que estavam a sós com ele, tiveram uma reação negativa. Inclusive, no caminho, tinham discutido quem seria o maior dentre eles. Jesus, sabendo disso, lhes disse :”Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos”. E pegou uma criança, colocou-a no meio deles e disse que quem acolhesse em seu nome uma daquelas crianças, era a ele que acolhia. Ou melhor, não a ele, mas aquele que o enviara. 

Na verdade, aquela criança não estava representando apenas as crianças, mas os pobres em geral. Uma fé só pode ser provada com o sofrimento, com as contrariedades, se for uma fé comprovada pelas obras.