DOMINGO-21TC

21º DOMINGO COMUM-ANO B

25/08/2024  

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Josué 24,1-2a.15-17.18b

Salmo Responsorial 33(34)R – Provai e vede quão suave é o Senhor!

 2ª Leitura: Efésios 5,21-32

Evangelho de João 6,60-69

Naquele tempo: 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: 'Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?' 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: 'Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem'. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: 'É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai'. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também vos quereis ir embora?' 68Simão Pedro respondeu: 'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus'. Palavra da Salvação.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura Josué conclama o povo e pede para que escolha: ou servir o único e verdadeiro Deus ou servir e adorar os deuses dos povos pagãos. O povo respondeu que ia adorar e servir apenas o verdadeiro Deus e um dos motivos era a multidão de grandes prodígios que ele realizou no meio deles. 

Para nós é feita, hoje, a mesma pergunta: escolhemos servir unicamente a Deus ou vamos servir aos apelos do pecado, dos vícios, do comodismo, de tudo o que é anticristão?

Na segunda leitura S. Paulo fala sobre a união matrimonial, que deve ser santa como a união de Cristo com a Igreja. Há certos conceitos que naquele tempo eram diferentes, como o predomínio do esposo sobre a esposa, mas em linhas gerais ele fala do respeito mútuo que deve haver entre ambos. Conclui dizendo: “Cada um deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido”. Nos dias de hoje, digo ainda, que deve haver muita compreensão entre marido e mulher, muito perdão de coisinhas do dia a dia. Muitos casais vivem uma vida de brigas, de certas exigências desnecessárias. Por exemplo, em nome da limpeza impecável da casa, muitas mulheres exigem tais coisas que tiram completamente a liberdade do marido e dos filhos. Se a gente não puder ficar à vontade e gostosamente em casa, onde mais? Por isso, muitos maridos procuram os bares e ambientes similares: ali, eles podem ficar mais à vontade...

No evangelho, muitos abandonaram Jesus depois que ele lhes falou que seria necessário alimentar-se de sua carne e de seu sangue para poderem ser recebidos no céu. Para que isso acontecesse, era preciso que Jesus morresse, fosse para o céu pela Ascensão para depois voltar em forma de alimento na Eucaristia. Na verdade, de certa maneira é mais fácil falar isso agora do que quando Jesus ainda estava vivo. Aliás, ele mesmo disse: “Felizes os que acreditam sem ter visto”. 

Procuremos acreditar sem pedir a Deus sinais. Simplesmente acreditemos! A Igreja é um instrumento fiel da vontade divina e podemos confiar nela no caminho da fé. Vejo muitas pessoas procurando sinais em tudo: nos acontecimentos, nas nuvens, nas imagens...

Sobretudo peçamos a Deus, ou peçamos a ele pela intercessão de Maria, que nós tenhamos fé, e não exijamos muitas coisas, muitas explicações. Simplesmente acreditemos. E, ao comungarmos, tenhamos confiança de que estamos recebendo verdadeiramente o Corpo e o Sangue de Cristo.