SÁBADO DA 19 ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Josué 24,14-29
Salmo Responsorial 15(16)R- O Senhor é a porção da minha herança!
Evangelho Mateus 19,13-15
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o reino dos céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura vemos os últimos atos de Josué. Ele conclamou o povo a abandonar os ídolos e adorar ao verdadeiro e único Senhor. Nossa Senhora em Medjugorje insiste muito no fato de que nada podemos fazer sem Deus. Gaudium et Spes, número 36, diz que "Sem Deus, a criatura se reduz a nada".
A mensagem é, portanto, bem clara: deixarmos os falsos ídolos atuais: sexo, dinheiro, fama, artistas de tevê, jogadores de futebol, o próprio futebol, a busca insana pelos prazeres culinários etc., e nos colocarmos ininterruptamente diante de Deus, que deve ser o nosso único Deus.
Jesus, no evangelho, recebe a todos, até as crianças, que na época eram “zeros à esquerda” e não tinham valor algum. Para Deus todos nós temos valor, pois custamos o sangue de seu Filho amado.
Agir como criança não é agir sem pensar ou de modo ingênuo, mas ser simples, confiar em Deus como a criança confia no pai, agir de modo gratuito, com sinceridade e sem interesses avarentos.