DOMINGO-18TC

18º DOMINGO COMUM- ANO B

04/08/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Êxodo 16,2-4.12-15

Salmo Responsorial 77(78)R- O Senhor deu a comer o pão do céu. 

2ª Leitura: Efésios 4,17.20-24

Evangelho de João 6,24-35

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30'Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?' Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: 'Pão do céu deu-lhes a comer'. 32Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.' 34Então pediram: 'Senhor, dá-nos sempre desse pão'. 35Jesus lhes disse: 'Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Palavra da Salvação.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura vemos como Deus nunca desampara o seu povo. Nós somos o povo de Deus em marcha, como o povo hebreu que estava sendo livre da escravidão. Precisamos nos convencer de que Deus nos ama e quer-nos livres de tudo para poder amá-lo como ele nos ama.

Infelizmente muitos não percebem a ação de Deus em suas vidas. Se quisermos ter sempre a ajuda de Deus, tenhamos uma vida de oração, de luta contra o pecado, de misericórdia e caridade. Deus nunca abandona quem age assim. 

Na segunda leitura S. Paulo admoesta os cristãos de Éfeso, e isso serve também para todos nós, que nós, os batizados, não devemos viver como os pagãos, "cuja inteligência os leva para o nada".  O que devemos fazer? "Renunciando à vossa existência passada (de pecado), despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade". Em seguida, S. Paulo diz a frase que, em primeira pessoa, é dita (ou deveria ser dita) por todos os padres quando colocam a batina ou a túnica para a Santa Missa: "Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade". 

No Evangelho, Jesus se oferece a todos como o Pão da Vida, que mata definitivamente a nossa fome e nossa sede: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. E alguns pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”!

Muitas pessoas comungam sempre, mas não se saciam de Jesus: ficam à busca de outras fontes onde matar a sede de felicidade. Não há. Não vão encontrar. Só encontrarão angústias e decepções. Só Jesus mata a nossa fome e a nossa sede de amor, de felicidade. Só ele nos pode dar a paz verdadeira, que não é baseada na tranquilidade, mas na luta por um mundo melhor, por um “eu” melhor, mais santo.