DOMINGO-14TC

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM – B


07/07/2024


1ªLeitura: Ezequiel 2,2-5

Salmo responsorial 122 (123 -R- Os nossos olhos estão fitos no Senhor: tende piedade, ó Senhor, tende piedade!

2ª Leitura: 2 Coríntios 12, 7-10

Evangelho: Marcos 6,1-6

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isso? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. – Palavra da salvação.

Comentário:

A primeira leitura se alinha com o Evangelho de hoje. Ezequiel não é ouvido pelos israelitas, assim como Jesus não foi ouvido pelos seus conterrâneos. Deus insiste em dizer: "Quer te escutem, quer não, pois são um bando de rebeldes, ficarão sabendo que houve entre eles um profeta!"


Na segunda leitura S. Paulo continua o assunto de ontem: “Será que preciso gloriar-me? Na verdade, não convém”. Em seguida conta uma experiência que teve da visão do céu e dos dons extraordinários que Deus lhe proporcionou. E para que ele não se gloriasse dessas experiências místicas, Deus lhe permitiu uma provação muito grande, que ele expressa como “um espinho na carne”. Ele rogara ao Senhor por três vezes que o livrasse daquilo, mas Deus negou, dizendo que para Paulo bastava a sua graça (a graça de Deus). 


No evangelho Jesus é rejeitado em sua terra. A falta de fé resultou em muito poucas curas. Não basta ser católico ou cristão para receber a graça de Deus. É preciso crer. A fé é a porta que nos comunica com Deus. Sem uma fé profunda e sincera, pouco conseguiremos de Deus, mesmo sendo ele poderoso. Ele só age na proporção em que confiamos nele.

Muitas vezes nos encontramos com pessoas inspiradas por Deus, que nos falam, mas poucas vezes as levamos a sério. Começando pelos nossos pais, que tantas orientações nos deram. Atualmente ouvimos o padre em suas homilias, o Papa, recebemos montanhas de mensagens, mas eu pergunto: será que nós procuramos ouvir com seriedade aquelas mensagens que mexem com a gente, que sabemos que podem mudar nossa vida? 


Quanto aos irmãos e irmãs de Jesus, já comentei várias vezes: eles eram primos, parentes, e eram chamados por esse povo de irmãos. Jesus é filho único de Maria, e a maior prova é João 19, em que ele pede a João que tomasse conta de sua mãe. Se ele tivesse outros irmãos, eles é que teriam a obrigação, pela lei, de cuidar de Maria.