ANO ANTERIOR

2ª FEIRA DA 14ª SEMANA COMUM

10/07/2023

Sto. Agostinho Zhao Rong e companheiros

  

1ª Leitura: Gênesis 28,10-22a 

Salmo Responsorial 90 (91) Vós sois meu Deus, no qual confio plenamente 

Evangelho Mateus 9,18-26       

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela, e ela viverá”. 19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região. – Palavra da salvação

 

Comentário:

Na primeira leitura o que me chama a atenção, além do assunto principal que é a aliança que Deus retomou desta vez com Jacó, pois a havia feita com Abraão, é o que Jacó falou: “Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia”. Quantas vezes nós achamos que Deus estava ausente quando isto ou aquilo nos acontece! No entanto, depois que as coisas acabam melhorando justamente por causa daqueles problemas que enfrentamos achando que estávamos sozinhos, sem Deus, mas no final da história, acabamos envergonhados, percebendo que as coisas deram certo justamente porque Deus estava trabalhando conosco imperceptivelmente. O pior é quando não conseguimos perceber essa presença invisível de Deus em nossa vida! 

Quando vamos entender que Deus nos ama infinitamente, que nos quer por todo o restante da eternidade? 

Como podemos ser tão apegados às coisas visíveis e sentimos tanta dificuldade para acreditarmos nesse amor de Deus por nós? 

Ele é sábio e sabe que às vezes precisamos de uns trancos para sermos ligados nele e nessa felicidade que nos quer oferecer. Só que temos que mostrar que confiamos nele. E é aí que precisamos de toda a fé que podemos achar em nosso coração e é nesse ponto, também, que o maligno entra no jogo.

O evangelho mostra essa fé arraigada na verdadeira esperança mostrada pela hemorroíssa e pelo pai da menina falecida. A fé foi tanta que a mulher se curou apenas com um toque na veste de Jesus e a menina foi ressuscitada! 

Se confiarmos plenamente em Deus, se lhe entregarmos nossa vida, tudo vai acontecer de bom, se não agora, mais tarde. Mas em todo o tempo de nossa aflição ele vai nos sustentar com sua mão, quer “saibamos que ele está aqui” ou não. 


3ª FEIRA DA 14ª SEMANA COMUM

11/07/2023

São Bento

  

1ª Leitura: Gênesis 32,22-32 

Salmo Responsorial 16 (17) Verei justificado vossa face, Senhor!

Evangelho Mateus 9,32-38 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Jacó lutou com Deus, ali personificado num anjo. Quantas vezes nós lutamos com Deus! Tentamos dissuadi-lo a mudar os planos que tem para nós. Achamos, muitas vezes, que os nossos planos são melhores dos que o que Deus tem para nós. 

É inútil lutar contra Deus. Jacó parecia vencer, mas na verdade o anjo era muito mais forte. Deus se esconde, muitas vezes, em nossa vida, como comentamos ontem, mas ele continua firme a enfrentar a nossa “luta” contra ele, até que consiga convencer-nos que o plano dele é melhor. Mas Deus é um lutador honesto. Ele não nos força a aceitar a ideia dele para conosco. 

O problema é que nós não nos conhecemos como Deus nos conhece, diz o salmo 139. Deus nos conhece célula por célula. Ele sabe o que é melhor para nós. Peçamos que ele nos revele sempre a sua vontade para podermos cumpri-la e fazê-lo ganhar a luta que travamos contra ele. Na verdade, quando "perdemos" para Deus, somos nós que estamos ganhando. 

No evangelho Jesus vê o povo abandonado e sente pena. Pede a todos nós que rezemos para que haja muitos operários para a messe. Não podemos entender aqui operários como se fossem apenas os padres. Não. Todos os batizados são operários da messe e todos nós: leigos, clérigos, religiosos, religiosas, estamos convidados por Deus a nos empenharmos na evangelização, que deve, aliás, começar pelo nosso bom exemplo. O bom exemplo arrasta para o bem os que ainda estão titubeantes. 


4ª FEIRA DA 14ª SEMANA COMUM

12/07/2023

  

1ª Leitura: Gênesis 41, 55-57 

Salmo Responsorial 32 (33) Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! 

Evangelho: Mateus 10,1-7 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou esses doze com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O reino dos céus está próximo’”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

Na primeira leitura vemos um “show” de fé, tenacidade, honestidade, misericórdia e resistência por parte de José, e ao mesmo tempo como funciona a Providência divina. 

José teve muitos altos e baixos em sua vida, mas sempre conservou a fé e a confiança em Deus. O infortúnio que lhe ocorreu, de ter sido vendido como escravo, foi a salvação do seu povo, pois no Egito ele se tornou grande e pôde ajudar seu pai e irmãos e, consequentemente, todo o povo de Deus que brotou dessas pessoas que com eles foram para o Egito. 

A história de José nos ensina que nunca podemos desanimar no nosso dia a dia, sejam quais forem os problemas que tivermos. Vivamos dia a dia, sem nos preocupar em demasia com o amanhã. 

Há muitas pessoas que vivem o passado e o futuro e se esquecem de viver o hoje, que é a nossa única realidade: o passado só existe nas consequências boas ou más que nos causou. O futuro depende do presente e de como o estamos vivendo. Se vivermos bem o tempo presente, teremos um ótimo futuro. Se pensamos nisso em relação à parte financeira, por que não pensar também na parte espiritual? Essa ideia de viver bem o presente foi muito usada e vivida por Santa Faustina Kowalska e por vários santos. 

No evangelho Jesus escolhe doze entre seus discípulos e os envia a pregar a boa nova a todos: o reino de Deus está próximo. Deus nos escolheu, também, para alguma vocação. Peçamos a ele que consigamos descobri-la e a sigamos!

Façamos nossa parte para que a implantação do Reino de Deus se faça com sucesso. Se vivermos uma vida de caminho para a santidade, isso se realizará. 

5 ª FEIRA DA 14ª SEMANA COMUM

13/07/2023

Sto. Henrique

  

1ª Leitura: Gênesis 44,18-21.23b-29;45,1-5 

Salmo Responsorial 104 (105) Lembrai as maravilhas do Senhor 

Evangelho Mateus 10,7-15 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O reino dos céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não vos receber nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade no dia do juízo”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

Disse José aos seus irmãos que o haviam vendido como escravo: “Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Entretanto, não vos aflijais nem vos atormenteis por me terdes vendido a este país. Porque foi para a vossa salvação que Deus me mandou adiante de vós, para o Egito”.

Quando perdoamos estamos agindo como Deus age. É próprio do animal revidar e atacar. É próprio de Deus perdoar. Ora, somos feitos à imagem e semelhança de Deus e por isso podemos, sim, perdoar sempre!

José não só perdoou os irmãos, mas os acolheu no Egito, onde passaram a viver e se expandirem como povo de Deus. 

Esse era o projeto de Deus. Se José não tivesse perdoado, teria tolhido a ação de Deus no meio do povo, teria impedido que Deus agisse em favor deles. Assim também é nossa atitude diante da aceitação da vontade de Deus em nosso meio. Se não a aceitarmos, se não o escutarmos para seguirmos os nossos caprichos, muitas coisas bonitas vão deixar de acontecer. Deus não nos salva sem a nossa permissão, Deus não nos salva sem nós. 

Já no evangelho Jesus mostra as condições para que a ação de Deus se concretize em nosso meio: a pobreza dos meios: “De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento”.

Ou seja: a pobreza dos meios que usamos para evangelizar deixa livre a ação de Deus. Se utilizarmos muitos mequetrefes para isso, Deus fica como que impedido de agir. Quanto mais colocamos nossa vaidade na pregação e no trabalho dito apostólico, menos teremos a ação de Deus: ela será uma pregação apenas nossa, desprovida do poder irradiante da graça divina. 


6ª FEIRA DA 14 ª SEMANA COMUM

14/07/2023

São Camilo de Lellis

  

1ª Leitura: Gênesis 46,1-7.28-30 

Salmo Responsorial 36 (37) A salvação vem de Deus 

Evangelho Mateus 10, 16-23 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados de como falar ou do que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem”. – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura vemos o encontro de José com seu pai Jacó, já idoso. Jacó, mais uma vez, confiou na palavra de Deus e partiu para o Egito com toda a sua família e com tudo o que possuía. 

Muitas vezes perdemos muitas oportunidades na vida porque temos medo, não confiamos na graça e na presença de Deus em nossas decisões leais e honestas. Se percebermos que tal coisa é a vontade de Deus, lancemo-nos a ela e a trabalhemos! Jacó não fez uma viagenzinha: ele mudou-se para o Egito com TUDO o que possuía. Isso é confiança! Isso é acreditar na Providência Divina!

No evangelho o assunto não é diferente: Jesus não nos promete sombra, água fresca e sapato largo: ele promete, isso sim, que tenhamos confiança nele em qualquer situação, mesmo nas perseguições. 

É inevitável que soframos perseguições se praticarmos o evangelho. Mas, no fim de tudo, vamos ver que valeu a pena nosso sim, valeram a pena todas as horas de oração que fizemos para sermos iluminados por Deus. “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. Peçamos a Deus que nos dê a graça da perseverança no bem e no amor dele, haja o que houver em nossa vida. Tudo o que nos acontece pode ser revertido para o nosso bem, se estivermos em constante contato com Deus pela oração e pela caridade. 


SÁBADO DA 14ª SEMANA COMUM

15/07/2023 

São Boaventura

  

1ª Leitura: Gênesis 49,29-32;50,15-26a 

Salmo Responsorial 104 (105) Humildes, procurai o Senhor Deus e o vosso coração reviverá 

Evangelho Mateus 10,24-33

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre; e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

Na primeira leitura José lembra aos irmãos que eles queriam matá-lo, quando jovenzinho, mas no final deu tudo certo e graças a essa ação impensada deles agora ele pode ajudar não só a eles, mas a todo o povo hebreu.

Jacó morreu feliz por ter se encontrado com o filho, e José viveu com seus irmãos até a idade de 110 anos. Mas a promessa de Deus de dar-lhes uma terra não foi esquecida. José a lembra com muita esperança e até dá uma indicação de que levem para lá os seus ossos. 

Essa história de José é uma fonte de esperança para nós todos. Muitas vezes reclamamos de tantas coisas que se passam em nossa vida! É preciso nos acostumarmos a ver tudo de bom que pode acontecer conosco, mesmo quando tudo parece ir mal.

É o evangelho que nos diz isso: “Vós valeis mais do que muitos pardais”. “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma”! Ou seja, a vida eterna vale muito mais do que qualquer bem que possa ser adquirido ou alcançado aqui na terra. 

Como já dizia São Francisco de Assis, nós só vamos levar para o céu aquilo que damos aqui na terra. Tudo o que recebemos vamos deixar aqui. Por exemplo: um prato de comida que você receber, você vai deixar aqui, pois a comida vai ser digerida, tornar-se parte de sua carne, que vai se deteriorar após sua morte. Entretanto, toda a comida que você proporcionou aos outros, você vai levá-la ao céu na forma de méritos. Muitos pecados nossos são perdoados por meio da caridade e da misericórdia que exercemos em relação aos demais. 

Jesus iniciou o trecho de hoje dizendo que, se ele foi perseguido, nós também o seremos. Mas temos sua presença em nossa vida, e a garantia de que ele se declarará a nosso favor, no céu, se nós formos fiéis a ele durante a vida.