DOMINGO- 13TC

Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos

DIA DO PAPA

30/06/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 12,1-11

Salmo Responsorial-33(34)-R- De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

Segunda Leitura: 2 Timóteo 4,6-8.17-18

Evangelho: Mateus 16,13-19 (Tu és Pedro...)

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

Muita gente já falou sobre S. Pedro e S. Paulo. O que eu gostaria de sublinhar é o fato de que ambos foram pecadores, mas assim mesmo foram escolhidos por Deus para propagação do seu Reino.

Qual é a atitude nossa para com os pecadores públicos? Não posso julgar ninguém, mas talvez haja muitos que seguem nesse assunto o irmão do filho pródigo, que não quis recebê-lo de volta. 

Precisamos confiar na conversão das pessoas. É possível, sim, com a graça de Deus, como foi possível para Pedro, que negou Jesus por três vezes, e Paulo, que perseguia os cristãos e colaborava na morte deles. No martírio de Santo Estêvão, Paulo era ainda muito jovem, mas ajudou a segurar os mantos daqueles que apedrejavam esse mártir.

Sempre é possível a conversão. Se Jesus confiou em tantos que eram pecadores, por que não nós? 

É certo, alguns nos iludem e realmente não mudaram em nada. Mas se não arriscarmos a confiar naqueles que vemos que mudaram de vida, nunca acertaremos, nunca daremos chance para o fulano ou a fulana se redimir do passado e recomeçar uma nova vida. 

Jesus foi bem claro quando disse que os publicanos (roubavam a mais não poder) e as prostitutas precederiam os “aparentemente certinhos” no Reino de Deus. É claro que Jesus estava subentendendo, aí, uma conversão. Quem permanece no pecado não vai poder entrar no céu. Muitos que não aceitam os convertidos, realmente nunca se converteram de verdade e às vezes têm uma religião “de fachada”, como aquelas “mulheres piedosas” que expulsaram São Paulo da cidade.

 É preciso uma conversão, como se deu com Pedro e Paulo, que depois foram o esteio do cristianismo primitivo. Graças a eles, sobretudo Paulo, que a Igreja se difundiu pelo mundo todo. E Pedro foi o nosso primeiro papa. Pedro, na verdade, foi chamado por Jesus de PEDRA, Rocha. Pedro é o aportuguesamento da palavra pedra para pessoas. 

Amigos e amigas, vamos dar uma chance para quem se redimiu, para quem quer mudar de vida. Sobretudo, os instruamos (e é bom que também o pratiquemos) a se basearem na oração. Sem a oração nada é feito, nada se realiza. É impossível uma conversão permanente sem a oração. Com a conversão contínua (não é um ponto fixo em nossa vida) chegaremos ao céu, onde Pedro e Paulo nos esperam.