DOMINGO-12TC

12º. DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO B

23/06/2024

 

Primeira Leitura: Jó 38,1.8-11

Salmo Responsorial 106(107)R- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

Segunda Leitura: 2 Coríntios 5,14-17

Evangelho de Marcos 4,35-41

 

Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: “Passemos para a outra margem!” 36          Eles despediram a multidão e levaram Jesus, do jeito como estava, consigo no barco; e outros barcos o acompanhavam. 37Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água. 38          Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: “Mestre, não te importa que estejamos perecendo?” 39       Ele se levantou e repreendeu o vento e o mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento parou, e fez-se uma grande calmaria. 40          Jesus disse-lhes então:“ Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41          Eles sentiram grande temor e comentavam uns com os outros: “Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar?”

 

COMENTÁRIO:

 

Na primeira leitura vemos o diálogo de Jó com Deus sobre os mistérios da natureza, que Deus criou com sabedoria e que o homem ignora. Deus é todo-poderoso e pode fazer o que bem entender, mas ama o ser humano e quer sua salvação. Esta primeira leitura nos prepara para o assunto do Evangelho, em que Jesus se mostra ser esse Deus Todo-poderoso, mas por causa disso mesmo ele também é todo-misericordioso, a ponto de nascer na terra para enfrentar a morte de cruz e, ressuscitando, nos dar a vida eterna, fechada para nós desde o pecado dos primeiros seres humanos que aqui viveram. 

 

Na segunda leitura podemos resumir o assunto nesta frase de Paulo: “Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (...). Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura”. Nós também devemos aprender a amar plenamente a Deus e fazer refletir esse amor a Deus no amor ao próximo, deixando todo o egoísmo. 

 

No evangelho é mostrada uma situação muito atual: parece que Jesus não está “nem aí” com a Igreja e conosco. Parece que ele está dormindo, não está olhando nossos problemas. Entretanto, Jesus é o Deus Todo-poderoso que, por isso mesmo, também é Todo misericordioso. Ele está sempre em nossa presença. 

 

Como os Apóstolos, no texto de hoje, nós também estamos nessa “barca” da Igreja, e, segundo o próprio Jesus, esta continuará em mares revoltos até o Juízo Final. 

 

A nossa melhor atitude é confiar na presença de Jesus em sua Igreja e nos dedicarmos à oração, ao jejum pelo menos uma vez por semana, na sexta-feira (Nossa Senhora fala, em Medjugorje, para jejuarmos a pão e água nas quartas e nas sextas), frequentarmos se possível diariamente a Santa Missa, com comunhão, confessarmo-nos uma vez por mês ou sempre que cometemos pecado grave, rezarmos o rosário diariamente e lermos um trecho da bíblia todos os dias e procurar vivenciar esse texto durante o dia. São as famosas “cinco pedrinhas”, comparadas com as de Davi, que venceu o gigante Golias.