DOMINGO-10TC

10º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

09/06/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Gênesis 3,9-15

Salmo Responsorial-129(130) R- No Senhor, toda graça e redenção!

Segunda Leitura: 2 Coríntios 4,13-5,1

Evangelho: Marcos 3,20-35 

Jesus voltou para casa, e outra vez se ajuntou tanta gente que eles nem mesmo podiam se alimentar. 21         Quando seus familiares souberam disso, vieram para detê-lo, pois diziam: “Está ficando louco”. 22 Os escribas vindos de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Beelzebu e expulsava os demônios pelo poder do chefe dos demônios. 23   Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? 24 Se um reino se divide internamente, ele não consegue manter-se. 25 Se uma família se divide internamente, ela não consegue manter-se. 26      Assim também, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, ele não consegue manter-se, mas se acaba. 27   Além disso, ninguém pode entrar na casa de um homem forte para saquear seus bens, sem antes amarrá-lo; só depois poderá saquear a sua casa. 28    Em verdade, vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem proferido. 29          Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um ‘pecado eterno’”. 30      Isso, porque diziam: “Ele tem um espírito impuro”. 31 Nisso  chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32         Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe: “Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram”. 33          Ele respondeu: “Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?” 34    E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos! 35    Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

 

COMENTÁRIO 

Na primeira leitura vemos a queda do homem e da mulher no paraíso terrestre. No interrogatório de Deus, entre Adão e Eva há confusão tanto entre eles e Deus e entre eles mesmos, causada pelo pecado recém cometido. Nas acusações mútuas (Adão culpa Eva, e esta culpa a serpente), eles não confessam seu pecado. Deus não os castiga: apenas permite que eles sigam o caminho que eles próprios escolheram ao "comerem" o fruto da árvore do bem e do mal. Perdem, com isso, o Paraíso que Deus lhes preparara. Admitir as próprias faltas, confessar os pecados, é o primeiro passo para obter o perdão e a companhia de Deus em nossa vida. A oração envolve tudo isso e supera tudo. Ela é necessária para vencermos o pecado e o tentador. Temos dois tentadores: o demônio e nossa concupiscência. O que viveremos após a nossa morte depende da escolha que fizermos agora.

 

A parte mais forte do texto é a promessa do descendente da mulher que iria vencer o pecado e o maligno: “Esta (a descendência da mulher) te ferirá a cabeça e tu (=a serpente, o diabo) lhe ferirás o calcanhar”. Não podemos ignorar nem menosprezar a ação do demônio em nossa vida. Jejum (penitência, renúncias) e oração fazem parte da receita dada pelo próprio Jesus e ratificada por Maria em várias de suas aparições.  

 

No Evangelho vemos dois assuntos: a preocupação dos familiares de Jesus por ele, pelo tipo de vida que ele levava, e uma controvérsia com os mestres da lei, que dizia ser pelo poder de Belzebu, príncipe dos demônios, que Jesus expulsava demônios. Jesus mostrou-lhes quão absurda é essa proposição, e que se ele estava expulsando os demônios, a salvação havia chegado à humanidade. Não reconhecer isto é pecar contra o Espírito Santo e excluir-se da salvação. 


Pecar contra o Espírito Santo é, em termos simples, não querer ou não aceitar a salvação. Peca contra o Espírito Santo, por exemplo, quem acha que não tem perdão, ou acha que Jesus não tem o poder de perdoar os pecados, ou acha que o pecado é tão grande que não tem perdão. 


Quem reconhece Jesus e leva uma vida conforme essa nova realidade que ele trouxe, é fazer a vontade do Pai e entrar em relação de parentesco com ele, como ele afirma no v. 35 (missal dominical). 


Na segunda leitura S. Paulo fala aos coríntios que “aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco” (v. 14). A conclusão dessa certeza é que não devemos desanimar. Mesmo que a idade vá nos definhando, nosso espírito (o homem interior) vai-se renovando dia a dia. O que segue é muito profundo e nos enche de alegria: “Voltamos os nossos olhares para as coisas invisíveis e não para as coisas visíveis. Pois o que é visível é passageiro, mas o que é invisível é eterno” (v. 18). Diz também que depois da “tenda” desta vida, Deus vai nos dar outra moradia no céu, que não é obra de mãos humanas (que se estraga, que fica velha, que se definha), mas que é eterna. Tudo isso nos vai ser dado se, como dizem as outras duas leituras, vencermos o pecado.