QUARTA-5Q

4ª FEIRA DA 5ª SEMANA DA QUARESMA

20/03/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Daniel 3,14-20.24.49ª.91-92.95

Salmo Responsorial Daniel 3 - R-  A vós louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho: João 8,31-42 

Naquele tempo: 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: 'Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.' 33Responderam eles: 'Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: `Vós vos tornareis livres'?' 34Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo,todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.' 39Eles responderam então: 'O nosso pai é Abraão.' Disse-lhes Jesus: 'Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai.' Disseram-lhe, então: 'Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus.' 42Respondeu-lhes Jesus: 'Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como os três jovens do povo de Deus, Misael, Ananias e Azarias (Sidrac, Misac e Abdênago) ficam ilesos no meio da fornalha ardente e um Anjo ficou entre eles, protegendo-os do fogo. Isso converteu o rei, que parou de perseguir o povo de Deus que estava desterrado na Babilônia. 

Seja o que for que nos aconteça, se tivermos confiança em Deus tudo será realizado, tudo se transformará em paz e alegria, mesmo que não o percebamos de imediato. 

No evangelho, Jesus disse aos judeus que nele haviam acreditado: “A verdade vos libertará”. Depois, durante a conversa, afirma que só é livre quem não é escravo do pecado. 

A liberdade não está, pois, no estilo de vida que a gente vive. Mesmo que uma pessoa esteja entrevada numa cama, se não tiver pecados, ou melhor, se tiver a humildade, a coragem e a confiança de reconhecer seus pecados, pedir perdão a Deus e oferecer a ele todas as contrariedades que lhe acontecem, será uma pessoa livre. 

Ser livre, pois, é estar junto de Deus, procurar fazer sua vontade o mais perfeitamente possível. A liberdade não é algo externo a nós: é algo interno. Mesmo um prisioneiro, se reconheceu seus crimes, se reconheceu seus pecados e se colocou à disposição de Deus, se mudou sua vida, mesmo que continue na prisão é uma pessoa talvez até mais livre do que os carcereiros. 

Sei de uma pessoa presa que tinha essa liberdade e essa paz interior e comentava isso a um amigo que sempre lhe escrevia cartas. Um dia recebeu uma carta dele, que era bem de vida, casa enorme, carros, mas que se sentia preso por vários elos indesejáveis: “Embora materialmente eu tenha tudo, vivo tão insatisfeito que tenho até inveja da vida que você diz estar levando aí na prisão”. 

Os três jovens que estavam dentro da fornalha, estavam com a alma mais fresca do que os que estavam ali fora. A paz de saberem-se protegidos por Deus lhes dava muita alegria. 

Caros amigos e amigas, eu lhes digo o mesmo: só mesmo quem sabe o que é arrepender-se das bobeiras que fez e se entregar plenamente à vontade divina, é que sabe o que é viver em paz, viver uma vida tranquila, por pior que estejam suas condições materiais. De nada adianta termos tudo na parte material se depois da morte formos ao Inferno, "de barriga cheia".