SÁBADO-3Q

SÁBADO DA 3ª SEMANA DA QUARESMA

09/03/2024 

Santa Francisca Romana


Primeira Leitura: Oseias 6,1-6 

Salmo Responsorial: 50(51)-Eu quis misericórdia e não o sacrifício! 

Evangelho: Lucas 18,9-14 

 

Naquele tempo: 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10'Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: 'Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda'. 13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: `Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!' 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.' Palavra da Salvação. 

Comentário: 

Na primeira leitura Oseias transmite a palavra de Deus, que pede amor e não sacrifícios e holocaustos. 

Precisamos entender bem essa frase. "Sacrifício", aqui, não é sinônimo de penitência. O sacrifício era a imolação de touros ou carneiros para se pedir perdão dos pecados. Deus está dizendo, aí que, se ele tiver que escolher entre o amor e o holocaustos de touros e carneiros, ele prefere o amor.

O que substituiu esses sacrifícios antigos, atualmente? A Santa Missa. A Santa Missa e a Confissão entraram em lugar desses sacrifícios. Então, atualizando a palavra de Deus, hoje Ele nos diria que de nada adianta a gente ir sempre à Missa se não cultivarmos o amor e a caridade entre nós. 

No evangelho o assunto é quase o mesmo: Deus ouve as orações de quem é humilde, de quem não julga ninguém. Em outras palavras, Deus ouve as orações de quem ama, de quem tem caridade. É isso aí! Não existe oração poderosa. O que há é a oração provinda de alguém que ama. Essa, seja qual for a oração, sempre será poderosa. Nossa caridade, nosso amor, como que tonificam, tornam verdadeiras nossas orações.