Universidade Sénior

do Rotary Club de S. João da Madeira

Imagens de uma noite de alegria.

Ano letivo de 2020/21

Português e Jornalismo

Balanço do letivo de 2020/2021

Por: Jorge Rui Oliveira

Devido à marcação de um procedimento administrativo para a hora da nossa aula de Português e Jornalismo, no dia 29 de Julho, não foi possível ao Prof. Celestino Pinheiro dar esta aula que seria a última do ano letivo de 2020/2021.

Está assim terminado mais um ano da Disciplina de Português e Jornalismo, da Universidade Sénior/Rotary que a exemplo do anterior foi muito perturbado devido à situação pandémica do País. Iniciámos o ano em 6 de Outubro de 2020, já nas novas instalações da Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira, com a leitura da parte final do livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago. Contudo, em fins de Outubro as aulas presenciais foram suspensas, considerando a evolução do Covid19 na nossa região e seguindo as instruções da DGS.

Assim, e após um curto período de adaptação, foi possível reiniciarmos as aulas, mas agora à distância, para dar continuidade à leitura da obra de José Saramago que terminou na aula de 15 de Abril de 2021.

Para substituição do Livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis” e após opiniões manifestadas de forma unânime pelo Prof. Celestino e alunos participantes, foi eleito o livro “Retalhos da Vida de um Médico” de Fernando Namora. É um livro que reúne as crónicas de um jovem médico que foi exercer a sua atividade em aldeias da Beira Baixa, como Monsanto, Penha Garcia, Idanha-A-Velha, Rosmaninhal e outras, onde são visíveis, no de correr da obra, os problemas que o antigo médico da aldeia tentou criar ao seu jovem sucessor.

Mantivemos estas aulas por vídeo conferência até 31 de Maio. Numa altura em que a maioria dos alunos já estava vacinada, a Universidade foi autorizada a reabrir as portas para as aulas presenciais, embora condicionadas a todas as regras de segurança determinadas pela DGS. Felizmente que a situação não se agravou e foi possível terminar o ano no dia 22 de Julho, sem sobressaltos. No decorrer das aulas o Prof. Celestino aproveitou a oportunidade para exibir alguns vídeos da série “Retalhos da Vida de um Médico” realizados por Artur Ramos para a RTP em 1980 e inspirados nas diversas crónicas da obra: A Prima Cláudia, Cardos, Cardos da Floresta, Um Homem do Norte e Reputação.

Entretanto, já foi definido o guião para as leituras do próximo ano letivo. O tema será “Contos de autores Portugueses do século XX”. Por isso, não vamos adotar apenas um livro, mas sim livros de contos de vários autores. Para começar o ano letivo 2021/2022, em Setembro, o primeiro conto será possivelmente de Manuel da Fonseca. O Prof. Celestino aguarda para que na reabertura das aulas surjam sugestões sobre outros autores de contos.

Depois de um ano com altos e baixos, mas agora que já estamos vacinados, votos para que gozem umas boas férias e, se não for antes, na 2ª quinzena de setembro esperamos reencontrarmo-nos.

29 de Julho de 2021

Jorge R. Oliveira

Estamos de volta - A primeira aula pós-confinamento

31 de maio de 2021 - Estamos de regresso e estamos contentes. Foi com uma aula de Cidadania que retomamos, hoje, as nossas atividades presenciais. São todos bem vindos, agora de forma muito especial, porque estamos a vencer o maldito "bicho" que nos afastou da nossa casa.


Atividade letiva presencial regressa a 31 de maio de 2021.

Depois do início das aulas presenciais em outubro de 2020, a Universidade Sénior teve de encerrar as suas portas em novembro, em função do aumento de casos que, nessa altura, se começava a verificar em S. João da Madeira. Nesse mesmo mês, e após um período de adaptação, a Universidade conseguiu organizar um horário de ensino a distância, abrangendo quatro disciplinas, horário esse que se manteve até agora. Conseguiu-se, assim, assegurar a atividade mínima possível e manter o elo de união entre professores, alunos e a instituição, mesmo nos períodos mais agudos do ataque pandémico.

Agora que a quase totalidade de alunos e professores se encontram vacinados e que as entidades oficiais, nomeadamente a Direção Geral de Saúde, admitem a reabertura deste tipo de instituições, chegou a hora de regressarmos à nossa “Casa Branca”, da Rua Alão de Morais. Assim, no dia 31 de maio, lá estaremos para retomar o curso, tão normal quanto possível, da prática letiva. Obviamente que se manterão todas as regras de segurança em uso neste momento, de forma a não acontecer qualquer percalço. Estamos certos que os alunos e professores da Universidade Sénior regressarão às suas aulas com redobrada alegria e entusiasmo. Até breve!

A Direção da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira


Confinados sim, vencidos nunca!

Mesmo em tempos de pandemia e de confinamento, a Universidade Sénior tem prosseguido com a atividade letiva por teleconferência, abrangendo as disciplinas e os alunos que dispõem de condições técnicas para o poderem fazer.

Assim, cerca de duas dezenas de alunos têm acompanhado as aulas de quatro disciplinas, cujos docentes se voluntariaram para as lecionar. Depois da aula de "Novo Testamento", têm prosseguido, com regularidade semanal, as aulas de Inglês, Português e Jornalismo e História da Arte e da Cultura. No dia 14 de janeiro, tivemos o privilégio de ter uma aula conjunta com um professor especial: o nosso Presidente da Câmara, Dr. Jorge Sequeira “ofereceu-nos” uma aula, subordinada ao tema “"CRISTÃOS NOVOS EM PORTUGAL". Foi um momento diferente, sobre um tema pouco debatido, mas pleno de interesse e atualidade.

Superando naturais dificuldades técnicas, os nossos seniores têm dado verdadeiros exemplos de interesse e persistência. Para participar nestas aulas, os alunos que o desejem fazer deverão dirigir-se aos respetivos docentes e indicar-lhes o seu endereço de correio eletrónico. Também podem fazer essa solicitação através do endereço unisersjm@hotmail.com. A página da Universidade no Facebook e o seu site oficial, no endereço https://sites.google.com/site/universidadeseniorsjoao/, continuam em atividade, dando notícias e a publicando trabalhos e mensagens de alunos e de docentes.

Para além da atividade letiva, a Universidade continua a preparar outras ações em que a componente presencial se torna dispensável, nomeadamente a “Poesia à Mesa – Peregrinação poética”, que, como vem sendo habitual, contará com a presença de um grupo de seniores amantes da arte poética.

A Direção da Universidade Sénior continua a apelar ao rigoroso cumprimento das normas de confinamento, até porque se trata de uma faixa etária particularmente vulnerável. Esperamos que, com o avanço da vacinação e a progressiva conquista da imunidade de grupo, possamos voltar à nossa “casa branca” onde voltará a fervilhar a atividade que caraterizou a Universidade ao longo dos últimos dezasseis anos.

A Direção da Universidade Sénior


Inglês, Novo Testamento, Português e Jornalismo


"Cristãos Novos em Portugal", pelo Dr. Jorge Sequeira


ESPERAMOS QUE ESTA PORTA SE ABRA BREVEMENTE, PARA PODERMOS ESTAR TODOS, DE NOVO, FISICAMENTE JUNTOS.

OS NOSSOS CORAÇÕES JUNTAM-SE AOS VOSSOS, PARA ALIMENTARMOS A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES.

VOTOS DE UM BOM ANO DE 2021

JÁ DEMOS INÍCIO ÀS AULAS SÍNCRONAS POR TELECONFERÊNCIA

Depois da aula de "Bíblia - O Novo Testamento", já se iniciaram também as aulas de Inglês, Português e Jornalismo e História da Arte e da Cultura. Superando naturais dificuldades técnicas, os nossos seniores têm dado verdadeiros exemplos de interesse e persistência. Para participar nestas aulas, os alunos deverão dirigir-se aos respetivos docentes e indicar-lhes o seu endereço de correio eletrónico. Também podem fazer essa solicitação através do endereço un.sen.sjm@gmail.com

Aula de Inglês

Aula de Português e Jornalismo.

EM JANEIRO, AS NOSSAS INSTALAÇÕES CONTINUAM ENCERRADAS

Comunica-se a toda a comunidade educativa que as atividades letivas estarão interrompidas durante o mês de janeiro, devido ao facto de o concelho de S. João da Madeira e concelhos limítrofes estarem abrangidos pelas medidas do estado de emergência.

A Universidade está a preparar um plano de ensino a distância, procurando que se dê continuidade às disciplinas que tiverem condições para a realização de aulas síncronas. Logo que esse plano esteja concluído, avisaremos a comunidade educativa.

BALANÇO DAS PRIMEIRAS SEMANAS

Cumprindo com todas as recomendações da Proteção Civil e entidades reguladoras da saúde, demos início às nossas aulas, que têm estado a decorrer muito bem, dentro dos condicionalismos conhecidos. Vivemos uma situação difícil, mas temos mostrado que sabemos resistir, adaptando-nos às circunstâncias. Até ao momento, não se registaram casos que implicassem medidas de isolamento. Por isso, vamos continuar a funcionar até ao dia 30 de outubro, sem nunca baixar a guarda à malignidade da pandemia. As atividades letivas serão interrompidas até 6 de novembro. A partir daí, as circunstâncias ditarão as decisões a tomar.






Horário em vigor, a partir de 26 de outubro de 2020, suspenso, devido à pandemia.

Em seu lugar, está publicado, no alto da página, um calendário de aulas por teleconferência.

Comunicado

6 de outubro - Início das atividades letivas na Universidade Sénior do Rotary

Depois de um adiamento, as atividades letivas na Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira vão iniciar-se no dia 6 de outubro. Esta decisão foi tomada em conformidade com as orientações das organizações que congregam as universidades seniores a nível nacional. Por um lado, procurou ter-se em consideração o evoluir da situação no concelho, por outro, teve-se em conta a forma como decorreu o início das atividades letivas no ensino oficial.

A direção da Universidade reforçou as condições de segurança sanitária recomendadas pela Proteção Civil Municipal e pelo "Manual de Contingência para o Covid-19, das Universidades Seniores". Por isso, estamos confiantes de que a instituição, no seu todo, irá responder com sentido de responsabilidade ao desafio que se nos coloca.



A Direção da Universidade Sénior do Rotary C De S. João da Madeira.

29 de setembro de 20202

AVISO

Adiamento do início das atividades letivas na Universidade Sénior do Rotary


Em função da recente tendência para o aumento de casos em vigilância na nossa região e das recomendações feitas pelas organizações que congregam as Universidades Seniores a nível nacional, decidiu a direção da Universidade Sénior de S. João da Madeira adiar o início das aulas para princípios do mês de outubro, em data que será oportunamente divulgada. Agradecemos a compreensão de todos os interessados.


A Direção da Universidade Sénior do Rotary C De S. João da Madeira.14 de setembro de 2020

Abertas as inscrições para a Universidade Sénior.

Entre 14 e 18 de setembro, das 14.30 às 17.30h

Depois da mudança de instalações, a Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira prepara-se para iniciar as atividades letivas. As inscrições decorrerão nas novas instalações, entre os dias 14 e 18 de setembro, das 14.30 às 17.30h. As atividades letivas iniciar-se-ão no dia 21 de setembro. Recorda-se que a Universidade funciona, agora, nas antigas instalações da ACAIS, sitas na Rua Alão de Morais, nº 237.

O processo de mudança de instalações e de preparação do novo ano letivo tem sido assegurado por membros da direção e por um grupo de alunos voluntários, com a colaboração da Câmara Municipal. As instalações foram visitadas pela Proteção Civil Municipal, que definiu um conjunto de regras visando garantir uma utilização segura por parte dos alunos das diferentes disciplinas, em função das suas caraterísticas próprias. Foi, também, realizada a primeira reunião de professores, em que foram debatidas todas as particularidades de funcionamento do presente ano letivo. Deste modo, a direção da Universidade procurou que, dentro do atual quadro de emergência sanitária, tudo possa decorrer no estrito cumprimento das orientações que reforçam a prevenção da COVID-19 nas atividades presenciais letivas.

No presente ano letivo, a Universidade mantém a oferta formativa dos anos anteriores, esperando que, nas atuais condições, ela corresponda às expectativas de todos aqueles que nos têm acompanhado ao longo dos últimos quinze anos, bem como a todos os que a nós se quiserem juntar.

Bom ano letivo!

A Direção da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira.


Ano letivo de 2019/20

As nossas casas...

A "casa rosa", onde funcionou a Universidade até junho de 2020.

Quinze anos de recordações.

A Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira foi fundada no dia 5 de dezembro de 2005, por iniciativa do clube rotário, quando era seu presidente Fernando Laranjeira, sendo igualmente suas fundadoras as rotárias Ana Margarida Azevedo, Joana Mesquita e Susana Silva que, desde então, assumiu a direção da Universidade, cargo que tem mantido até hoje. A primeira aula foi ministrada pelo Dr. Magalhães dos Santos nesse mesmo dia, aos quarenta e dois alunos, os que então constituíam o corpo discente. Este projeto enraizou-se na vida social e cultural sanjoanense, envolvendo hoje mais de vinte professores voluntários e mais de cem alunos.

Até julho de 2020, a Universidade funcionou num imóvel alugado, sito na Av. Benjamim Araújo, nº334, a chamada “casa rosa”. O crescimento da Universidade, tanto qualitativa como quantitativamente, levou o Rotary Club a procurar, junto da autarquia, umas novas instalações que satisfizessem as necessidades da instituição.

A casa nova, sede da Universidade a partir de julho de 2020.

Um "regresso às origens"

O edifício da nova sede da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, um dos chamados “palacetes brasileiros”, muito comuns em S. João da Madeira, foi construído na década de 1950 por Hernâni Nicolau, que viria a ser presidente do Rotary Club de S. João da Madeira, no ano rotário de 1978/79. Com a morte de Hernâni Nicolau, e na ausência de herdeiros diretos, o imóvel acabou por ser adquirido pela autarquia e, posteriormente, cedido à ACAIS.

De certo modo, a cedência do palacete de Hernâni Nicolau ao Rotary Club de S. João da Madeira representa um “regresso às origens”. Se fosse vivo, o companheiro Hernâni Nicolau sertir-se-ia orgulhoso de ver a sua casa ao serviço da comunidade sanjoanense, porque esse é um lema de vida de todos os rotários.


As aulas síncronas por teleconferência.

Durante o período de confinamento, alguns alunos e professores da Universidade Sénior encontraram forma de continuar a atividade letiva, à semelhança do que se passava no ensino oficial. Assim, entre maio e finais de junho, as disciplinas de Bíblia e Português e Jornalismo continuaram a realizar as suas aulas, superando as dificuldades técnicas que foram surgindo. Foi uma experiência nova e frutuosa, que conseguiu vencer os obstáculos criados pelo vírus que nos atormenta a vida.

Aula síncrona de Bíblia

03/06/2020

Aula síncrona de Português e jornalismo

01/06/2020

Quatro meses passados...

Passaram quatro meses sobre a publicação do aviso de encerramento das instalações da Universidade, devido ao surgimento da pandemia COVID-19. Entre abril e julho, muitas coisas aconteceram. Os professores e alunos que dispunham de condições para realizar aulas por teleconferência, lançaram mãos à obra: primeiro Bíblia e, depois, Português e Jornalismo. Entretanto, outros factos iam acontecendo na vida da Universidade: as negociações com a Câmara Municipal para a mudança de instalações avançavam a bom ritmo: foi necessário também acertar com a ACAIS alguns pormenores relativos a equipamentos. Mesmo sem protocolo assinado, as chaves foram-nos entregues e, com o apoio da Câmara Municipal, começamos a transportar o nosso espólio para as novas instalações. Finalmente, chegou o grande dia.


No dia 29 de junho, a Câmara Municipal de S. João da Madeira e o Rotary Club assinaram um protocolo de cedência das antigas instalações da ACAIS, para a instalação da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira. A cerimónia de assinatura decorreu no salão nobre do Fórum Municipal com as duas entidades representadas, respetivamente, pelo presidente da Câmara Jorge Vultos Sequeira e pelo presidente do Rotary Ricardo Laranjeira, estando presentes a diretora da Universidade, Susana Silva, a vereadora da ação social Paula Gaio e outros elementos da Câmara e do Rotary.

Mãos à obra!

Nesse mesmo dia, à tarde, um numeroso grupo de alunos e professores, devidamente protegidos, lançou mãos à obra e começou por fazer a limpeza de parte dos espaços exteriores das novas instalações. No interior, faltam ainda realizar algumas pequenas obras e, depois, arrumar todo o espólio acumulado pela Universidade ao longo dos seus quinze anos de existência.


Limpando as instalações da "casa rosa"

Mudanças.

29 de julho - Assinatura dop protocolo Câmara-Rotary

29 de julho - As primeiras limpezas.

Aviso de Encerramento

Informam-se todos os interessados que, por motivo da nova epidemia do coronavírus, e em plano de contingência do mesmo, a Direção da Universidade Sénior decidiu encerrar as suas aulas a partir do dia 11 de março corrente, recomeçando as atividades no dia 14 de abril de 2020.

Aproveitamos para desejar a todos uma FELIZ PÁSCOA

10 de março de 2020

A Direção da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira

CARNAVAL 2020 - COM A ARTE NÃO SE BRINCA!

Mais uma vez, os nossos carnavalescos artistas marcaram presença no Carnaval das Escolas, convenientemente equipados com os artefactos das suas artes, porque, a brincar a brincar, com as artes não se brinca!

Para ver todas as fotos, clique em:


A UNIVERSIDADE FOI AO TEATRO

A SEVERA - FIGUEIRA DA FOZ

Mais uma vez a Universidade Sénior/Rotary organizou uma ida ao Teatro, fora de portas. Este ano a Direção decidiu uma ida à Figueira da Foz para assistir ao musical de Filipe La Féria, “ A SEVERA”. E em boa hora o fez , porque as 50 pessoas, entre alunos e alguns familiares, que encheram o autocarro não deram por tempo perdido a deslocação àquela cidade, no dia 13 deste mês, pese embora termos chegado a casa já depois das 2 horas da manhã.

Por: Jorge Rui Oliveira

(Para ler todo o artigo, clique na seta à direita)

A peça decorreu no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, numa magnífica sala de oitocentos lugares e que já se encontra esgotada para as 8 sessões que ali vão ter lugar nos próximos dias.

Trata-se de mais um excelente espetáculo de La Féria na linha de outros em que este encenador já nos habituou, com muita música, aparatosos cenários, guarda-roupas e efeito de luzes espetaculares, mas onde não faltou uma excelente história sobre a percursora do fado em Portugal, essa mulher chamada Severa, que, embora tenha morrido aos 26 anos, já deu origem a filmes e peças de teatro, tão marcante foi a sua curta vida. A cena passa-se nos anos 30 e 40 do século XIX no bairro da Mouraria, em Lisboa, onde Severa, rebelde e cantadeira de fado na rua e nas tabernas, filha de uma cigana, passou quase toda a sua vida. Mouraria, um bairro pobre, frequentado por mulheres de má fama, ciganos, pedintes, galegos e outros boémios, que passavam o tempo nas tabernas, mas onde apareciam também marialvas e marqueses que vinham dos salões da sociedade á procura de outros prazeres, junto das mulheres deste bairro.

A par da vida de SEVERA, La Feria foi-nos contando também o que se passava no País nesse período, através do narrador, Almeida Garrett, contemporâneo da fadista. E foi assim que podemos assistir aos duelos entre absolutistas e liberais e à intervenção da Rainha D. Maria II na guerra civil entre Pai e Tio, bem como a outras cenas da nossa História.

Foram duas horas e meia de espetáculo presos ao palco, tal a intensidade das cenas.

De referir que este musical esteve onze meses em cena, com lotações esgotadas, no Politeama, em Lisboa, fez esta curta incursão à Figueira da Foz e volta para Lisboa onde vai terminar as exibições.

Já passava da meia-noite quando iniciamos a viagem de regresso a S. João da Madeira, onde se notava uma geral satisfação, por mais este excelente programa organizado pela nossa Universidade.

Jorge Rui Oliveira

A UNIVERSIDADE EM PASSEIO I


Capela da Vista Alegre


No Museu Marítimo de Ílhavo


O grupo quase todo.

Passeio à Vista Alegre e ao Museu Marítimo de Ílhavo

Na primeira saída do ano, a Universidade Sénior organizou uma deslocação até ao concelho de Ílhavo para visitar 2 museus de inegável interesse: o Museu da Vista Alegre e o Museu Marítimo de Ílhavo.

Por: António Luís Costa

(Para ler toda a notícia, clique na seta à direita)


1 - MUSEU VISTA ALEGRE

Durante a manhã o grupo, a partir do Largo da Fábrica Vista Alegre, começou por visitar a Capela de Nossa Senhora da Penha de França, que é Monumento Nacional, e foi mandada edificar, no séc. XVII, pelo Bispo de Miranda e Reitor da Universidade de Coimbra, D. Manuel de Moura Manuel que era proprietário desta Quinta. No interior da capela e junto à Capela-Mor, encontra-se uma das obras tumulares mais ricas do país: o Mausoléu do Bispo, que o mesmo encomendou ao escultor francês Claude de Laprade. Esta estátua jacente - uma obra superior - está construída em pedra de Ançã e mostra o prelado nas suas vestes cerimoniais e coroado com a mitra.

Terminada a visita à capela o grupo seguiu para o Museu Vista Alegre onde se revela a história da Fábrica, iniciada a partir de 1824, pioneira em muitas vertentes, e a sua evolução na produção da cerâmica desde os séculos XIX e XX. São mais de 30.000 peças que aqui estão reunidas e que podem ser vistas de perto.

Depois da passagem pelo Outlet da empresa, para os visitantes fazerem as suas compras, seguiu-se o almoço na cantina da fábrica.

2 – MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Este Museu é testemunho da forte ligação dos ilhavenses ao mar e à Ria de Aveiro. A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia é uma referência patrimonial do museu. No entanto, outros temas preenchem as várias secções deste equipamento: Sala do “Faina Maior”; Sala da Ria; Sala das Conchas e Algas, etc., etc., e ainda o Aquário dos Bacalhaus, onde vários exemplares do nosso “fiel amigo” deambulam, se alimentam e vivem, diante dos nossos olhos. Tivemos a oportunidade de ver o “bacalhau demolhado”, no aquário, claro!

Acabado o passeio pode dizer-se que, num dia que se apresentou cinzento e triste, os participantes (42) regressaram de Vista Alegre. Venham mais…

O aluno António Luís Costa

Universidade Sénior - Escola João da Silva Correia

Leituras partilhadas

No passado dia 17 de dezembro de 2019, a turma de Português e Jornalismo e o Grupo de Poesia deslocaram-se à Biblioteca da Escola Secundária João da Silva Correia, a convite da professora Ana Paula Oliveira, para uma sessão de "Leituras partilhadas" sobre o tema "Natal". Alunos e professores fizeram leitura de vários poemas alusivos à quadra, o que resultou num momento de convívio e de partilha muito agradável. No final a Biblioteca da escola ofereceu também um simpático lanche a todos os presentes.

ALMOÇO DE NATAL -2019

Almoço de Natal

O Pai Natal

Muitos Pais Natais

Muita dança

26 de outubro de 2019

Um almoço de Natal pleno de convívio, amizade e animação

No passado dia 7 de Dezembro, alunos, familiares e professores da Universidade Sénior e membros do Rotary de S. João da Madeira reuniram-se no habitual almoço de Natal, que se realizou no Restaurante Fénix da nossa cidade.

Jorge Rui Oliveira

(Para ler todo o texto, clique na seta da direita)

A Diretora da Universidade, Drª Susana Silva , começou por saudar e agradecer às mais de cem pessoas que não quiseram faltar a mais a este animado e concorrido convívio, aproveitando para informar que o encontro teria duas partes distintas, começando pelo repasto e acabando com um período de animação, com a participação dos alunos de turmas da Universidade.

Assim, aberta a sala, foram saboreadas umas excelentes e apetitosas entradas, seguindo-se um creme de legumes e um assado de vitela acompanhado de um bom vinho da região do Douro.

Como a festa também era dedicada aos mais novos, e para os livrar da ansiedade, o Pai Natal apareceu com o seu saco de prendas, para animar a dezena de crianças presentes, filhos e netos dos convivas.

Já com os estômagos afagados, a Direção da Universidade aproveitou este intervalo para presentear com um “miminho” todos os professores que, de uma forma voluntária e desinteressada, têm dado o seu contributo para que o projeto da Universidade Sénior/Rotary continue a proporcionar à comunidade desta região um lugar onde as pessoas possam manter uma vida activa, depois de muitos anos de trabalho. Após saboreadas as excelentes sobremesas e tomado o imprescindível café, a Diretora, Drª Susana anunciou a abertura do período de animação.

Entretanto, aproveitando este intervalo, o Presidente do Rotary Club de S. João da Madeira, Ricardo Laranjeira, usou da palavra para desejar um Bom Natal a todos os presentes, enaltecendo também o papel que Universidade Sénior tem desempenhado junto da população.

Seguiu-se então a parte recreativa com um programa variado constituído por um momento de teatro, peça “Poupem o Pai Natal”, recitação de poemas e textos, danças de salão, o grupo de folclore da Universidade e, para terminar em beleza, o Coro e depois a Tuna, que acabou por dar uma ajudinha ao “Jingle Bells” das turmas de Inglês. Neste ambiente de festa e grande animação, a convite do Prof.Filipe, os presentes acompanham animadamente as canções, interagindo com a Tuna. E foi a diretora da Universidade a deixar a última mensagem: “Feliz Natal para todos!” A festa acabou com a chegada da noite e a partida dos convivas, sinal que o dia tinha sido bem aproveitado.

7 de Dezembro de 2019

Jorge Rui Oliveira (Aluno da Universidade Sénior)


RECEÇÃO AOS CALOIROS


O presidente do Rotary com membros da direção.


Aspeto geral da sala

26 de outubro de 2019

Jantar de receção aos caloiros


Como já é tradição, a Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira promoveu, no passado dia 25 de outubro, o jantar de receção ao “caloiro”, uma forma de dar as boas-vindas aos novos alunos e de os integrar na Instituição, como salientou, na intervenção de boas vindas, a diretora da Universidade, Susana Silva.

Jorge Rui Oliveira

(Para ler todo o texto, clique na seta da direita)

A diretora da Universidade aproveitou para lembrar o espírito de colaboração que mantemos com outras instituições locais e regionais, como acontecera, nessa mesma tarde, em que a Tuna da Universidade abrilhantara os festejos dos 128 anos da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis. Também o Presidente do Rotary Clube, Ricardo Laranjeira pronunciaria uma breve alocução, com palavras de agradecimento e incentivo a todos aqueles que têm contribuído para o crescimento da Universidade Sénior, a sua direção, os professores voluntários e os alunos.

Mais tarde, os novos alunos fizeram a sua apresentação e em voz alta e, perante os cerca de 70 colegas, membros do Rotary Club e alguns familiares presentes, prestaram juramento solene, comprometendo-se a cumprir os deveres para com a Universidade Sénior. Após a assinatura do compromisso de honra, os novos alunos participaram no habitual período lúdico, oportunidade para se criar um clima de descontração e boa disposição.

Durante o jantar, confecionado por uma dedicada equipa de cozinheiras alunas da Universidade, passou entre os presentes um porco-mealheiro cuja coleta reverterá a favor da campanha rotária “Fim à Polio”, de combate à poliomielite, cujo dia internacional ocorrera na véspera, dia 24 de outubro.

O encontro terminou num ambiente de excelente disposição, marcando assim o início do ano de 2019/2020 que se deseja de mudança, porque alicerçado na sólida esperança de que boa parte do ano letivo e o próximo jantar do caloiro venham a decorrer já nas novas instalações da Universidade.

Jorge Rui Oliveira

17 de setembro de 2019

Reunião Geral de Alunos

Marcando o início do ano letivo de 2019/2020 da Universidade Sénior /Rotary de S. João da Madeira, realizou-se no dia 17 de Setembro, nas instalações da Instituição, a habitual Reunião Geral de Alunos, presidida pela Diretora, Drª Susana Silva, estando também presentes os elementos da Direção, Profª. Joana Mesquita e Dr. Celestino Pinheiro, este também Presidente do Conselho Pedagógico.

Jorge Rui Oliveira

(Para ler todo o texto, clique na seta da direita)

Na abertura desta reunião, a Drª Susana dirigiu-se aos 50 alunos presentes para lhes dar as boas vindas e desejar um bom ano, tendo uma atenção especial e de carinho para aqueles que vão frequentar a Universidade pela primeira vez.

De seguida foi distribuído o horário para o ano que estamos a iniciar, tendo a Diretora esclarecido que ainda poderá sofrer algumas alterações, desde que haja concordância entre alunos e professores e disponibilidade de salas. Assim, nesta reunião e por sugestão de alguns alunos, já foi possível trocar os horários das aulas de danças de salão e folclore.

A Drª Susana Silva aproveitou também para fazer o ponto da situação sobre a mudança para as novas instalações. Dado que os serviços da Câmara Municipal estão absorvidos nas escolas neste arranque do ano escolar, a intervenção desses serviços no nosso prédio sofreu algum atraso. É convicção contudo que vai ser possível proceder à mudança no decorrer do primeiro período, pelo que na altura própria vai ser necessário mobilizarmos toda a gente para colaborar nesta tarefa.

O Engº Renato Santos, Professor de Informática, falou sobre esta Disciplina para tentar acertar os horários, indo ao encontro de sugestões de alguns alunos. Informou também que para a aula de iniciação das 4ªs Feiras ainda há vagas em aberto.

Apresentado o Prof. Augusto para a aula de “Boccia”.

A Drª Susana informou também que a Profª. Paula está disponível para uma aula de internet/redes sociais. Assim, todos os alunos interessados em frequentar esta aula deverão proceder à inscrição. A aula poderá ter lugar na Universidade Sénior ou na Biblioteca.

O Dr. Celestino Pinheiro informou que desistiu da ideia do livro “As Farpas” de Eça de Queirós para a disciplina de Português e jornalismo do corrente ano, pois as edições disponíveis no mercado são muito volumosas e a preços pouco acessíveis. Por isso aceita sugestões para escolha de uma obra.

Depois da troca de impressões entre os alunos presentes, optou-se pelo livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis” de José Saramago.

Seguidamente a Drª Susana Silva informou que o jantar de receção ao caloiro efectuar-se-á no dia 18 de Outubro. Já quanto ao magusto de S. Martinho, almoço ou jantar de Natal e outros eventos para o 1º período, serão anunciados oportunamente.

Foram também solicitadas sugestões para os passeios e outras iniciativas. Estas sugestões devem ser colocadas na caixa respetiva que foi criada para o efeito.

Por último, e como habitualmente, interveio a Profª Joana Mesquita para fazer o apelo habitual sobre a necessidade de se pagar as propinas até ao dia 8 de cada mês para fazer face aos encargos fixos que a Instituição tem de satisfazer mensalmente.

Lembrou também que, possivelmente por esquecimento, ainda há atrasos de alguns alunos no pagamento das propinas de Maio e Junho, fazendo um apelo para a regularização desses meses.

Eram cerca das 17H30 quando a Diretora deu como concluídos os trabalhos, com votos de um bom ano para alunos e familiares.

As aulas iniciam-se no dia 23 de Setembro.

Jorge Rui Oliveira

Aspeto geral da sala.


A mesa da reunião.


Para ler ou consultar textos e fotos de anos anteriores, utilize o menu lateral, ou faça pesquisa no canto direito do alto da página (sinal de lupa).