Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira
O programa previamente definido e do conhecimento de todos, tinha tanto de auspicioso como de ambicioso, aliás o que veio a conformar-se. Só um excelente planeamento e uma equipa eficiente poderia tornar realidade a vastidão e diversidade das iniciativas, tão diversas como os percursos citadinos, as deslocações ao mundo rural, a oportunidade de contemplar as maravilhas da obra resultante da atividade sísmica e vulcânica tão patentes em todos os pormenores desde os monumentos, às festividades e religiosidade intrínseca, assim como da paisagem paradisíaca, flora e agricultura, esta, nos dias hoje, baseada nas pastagens com predomínio da produção animal de vacas leiteiras, componente com elevada tradução económica na produção de leite e seus derivados.
Tivemos ainda oportunidade de admirar outras produções, para muitos desconhecidas, como o chá, único local no perímetro da Europa, o Ananás, diferente do mais comum abacaxi, e ainda que incipiente a produção de vinho para consumo local, porém cultivado em condições sui generis e imaginativas: dentro das designadas “curraletas”, espaços com cerca de 6 a 10 m2 cercados por pequenos muros de proteção, especialmente dos ventos que, nestas ilhas são timbre constante tendo presente que, segundo os locais, raro é o dia em que não ocorrem as quatro estações.
Para se fazer uma descrição exaustiva, seria necessário grande espaço e poderia ser fastidioso, tornando-se menos atrativo. Contudo, e como síntese, registe-se:
ILHA TERCEIRA: ANGRA DO HEROÍSMO, PRAIA DA VITÓRIA E CENTRO DA ILHA, NOS DIAS 25 E 26:
. Visita guiada à cidade de Angra, riquíssima em história e património da Unesco;
. Subida ao Monte Brasil com passagem pelas muralhas do Forte de São João Batista;
. Travessia da Ilha, de norte a sul, vista das piscinas naturais, com passagem pelas zonas rurais e paragem nas Quatro Ribeiras, considerado como um dos primeiros povoados da iIha e onde tivemos oportunidade de contemplar a sua Igreja e Império do Espírito Santo.
. Subida à Serra do cume, com surpreendente vista para o Vale da Achada, considerada a manta de retalhos que é a maior planície Açoriana. Passagem pelo Algar do Carvão ( chaminé de vulcão);
. Paragem na fábrica do Queijo Vaquinha, com provas e relaxe;
ILHA DE SÃO MIGUEL: PONTA DELGADA, LAGOA DO FOGO E FURNAS, DIAS 27, 28 E 29:
. Passeio a pé pela cidade de Ponta Delgada, visita a monumentos de que se destaca: Igrejas de S. Pedro, de São Sebastião e de Nossa Senhora da Esperança, esta com especial simbolismo pela imagem do Santo Cristo. No percurso ainda houve tempo para contemplar o Palácio da Conceição, onde se encontra sediada a Presidência do Governo Regional;
. Passagem por Vila Franca do Campo, primeira capital Açoriana;
. Visita às Furnas com visita às Caldeiras, fumarolas das furnas;
. Parque Terra Nostra e Lagoa das Furnas, onde tivemos o privilégio de ver sair o cozido retirado dos buracos do solo, seguido de repasto com o mesmo;
. Passagem pelo inesquecível Miradouro do Pico do Ferro;
. Prova de variados licores na Ribeira Grande;
. Subida à serra da Água do Pau, com paragem na Caldeira Velha e miradouro sobre a Lagoa do Fogo;
. Subida ao maciço montanhoso das Sete Cidades, Miradouro do Pico do Carvão Vista do Rei com destaque para as deslumbrantes e únicas vistas para as lagoas Verde e Azul;
. Passagem pela lagoa das Sete Cidades, seguindo para o Miradouro do Escalvado onde contemplamos as fajãs lávicas de Mosteiros e Ferraria, obras da natureza em pleno mar.
O que aqui se regista pretende, apenas, dar uma pálida imagem de tudo aquilo que só é possível viver desfrutando nos respetivos locais. É, ainda, o momento oportuno para sugerir que não se deve desperdiçar uma eventual oportunidade de viver a maravilhosa aventura da descoberta deste território que é nosso mas desconhecido de muitos.
Finalmente, uma nota de reconhecimento pelo empenho e resultados conseguidos com a organização que teve ao leme a nossa Diretora Drª Susana e a magnifica eficiência dos agentes de viagem, quer nas partidas e chegadas, mas particularmente nos guias que nos acompanharam, esclareceram e ajudaram, competências merecedoras de elogio.