Carnaval

Participação no Carnaval das Escolas 2019

Gente fina é outra coisa! Enquanto não vivemos no palacete, vamos ensaiando nos trajes. A Universidade Sénior do Rotary C SJM no Carnaval das Escolas - 2019

A Universidade Sénior/Rotary presente na 37ª Edição do Carnaval das Escolas

Para ver todas as fotos clique em: O Chapéus da Universidade Sénior / Rotary

O “CHAPÉU” foi o tema central para a 37ª Edição do Carnaval das Escolas de 2018. E nada mais oportuno, pois esta peça de vestuário deu origem a que S. João da Madeira se tornasse, entre finais do Século XIX e meados do Século XX, no maior centro produtor de chapéus , dando trabalho a dezenas de milhares de pessoas da nossa região.

E podemos dizer com toda a propriedade que chapéus houve muitos e variados neste Carnaval, pois imaginação não faltou também para dar vida e cor a este adereço desde os mais discretos aos mais ousados.

E a Universidade Sénior/Rotary de S.João da Madeira, como já é tradição, não faltou à chamada, fazendo-se representar com um grupo de 25 alunos que desfilaram quase no início do cortejo logo a seguir ao Agrupamento de Escolas João da Silva Correia. E lá iam eles e elas marchando e dançando exibindo também os seus elegantes e originais chapéus especialmente seleccionados para este evento.

O itinerário deste ano foi ligeiramente diferente do habitual pois, o corso que saiu da Avenida da Misericórdia, percorreu a partir do Hospital toda a Avenida Renato Araújo passando pelo Mercado, seguindo depois para a Praça Luís Ribeiro, para a concentração de todos os grupos onde tiveram a oportunidade de exibirem uma interessante coreografia na presença do Presidente da Câmara Municipal e outros elementos da Edilidade.

De referir que no Carnaval deste ano participaram os caretos de Podence, Macedo de Cavaleiros, que vieram dar muita cor e animação ao corso.

Parabéns a todos os elementos da nossa Universidade que participaram no Carnaval das Escolas

Jorge Rui Oliveira

Carnaval das escolas 2017

Universidade Sénior evoca os 90 anos do concelho.

Garbosos, como sempre, os carnavalescos da Universidade Sénior desfilaram pelas ruas de S. João da Madeira, mostrando lugares e personagens dos 90 anos da emancipação concelhia. E chegaram inteiros ao Estádio Conde Dias Garcia, com energia para dar e vender. Parabéns a todos.

Jantar de Carnaval

No dia 24 de fevereiro, juntaram-se na cave da Universidade, algumas dezenas de foliões comensais, para o Jantar de Carnaval. Além dos rojões da Terezinha e C.ª, a proposta incluía um desfile de máscaras, com concurso, prémios e tudo! E não faltou um Rei, com sua Rainha, porque, sem eles, nem parecia Carnaval. O NRDC aproveitou a ocasião para levar a cabo uma atividade de recolha de fundos, a favor de uma causa solidária. A presidente do Rotary Club, Conceição Laranjeira, dirigiu breves palavras aos presentes, que se podem resumir numa só: "Divirtam-se!" E foi isso que se fez. Do concurso de máscaras resultou o primeiro prémio para a Bruxa Laura e o segundo para um Batman pequenino, mas cheio de energia. Sem desmerecimento para os restantes concorrentes!. Balanço: foi uma noite bem passada, com desejos de repetição nos próximos anos.

(Fotos: Germano Resende)

2013 - A Universidade Sénior no Carnaval das Escolas

Mais uma vez a Universidade Sénior sentiu-se honrada pelo convite para participar no desfile de carnaval da nossa cidade, realizado no dia 2 de fevereiro, Sábado.

Esteve um dia frio e ventoso, mas o sol brilhou sempre. O entusiasmo também!

Quero começar por realçar as centenas de figurantes das diversas escolas da cidade, que participaram e abrilhantaram o desfile, num esforço notável de organização.

A presença de muitos milhares de pessoas na assistência, demonstra o interesse e a utilidade deste evento, para a população da cidade.

O tema com que a universidade sénior se apresentou no desfile, foi água, ou melhor, a falta dela.

Com efeito, no mundo a falta de água potável afeta 900 milhões de pessoas, isto é uma em cada seis. Como se compreende facilmente, este problema origina doenças de todo o tipo, elevada mortalidade geral e sobretudo infantil, pobreza e fome. Um drama à escala planetária.

Para simular o esforço gigantesco que fazem centenas de milhares de mulheres africanas, para recolher diariamente a água, que lhes permita a sobrevivência, um grupo de alunas da nossa Universidade, vestidas com trajes regionais e transportando bidons e outros tipos de recipientes, retratou o melhor possível esta dramática realidade.

Também a Universidade quis lembrar o trabalho desenvolvido por Rotary Internacional no fornecimento de bombas de extrair água às populações afetadas pela seca, para que de uma maneira fácil, possam ter acesso ao precioso líquido, que se encontra armazenado no subsolo. Para recriar estes artefactos, a Universidade, socorreu-se de quatro alunos, dois deles enfiados numas caixas de cartão, simulando filtros e os outros dois transportando cada um artefacto, simulando uma bomba de água.

Na construção destes artefactos participaram alguns alunos e professores e a execução dos trajes regionais teve as mãos de fada de algumas alunas e da nossa diretora, que por isso estão todos de parabéns.

Para terminar, quero referir que a coreografia apresentada pela Universidade, foi bem conseguida e teve sucesso, como provam os aplausos e as muitas fotografias tiradas por particulares e também por alguns órgãos de informação.

PARABENS Á UNIVERSIDADE SÉNIOR.

03 Fevereiro de 2013

Serafim Almeida

A UNIVERSIDADE SÉNIOR NO CARNAVAL DAS ESCOLAS

Como habitualmente, a Universidade Sénior participou no Carnaval das Escolas de S. João da Madeira. Como tema do presente ano eram as figuras do imaginário infantil, os nossos jovens seniores mascararam-se de várias personagens que o leitor tentará adivinhar, observando as fotos seguintes. Entretanto, aguardamos reportagem escrita dos participantes e mais fotos de quem as possa disponibilizar.