Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira
Inauguração da Exposição de Pintura e Artes Manuais
Pelo décimo segundo ano consecutivo, os alunos e professores das turmas de Pintura e Artes Manuais da Universidade Sénior do Rotary juntaram-se na Biblioteca Municipal para mostrarem ao público os trabalhos realizados durante estes 10 meses. A cerimónia, também realizada no passado dia 29 de junho, contou com a presença do Presidente da Câmara, Jorge Sequeira; da nova Presidente do Rotary Club, Manuela Gay; da Diretora da Universidade, Profª Susana Silva; da Administração da Universidade, Profª Joana Mesquita; dos professores das disciplinas, Mónica Coutinho, Adelaide Ferreira e Jorge Miguel.
Após uma circunstanciada visita aos trabalhos expostos, usaram da palavra a Diretora Susana Silva, que enalteceu o trabalho realizado durante o ano; o presidente da Câmara, Jorge Sequeira, lembrando que os trabalhos expostos eram todos de mulheres, começou por salientar o papel da mulher na sociedade portuguesa atual e a evolução que se verificou no seu reconhecimento ao longo das últimas décadas; depois, lembrou o papel da Arte na formação integral do ser humano, convidando os presentes a visitarem o Núcleo de Arte da Oliva, com “o terceiro espólio mais importante de arte moderna, ao nível do país”. Disse, ainda, que o espaço da Biblioteca estará sempre à disposição da Universidade Sénior do Rotary e de outras instituições para a mostra dos seus trabalhos. Os trabalhos podem ser apreciados até ao dia 31 de agosto, registando-se a disponibilidade da direção da Biblioteca para acolher esta exposição.
Sarau de fim de ano letivo
A noite do dia 30 de junho foi preenchida com o Sarau de Fim de Ano Letivo da Universidade Sénior do Rotary, realizado nos Paços da Cultura, com uma sala praticamente cheia. O espetáculo constituiu a oportunidade de algumas das cercas de vinte disciplinas, lecionadas na Universidade, apresentarem o fruto do seu trabalho.
Em primeiro lugar, atuou o Grupo de Folclore, orientado pela professora Cristina Martins, mostrando uma maior variedade no seu reportório e um cada vez maior acerto na sua atuação, sinal de que esta nova aposta da Universidade está plenamente ganha, facto também comprovável nas aparições públicas que o grupo foi fazendo ao longo do ano. O espetáculo foi intercalado por momentos de poesia, pela respetiva turma, orientada pela professora Teresa Stanislau, poesia sentida e muito bem dita por grupos de inspirados alunos. O grupo de Aeróbica trouxe ao palco movimentadas danças, que desmentiram o mito da “terceira idade”, porque a idade é sempre a primeira, quando as pessoas persistem com uma atitude ativa e positiva perante a vida. Depois do Festival de Teatro, o grupo de teatro Anim’Arte voltou à carga com o seu “Beco Sem Saída”, desta vez em Nova Iorque, mas pareceu-nos que a altura dos edifícios não ajudou à consecução do objetivo, para gáudio da plateia, que se divertiu à “grande e à francesa” com as trapalhadas geo-amorosas dos viajantes, inventadas pela professora Cristina Marques. Faltava mencionar a Música, e música há muita na Universidade Sénior: o Coro e a Tuna (cuja direção esteve a cargo dos professores Graça Pinho e Filipe Oliveira), umas vezes separadamente, outras em conjunto, deliciaram-nos com belas melodias, a solicitar do público uma inestimável colaboração.
No final, depois dos sorteios programados, as professoras Susana Silva e Joana Mesquita (diretora e administração da Universidade Sénior do Rotary, respetivamente), encerraram formalmente o ano letivo, agradecendo a todos os professores e colaboradores e apelando à inscrição de novos alunos, pois a instituição está aberta a todos os que desejam manter um estilo de vida ativo, independentemente da sua formação escolar, pessoal ou profissional. Também a presidente do Rotary Club, Manuela Gay, agradeceu a todos os presentes, enaltecendo o empenho e magnífico trabalho dos professores e alunos, durante mais um ano letivo, e desejando a todos umas muito merecidas e Boas Férias.