Reunião Geral de Alunos - 17/18

Reunião Geral de Alunos

Ano lectivo 2017/2018

Marcando o início do ano lectivo 2017/2018, realizou-se no passado dia 18 do corrente mês, na cave da Universidade Sénior, a habitual Reunião Geral de Alunos presidida pela Directora da Instituição, Drª Susana Silva, estando também presentes o Dr. Celestino Pinheiro, Presidente do Conselho Pedagógico e também Diretor da US. Marcaram igualmente presença, os Professores, Daniel Neto, Cristina Martins, Manuel Almeida e Armando Lousada. Numa reunião muito concorrida, onde compareceram mais de 70 alunos, a Drª Susana Silva deu as boas vindas a todos os presentes, dedicando uma atenção especial aos alunos que entraram este ano na Universidade.

De seguida, foi distribuído o horário para o ano que agora se inicia. Contudo, a Directora esclareceu de que se trata de um horário ainda provisório e com possibilidades de vir a sofrer alterações, por duas razões:

Há professores no activo que não têm ainda os horários totalmente definidos nas suas escolas e, por outro lado, em cada turma, os alunos e os professores, em conjunto, poderão acordar alterações nas horas das aulas, mas tendo sempre em conta a disponibilidades das salas.

Foram também anunciadas datas para os seguintes eventos:

· 7 de Outubro – Participação da Tuna e Coro no Concerto “Melodias de sempre” na Casa da Criatividade, para comemorar os 90 anos do Município Sanjoanense e os 90 anos de vida do maestro Manuel Pereira de Resende.

· 12 de Outubro – Jantar de recepção ao “Caloiro”

· 17 de Novembro – Magusto de S. Martinho

· 15 de Dezembro – Sarau de Natal

A Drª Susana informou que vai iniciar diligências junto das agências de viagens, para tentar programar um passeio a Budapeste, ou Polónia, no próximo ano. Contudo, as pessoas que estiverem interessadas devem desde já manifestar-se e fazer uma pré-inscrição para se saber se há um número mínimo de pessoas para se discutir os preços. As reservas junto das agências devem ser efectuadas até ao final do ano, pois de contrário os preços disparam a partir de Janeiro como aconteceu no ano passado, inviabilizando o passeio.

Quanto ao passeio interno, de 2 dias, Belmonte (Castelo Branco) é uma das hipóteses. No entanto há abertura para outras sugestões. O passeio de Português devrá ser à região minhota, englobando S. Miguel de Ceide, à Casa de Camilo Castelo Branco, autor que vai ser estudado naquela disciplina.

O Prof. Daniel Neto anunciou que no dia 23 de Setembro vai realizar-se uma caminhada guiada pelo património da cidade. A visita iniciar-se-á no Museu de chapelaria pelas 14H00. Todos os que pretenderem participar nesta caminhada devem inscrever-se previamente

Tendo em vista uma exposição que vai ter lugar no próximo ano, o Prof. Daniel Neto solicitou para quem tiver fotos antigas sobre S. João da Madeira ou personalidades sanjoanenses as faça chegar ao seu poder. Mas se não tiver e souber alguém que as tenha, peça autorização para fazer cópias. Todos os contributos nesta área são sempre bem vindos para se fazer a história de S. João da Madeira e das suas gentes.

O Dr. Celestino Pinheiro informou que este ano as aulas de iniciação à informática vão incidir mais no teclado, na vertente de escrita (Word).

Este Professor informou também que para a Disciplina de Português e Jornalismo foi escolhido o livro “Novelas do Minho”, de Camilo Castelo Branco. Quem não tiver esta obra, deve dar o nome, pois o Dr. Celestino fará encomenda dos livros em conjunto, saindo assim mais baratos.

Falaram ainda os Professores Manuel Lousada e Manuel Almeida sobre as disciplinas de ReiKi e Meditação.

A Professora Joana fez um apelo a todos os alunos para que façam um esforço no sentido de pagarem as propinas até ao dia 8 de cada mês. A Instituição tem despesas mensais fixas e para satisfazer todos os compromissos tem necessidade dessas verbas a tempo e horas.

Por último, falou novamente a Diretora, Drª Susana Silva, que em jeito de despedida referiu-se aos seguintes temas:

· Pretende que a Universidade funcione como um todo e não duas Universidades separadas: uma que funciona na cave e outra nas salas de cima, a maior parte das vezes sem saber o que se passa no outro lado, pois nota que não há convívio entre os alunos que frequentam estes dois espaços.

· Os alunos devem respeitar o andamento normal das aulas e não estar a interromper continuamente quer os Professores, quer os colegas, quando estão a falar. As aulas devem funcionar, evitando-se as constantes interrupções com a introdução de assuntos fora dos temas da aulas.

· Há muita espectativa de quem até final do ano letivo, se proceda à mudança da sede da Universidade Sénior para o Palácio do Conde.

· Foi dado conhecimento de que os seguros dos alunos contra acidentes pessoais foram integrados num seguro colectivo negociado pela RUTIS. A Universidade isoladamente não conseguia ter todos os alunos no seguro, devido à limitação de idades impostas pelas Companhias.

Eram cerca das 17H00 quando a Drª Susana deu como terminada a reunião desejando um bom ano e os maiores êxitos para a nossa Universidade no ano que agora se inicia.

Jorge Rui Oliveira