Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira
Dia 25 de Janeiro, cerca das 7H15, um autocarro dos Transportes Pinho partia da sede da Universidade Sénior/Rotary com uma delegação composta por 50 elementos da Instituição, chefiada pela nossa Diretora Drª Susana Silva, com destino à Assembleia da República.
Após uma curta paragem na área de serviço de Leiria para o cafezinho da manhã e satisfação de outras necessidades fisiológicas, chegamos ao Palácio de Bento, depois das 10H30, onde fomos recebidos pela Deputada Sanjoanense, Drª Susana Lamas e pela Directora das Relações Públicas do Parlamento, Drª Paula Cristina.
Esta visita, que já havia sido previamente combinada em todos os detalhes entre a nossa Directora e aquela Senhora Deputada, teve como objectivo mostrar aos alunos da nossa Universidade como funciona por dentro aquele órgão de soberania.
A deputada, Drª Susana Lamas, por se encontrar em reunião com o seu Grupo Parlamentar , não nos pôde acompanhar, cabendo essa tarefa à Drª Paula Cristina. Esta funcionária do Parlamento começou por fazer a história do Palácio de S. Bento. Trata-se de um edifício estilo neoclássico, da autoria de Baltazar Álvares, construído em finais do Século VI com o nome de Mosteiro de S. Bento da Saúde, para albergar os monges beneditinos. Contudo, o projecto inicial nunca chegou a ser totalmente executado, conforme tivemos oportunidade de constatar através do desenho original que nos foi exibido. Entretanto, com a extinção das ordens religiosas, o mosteiro passou para propriedade do Estado, tendo sido ao longo dos anos conhecido por outros nomes como: Palácio das Cortes, Palácio do Congresso, Palácio da Assembleia Nacional (Estado Novo) e Palácio de S.Bento (em memória do antigo convento).
Em finais do século XIX sofreu um violento incêndio que obrigou a grandes obras de restauração durante três anos.
Seguiu-se uma visita guiada pela Drª Paula Cristina pelo interior do Palácio onde tivemos oportunidade de passar pelas diversas alas e onde fomos contemplando as muitas obras de arte alusivas às diferentes épocas da História de Portugal.
Fomos também conduzidos até ao hemiciclo, onde sentados nos locais habitualmente reservados aos deputados, podemos ouvir mais esclarecimentos por parte da Drª Cristina sobre o funcionamento dos trabalhos parlamentares e onde cada um de nós teve a oportunidade de colocar diversas questões sobre este órgão de soberania.
Terminada a visita da parte da manhã, seguiu-se um pequeno intervalo no exterior para um curto passeio a pé até ao Jardim da Estrela, donde regressamos para o almoço servido no refeitório do Parlamento e aonde tivemos a liberdade de escolha entre um prato de peixe ou de carne. Concluído o almoço, iniciamos a segunda parte da visita que constou numa ida às galerias de Assembleia da República para assistir aos trabalhos parlamentares agendados para esse dia e que consistiram na discussão sobre o programa para os fundos comunitários da próxima década chamado “ Portugal 20-30”, apresentado pelo Governo, o qual se fez representar por, Augusto Santos Silva, Pedro Marques e Pedro Nuno Santos.
Foi com muito interesse que tivemos a oportunidade de assistir ao vivo às intervenções das diversas forças políticas, cada qual tentando apresentar propostas que entendem ser as melhores para o País.
Como entretanto havia horários a cumprir no regresso, tivemos que sair antes mesmo dos trabalhos terem terminado, mas com uma visão ampla de como as coisas funcionam na sede do poder legislativo.
Ao abandonar o Parlamento, os deputados Sanjoanenses, Drª Susana Lamas e Dr. João Almeida tiveram a gentileza de virem despedir-se pessoalmente de cada um de nós e agradecer a visita da delegação da Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira.
Eram cerca das 17H30 quando iniciamos o regresso a S.João da Madeira com uma ligeira paragem na área de serviço de Santarém para o lanche. Eram cerca das 21H00 quando o autocarro conduzido de forma competente pelo motorista Monteiro chegou à sede da Instituição, após termos vivido mais uma experiência inédita para a maioria dos elementos que integraram a delegação da Universidade Sénior/Rotary e donde saímos mais enriquecidos nos nossos conhecimentos.
No regresso, a nossa Directora, Drª Susana Silva, informou que a deputada Drª Susana Lamas fez questão de assumir pessoalmente a despesas com o nosso almoço no refeitório do Parlamento. Ficam aqui os nossos agradecimentos por este simpático gesto.
Jorge Rui Oliveira