Magusto

Magusto de São Martinho - 2018

O calendário deste ano proporcionou a comemoração do Magusto de São Martinho no dia seguinte á data oficial, ou seja dia 12. O facto teve o mérito de proporcionar um dia de bom tempo como manda a tradição.

A nossa Universidade Sénior tem sabido aproveitar bons pretextos para celebrar eventos com especiais significados e dimensões que ultrapassam o saudável convívio.

Foi assim, mais uma vez, com a realização de um lanche animado e recheado de iguarias para satisfazer gostos exigentes, denominado magusto de S. Martinho. Obviamente, não faltaram as castanhas assadas e a jeropiga, elementos conformes à tradição, para lá das castanhas de especial combinação com chocolate.

Participaram no repasto cerca de meia centena de comensais, número

que, apesar de aquém das expetativas, não impediu um divertido convívio, em ambiente acolhedor e familiar.

Para animar os cerca de cinquenta participantes, foi possível saborear algumas anedotas mais ou menos alusivas ao acontecimento.

Para completar a notícia, lembra-se que no site da Universidade estão disponíveis fotos esclarecedores do ambiente que rodeou esta iniciativa.

Considera-se pertinente apelar para uma maior participação neste tipo de atividades que respeitam a todos, naturalmente quando estão reunidas condições para tal.

Sublinhe-se com a merecida importância, reconhecer de forma pública os denodados esforços e o grande empenho quer da Direção quer das voluntárias senhoras da confeção das iguarias e caldo final, bem como do “combustível” a cargo dos cavalheiros. Parabéns e à espera da próxima oportunidade.

Finalmente e como nota de rodapé, foi dado conhecimento, com as aconselhadas reservas, da expetativa da mudança de instalações da Universidade para o palacete Conde Dias Garcia, estando na fase de ultrapassar aspetos técnicos e burocráticos que, presume-se, aconteça a curto prazo e na vigência da maioria dos alunos.

Jorge Almeida

MAGUSTO DE S. MARTINHO

Para ver mais fotos, clique em:

Magusto de S. Martinho - 2017

Por: Jorge Oliveira

Como tem sido apanágio, a nossa Universidade Sénior tem sabido aproveitar bons pretextos para celebrar eventos com especiais significados e dimensões que ultrapassam o saudável convívio.

Foi assim, mais uma vez, com a realização do jantar, denominado de magusto de S. Martinho. Este, teve como premissa as tradicionais castanhas, o vinho e a jeropiga. Porém, da ementa fez parte, ainda, como entrada, um bom caldo verde, seguido de rojões acompanhado de arroz corrido com feijão e, para quem quis, uma salada fresca.

Participaram no repasto cerca de meia centena de comensais, número que, apesar de aquém das expetativas, não impediu um divertido convívio, em ambiente acolhedor e familiar.

Convém sublinhar que, sendo este ano atípico no tocante à qualidade das castanhas, fomos brindados com uma “amostra” de excelente qualidade, tal como a jeropiga. E, para quem ainda teve apetite, abundantes sobremesas de frutas e muitos tentadores bolos ajudaram a animar a festa.

Festa que incluiu um concurso sobre cultura geral muito exigente, aliás, em perfeita consonância com o nível académico da Instituição, bem como mais de dez improvisadas quadras alusivas à quadra festiva, tendo sido submetidas a rigoroso, exigente e imparcial júri que votou como vencedora a seguinte:

Vinho e festa, o S. Martinho,

Grande amigo solidário!

Alegra a Universidade

Agita o Clube Rotário.

Para completar a notícia, lembra-se que no site da Universidade estão disponíveis fotos esclarecedores do ambiente que rodeou esta iniciativa.

Considera-se pertinente apelar para uma maior participação neste tipo de atividades que respeitam a todos, obviamente quando estão reunidas as condições para tal.

Finalmente, mas importante, reconhecer de forma pública os denodados esforços e o grande empenho quer da Direção quer das voluntárias senhoras da confeção culinária. Parabéns e à espera da próxima oportunidade.