Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira
(Continuação)
Devido a compromissos da nossa Diretora, Drª Susana Silva, a delegação foi chefiada pelos Professores Celestino Pinheiro e Joana Mesquita. Após uma breve paragem para o café da manhã na área de serviço Coronado/Trofa na A3 , continuamos a nossa viagem rumo a Póvoa de Lanhoso onde chegamos por volta das 9h30.
Aí chegados fomos recebidos por elementos da organização que distribuíram as pulseiras para o acesso ao almoço e nos encaminharam para o largo Veteranos da Guerra onde se concentraram todas as Universidades que participaram neste XI Encontro.
Após terem sido chamados ao palco os porta-bandeiras das Universidades presentes, coube ao Presidente do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, Dr. Jorge Magalhães inaugurar oficialmente o evento começando por dar as boas vindas às 15 Universidades que vieram desde Bragança a norte até Oliveira do Hospital mais a sul, tendo aproveitado a oportunidade para enaltecer a importância destes encontros e dissertando sobre o seu significado
Intervieram ainda, os Srs. Dr. Armando Fernandes, Vereador da Cultura da Câmara Municipal local, Dr. José Augusto, Presidente Distrital das Universidades Rotary, Drª Rosa Maria, Diretora da Universidade/Rotary da Póvoa de Lanhoso e uma representante dos alunos da mesma Universidade. Em todos os discursos foi destacado pela positiva o papel que estas Instituições desempenham junto das comunidades, possibilitando que uma faixa etária da população que teve uma vida ativa durante muitos anos continue a desenvolver uma atividade física e mental contribuindo assim para um envelhecimento digno e saudável.
Após as intervenções, a Universidade anfitriã ofereceu uma prenda a cada uma das Universidades participantes neste encontro e houve ainda um momento musical dum grupo de cavaquinhos composto por alunos da Universidade local.
De seguida, deu-se início ao tradicional desfile pela ruas da Vila da Póvoa de Lanhoso que terminou na Praça Engº Armando Rodrigues por volta das 12H30 e onde decorreu a construção de um mural coletivo alusivo ao encontro e em que todos puderam participar.
Como entretanto se aproximava a hora para refazermos energias, pois havia gente com muitas horas de viagem até chegar a esta Vila, fomos encaminhados para o Largo da Feira, lugar aprazível e com muito arvoredo, pois o calor que se começou a sentir àquela hora já pedia umas boas sombras.
E foi aí ao ar livre, que as mais de 600 pessoas que estiveram presentes neste encontro tiveram a oportunidade de restabelecer energias através de uns filetes de peixe e um lombo assado, acompanhados de um bom vinho, e sumos ou água e sobremesas.
Terminado o repasto e bem acomodados, pois o palco estava instado no mesmo largo, o Dr. Jorge Magalhães Presidente do Rotary de Póvoa de Lanhoso anunciou o início do 2ª parte do programa e que, como já é habitual, é composto por momentos musicais e onde cada Universidade dispõe de um tempo que vai de 10 a 15 minutos para exibir o seu programa que vai desde coros, grupo de cavaquinhos, cantares regionais, tunas, dança, grupo folclóricos e outros.
Neste momento foi também anunciado que o XII Encontro, em 2016, decorrerá na Trofa e o XIII, em 2017, em Oliveira do Hospital.
Eram cerca das 17H00 quando o Prof. Celestino Pinheiro foi ao palco anunciar a participação do Grupo Coral da Universidade Sénior de S. João da Madeira. O nosso Coral dirigido de forma superior pela maestrina Profª Graça Pinho interpretou quatro canções, a saber: “Luar do sertão”, “Os olhos da Marianita”, Domblai” e “Ó vida minha”. A avaliar pelos aplausos dos assistentes, podemos afirmar sem reservas que agradaram a quantos as ouviram.
Já passavam das 18H00 quando deixamos a Vila da Póvoa de Lanhoso em direção a S. João da Madeira e pelo caminho ainda tivemos a animação por parte de elementos do coro que interpretando cantigas populares foram-nos mantendo acordados até chegarmos à Sede da nossa Universidade por volta das 19H30. O Prof. Celestino aproveitou também para agradecer a todos os que participaram em mais esta grande jornada de convívio donde regressamos mais enriquecidos e lembrou o próximo evento a ter lugar no dia 15, sexta-feira: visita à Quinta de Tormes (Fundação Eça de Queirós), ao Museu Amadeo Souza Cardoso, em Amarante e à Estação Litoral da Aguda.
Para informação segue-se a lista das Universidades Seniores/Rotary que participaram neste XI Encontro:
Póvoa de Lanhoso, Ansião, Bragança, Chaves, Estarreja, Felgueiras, Oliveira do Hospital, Paredes, Póvoa de Varzim, Régua, S. João da Madeira, Sever do Vouga, Trofa, Viseu e Vizela.
Jorge Rui Oliveira