Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira
O calendário civil e religioso confronta-nos com uma quadra festiva que pode servir de paragem, reflexão, partilha de valores materiais e de inclusão.A nossa universidade tem sabido cultivar aqueles méritos e dar sentido à sua existência através de diversas e prestimosas iniciativas.
Ontem à noite, dia 12 de Dezembro de 2014, conseguiu congregar, num Jantar de Confraternização, acolhendo mais de 100 pessoas que, de forma abrangente, representaram a comunidade composta por membros do Rotary local, Professores, Alunos e Familiares, num ambiente de grande cordialidade e alegria, ambiente que extravasou a excelente refeição.
Para lá do repasto, os comensais puderam divertir-se como e com as crianças presentes que foram contempladas com generosas prendas distribuídas por um muito simpático e cativante PAI NATAL.
A magnanimidade da Direção foi extensiva aos Professores presentes com a entrega de lembranças que traduzem simbolicamente o reconhecimento pela sua ação altruísta a que nos habituaram.
Houve ainda tempo para descrever e leiloar uma pintura de um lenço sobre seda natural italiana, trabalho de grande valor artístico considerando a sua complexidade, oferta dos Irmãos Doutores Eva e Adão Cruz, cuja receita final reverterá para ajudar a suprir despesas e carências da nossa Sénior. Aos benfeitores um voto de louvor e reconhecimento. Bem hajam e oxalá inspirem outros mecenas da região.
Antes do encerramento e votos de Bom Natal ainda oportunidade para a leitura de textos alusivos à quadra da autoria do grande ativo Dr. Magalhães dos Santos e colaboração da nossa Diretora Drª. Susana. E, no final, um divertido diálogo entre dois divertidos comensais, o Dr. Flores e o Dr. Magalhães dos Santos, convencendo-nos dos benefícios do vinho. As provas foram irrefutáveis: o vinho só faz mal a quem não o bebe!
Esta crónica não pode encerrar sem uma menção de apreço e estímulo relativa ao profícuo trabalho voluntário, dedicado e competente que decorre na sombra dos comensais: todo o pessoal da cozinha. Cumprir esse apreço é um dever; esquecê-lo seria uma ingratidão que não pode ter lugar nesta comunidade e, especialmente, no Natal de 2014.
Paz e Alegria nestas festas E UM MELHOR 2015.
Jorge Almeida