XV Encontro de Universidades Seniores de Rotary

Universidade Sénior do Rotary CSJM - XV Encontro de Universidades Seniores de Rotary - 2019

Uma magnífica jornada de convívio e troca de experiências.

As universidades seniores de Rotary realizaram, este ano, o seu encontro anual em S. João da Madeira, no passado dia 18 de maio. Pelas dez horas, os seiscentos participantes encontraram-se na Praça Luís Ribeiro, para daí seguirem, num animado cortejo, até a Sala dos Fornos da Oliva.

A parte da manhã foi ocupada com visitas aos Museus do Calçado e da Chapelaria e ao Centro de Arte da Oliva, onde os visitantes puderam desfrutar o vasto acervo existente naqueles espaços. Para todos, foi uma agradável surpresa a forma como em S João da Madeira se cuida do património.

Pelas 12.30, as delegações dirigiram se à Sala dos Fornos, para a sessão de abertura, em que usaram da palavra a presidente do Rotary Club, Manuela Gay, a Diretora da Universidade Sénior, Susana Silva, o Presidente da Câmara Jorge Sequeira e o Governador do distrito rotário, Joaquim Branco. Todos foram unânimes em realçar a dimensão e a importância do encontro, na sua vertente convivial e cultural. O Presidente da Câmara explicou a forma como as instalações da histórica empresa Oliva foram recuperadas para novas utilizações e referiu outras vertentes do projeto turismo industrial.

Seguiu-se o almoço, a que se foi sobrepondo, na parte final, a atuação de grupos culturais de 14 das 16 universidades presentes. As apresentações estiverem a cargo do humorista sanjoanense Pedro Neves, que a todos cativou com as suas oportunas histórias acerca das localidades presentes e com o reportório da sua variada atividade de animador. Nas atuações das universidades, a criatividade foi a tónica dominante, com coros, grupos de dança e grupos instrumentais, fruto do trabalho das universidades, algumas recuperando tradições das suas terras. A encerrar a tarde, atuaram, em conjunto, o Coro e a Tuna da universidade sanjoanense, com alguns convidados a juntarem se à emoção da música e da despedida.

No final, era evidente a satisfação das universidades presentes e dos organizadores, desde a direção da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, às dezenas de alunos e professores que tomaram a seu cargo, com dedicação e sentido de responsabilidade, toda a logística do encontro. A propósito de tudo o que acontecera durante o dia, alguém reconhecia o que era o entendimento de todos: “imaginem o que seria a vida de muitas das pessoas que aqui estiveram, se não fosse o trabalho das universidades seniores.” Para o Rotary Club de S. João da Madeira, e para o movimento rotário em geral, esta foi a confirmação prática dos ideais máximos do movimento: “Dar de si, antes de pensar em si” e “Servir”. Parabéns a todos os que se empenharam nesta magnífica realização!

Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de São João da Madeira