Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira
No âmbito das atividades letivas, no passado dia 23 de abril, após o regresso das férias da Páscoa, teve lugar a centésima aula de HAC – História da Arte e da Cultura.
Tratou-se de acontecimento que deve ser sublinhado. Deve mesmo considerar-se marcante não só pelo entusiástico e coerente percurso até aqui, mas, sobretudo pelo rigor, empatia e comunicação de conhecimentos a que o Prof. Luís Mateus nos habituou.
Esta sessão foi dedicada à “CIÊNCIA NO RENASCIMENTO”.
Para enquadramento do tema, foram considerados dois grandes vultos de projeção mundial:
1 - ANDRÉ VESÁLIO, Anatomista de excelência, flamengo/Bruxelas onde nasceu em 1514, tendo falecido num naufrágio, ilha de Zante, 1564.
Pode ser considerado o fundador da Anatomia Cientifica.
2 – NICOLAU COPÉRNICO, nascido na Polónia em 1473, evidenciou-se na Astronomia, depois de estudar Filosofia, Medicina, Matemática, para lá da Astrologia, tendo, também, no seu riquíssimo curriculum Direito Canónico.
Foi em Itália que traçou as linhas mestras científicas do sistema do mundo ao colocar o Sol no centro do Universo.
Para uma avaliação dos avanços científicos foi relevante refletir sobre o enquadramento da época em que havia como que questões dogmáticas com diferentes perspetivas e que não podiam ser postas em confronto com novos avanços à luz da ciência.
Como síntese da histórica aula, foram referidas algumas características que deve estar presentes na busca de um mais profundo e que são apanágio dos investigadores, independentemente das áreas que se prossegue, destacando-se:
- Procurar a verdade com determinação;
- Ser perseverante, não desistindo por qualquer contrariedade ou dificuldade;
- Não se preocupar especialmente com o pensamento e valores dominantes;
- Procurar ter qualidades intelectuais superiores à média; e
- Dedicação às causas a que se dedica.
O encerramento da aula fez-se com um lanche em confraternização saudável com o Professor Luís Mateus e os muitos alunos da turma.
No próximo ano espera-se muitos mais interessados. O convite é público.
Jorge Almeida
(Aluno)
História da Arte e da Cultura
Dia Internacional da Mulher - Exibição do Filme “Água”
Aproveitando a comemoração do dia Internacional da Mulher, o Dr. Luís Mateus decidiu preencher a aula de “História da Arte e da Cultura” desta semana com a exibição do filme “Água”, considerando que esta temática ainda carece de muita reflexão, pois há ainda uma significativa parte do globo onde as mulheres são consideradas um ser subalterno.
Este filme dá-nos a conhecer a sociedade indiana em meados do século XX, onde as mulheres quando ficavam viúvas eram encaminhadas para refúgios, ali permanecendo
isoladas e sem quaisquer direitos até ao resto das suas vidas e sem poderem casar novamente.
Foi possível acompanhar o percurso por um desses refúgios de uma viúva de 8 anos, que nem sequer conhecera o marido pois os casamentos eram combinados entre famílias, mesmo sem o consentimento das noivas. Felizmente essa criança encontra dentro da casa uma jovem que se torna sua amiga e que tenta lutar contra esta situação, procurando refazer a sua vida.
Como se pode extrair do filme, as velhas viúvas, essas já sem quaisquer ambições, limitam-se a passar o tempo nesses “lares”, esperando pela morte. Já quanto às mais novas, tentam lutar por todas as formas para acabar com este modelo de escravidão, aproveitando também as ideias de Ghandi que entretanto começam a despertar para mudar o rumo destas tradições na sociedade indiana.
Ao Dr. Luís Mateus, que sabemos ser um coleccionador de bons filmes, os nossos agradecimentos pela oportunidade que deu à turma de poder ver este excelente documentário.
15 de Março de 2017, Jorge Rui Oliveira
SESSÃO DE CINEMA
"A Vida dos Outros"Universidades seniores de S. João da Madeira e Vale de Cambra
Jorge Rui Oliveira
Integrado no programa de História Universal que este ano tem vindo a tratar os acontecimentos do século XX, o Prof. Luís Mateus achou oportuno a exibição de um filme que se enquadra no tema das últimas aulas e relacionadas com as polícias políticas. Assim, no passado dia 26 de Novembro, no auditório da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira, tivemos a oportunidade de assistir ao filme “A Vida dos Outros”. Para além dos alunos da disciplina de História da nossa Universidade, foram convidados os alunos da Universidade Sénior de Vale de Cambra que se fizeram representar em grande número quase que enchendo o referido auditório, num intercâmbio simpático das duas Universidades
As cenas do filme passam-se na década de 80, do século XX, quando Erich Honecker governava a Alemanha Oriental (RDA) com mão de ferro e aborda de uma forma por vezes cruel, mas real, a atuação da Stasi, polícia secreta do regime. Neste filme é possível ver os métodos mais abjetos usados pela Stasi a qual chegava a vigiar durante 24 horas por dia a vida de cidadãos, receando contatos com o Ocidente, sendo os intelectuais aqueles que mereceram mais atenção por parte do poder político. Aliás, o guião do filme centra-se na atuação da Stasi relativamente a um casal em que ele era um escritor e ela atriz, tendo sido colocados dispositivos de vídeo na sua residência, através dos quais a Stasi controlava todos os seus movimentos, assistindo-se a uma autêntica devassa das suas vidas privadas.
Depois da queda do bloco soviético e da reunificação da Alemanha em 1990, a sede da stasi foi transformada em museu e é também o arquivo de mais de 1 900 000 processos de escuta levadas a cabo pela polícia política.
Foram 2H15m em que os espetadores ficaram presos ao ecrã com a máxima atenção e podemos afirmar sem exagero que não houve ninguém que não tivesse gostado deste excelente filme.
No final o Prof. Luís Mateus numa curta mas oportuna intervenção quis chamar a atenção, pois em alturas de crise há sempre a possibilidade do aparecimento de políticos populistas que tudo prometem para chegar ao poder mas que depois se transformam em perigosos ditadores, estando a História repleta de exemplos.
O Prof. Luís Mateus distribuiu ainda alguns impressos para que os alunos pudessem dar a sua opinião sobre o filme que tinham acabado de assistir.
Houve lugar ainda para um amável lanche servido no Bar da Escola onde os alunos das duas Universidades tiveram a oportunidade para se conhecerem melhor.
Jorge Rui Oliveira
Foto: Nelson Costa
A aula de História Universal do dia 30 de Abril teve lugar no auditório da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, com a exibição do filme O Pianista. Este excelente filme, realizado por Roman Polanski, aborda de uma forma muito cruel, mas real, o comportamento das tropas nazis durante a ocupação da Polónia e a perseguição efetuada aos judeus daquele País. Com a exibição deste filme o Prof. Luís Mateus, cujas aulas de História das últimas semanas têm sido focalizadas nas ditaduras do século XX, quis também chamar a atenção para os crimes cometidos contra a humanidade pelo mais sanguinário e horroroso regime - nazismo - que perseguiu e matou milhões de pessoas em toda a Europa.
Foi uma aula que durou mais de horas mas que prendeu até ao último minuto todos os alunos presentes, pois não é exagero exaltar mais uma vez a importância e a qualidade deste filme.
Já agora e como complemento é bom dizer que, durante a abordagem ao tema das ditaduras na Europa no século XX, o Prof. Luís Mateus tem tido a preocupação de alertar para o facto das ditaduras surgirem sempre em alturas em que os Países enfrentam crises profundas, pois são nesses momentos que as populações estão sempre mais recetivas ao aparecimento de indivíduos providenciais que prometem resolver todos os problemas das pessoas. Daí a necessidade de estarmos todos prevenidos quando aparecem em cena esses candidatos a ditadores.
Jorge Rui Oliveira
Aula de História no ano letivo de 2011-12
(Fotos enviadas pelo amigo António Luís Costa)
HISTÓRIA UNIVERSAL
Ano lectivo de 2011/2012
Aulas de História Universal orientadas pelo Prof. Luís Mateus.
Dando continuidade ao programa de História Universal, o presente ano lectivo tem sido dedicado aos acontecimentos mais marcantes do Século XX (Século do Povo).
Dos vários temas já estudados este ano destacam-se:
No plano nacional: a crise dos últimos anos da Monarquia que já vinham dos finais do século XIX e que deram origem ao regicídio e a implantação da República. O clima de grande instabilidade política que se instalou após a proclamação da República com as constantes revoltas e sucessivas quedas de governos, a entrada de Portugal na Guerra Mundial de 1914/1917.
No plano internacional: o aparecimento dos nacionalismos, os motivos que deram origem à Primeira Grande Guerra Mundial, a revolução russa de 1917 e o movimento comunista, a sociedade de consumo, a indústria automóvel e a produção em série, a criação do cinema, a grande depressão americana de 1929.
O tema da grande depressão americana de 1929 que provocou milhões de desempregados, miséria e fome generalizada, afectando igualmente muitos outros países, foi estudado com grande detalhe até para nos consciencializarmos que a crise que se vive actualmente não é única, pois o mundo já teve outras mais graves que foram ultrapassadas.
Neste momento as aulas incidem sobre as 4 ditaduras que se instalaram na Europa a partir da década de 30 do século XX (Hitler, Mussolini, Franco, Salazar), bem como os motivos do seu aparecimento.
Em várias aulas o Prof. Luís Mateus tem recorrido à exibição de vídeos como suporte, o que torna o estudo dos temas mais aliciante e de mais fácil compreensão.
Jorge Oliveira
Ano letivo de 2010-11
Aula alargada de História Universal
Decorreu no passado dia 21 de Junho, entre as 16.00 e as 19.00 horas, uma aula alargada de História Universal subordinada ao tema A GUERRA CIVIL AMERICANA 81861-65). A atividade teve início com uma palestra ministrada pelo professor Luís Mateus, a que se seguiu um período de debate e de troca de impressões entre os participantes, como tem vindo a ser hábito nestas aulas. A sessão terminou com a projeção da primeira parte do filme "Cold Montain" alusivo ao tema.
Prof. Luís Mateus