Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira
Serafim Almeida
No passado dia 19, pelas 21h30, foi representada a peça de teatro, "Um beco sem saída", escrita e ensaiada pela aula de Teatro da Universidade Sénior de São João da Madeira, na Casa da Criatividade, a mais moderna sala de espetáculos da cidade.
Para ler todo o texto ,clique Aqui
Para ver mais fotos, clique
O cartaz dizia "Vamos ao cinema!" E nós fomos. E pudemos ver um grupo de estrelas da nossa Universidade, contratadas pelos estúdios Anim’Arte, representar grandes clássicos do cinema, cowboys dos maus, índios assim-assim, apaixonados loucamente, cantores e violeiros de grande nível, regressos ao passado e ao futuro, tudo exatamente como nas velhas fitas do far-west. Às vezes até cheirava a pólvora! E, com um só bilhete, fomos ao teatro e ao cinema! Não é todos os dias… Parabéns à encenadora, ao cenógrafo, à equipa técnica e aos atores! Foram maravilhosos!
OS PEDRADALENSES FORAM À CIDADE - X FESTIVAL DE TEATRO
No dia 21 de abril, os pedraradelses foram mesmo à cidade e botaram figura. A Casa da Criatividade foi testemunha da épica aventura dos nossos valorosos viajantes do tempo e do espaço. É certo que, depois de uma atribulada experiência de convívio com a gentes e os hábitos da vida novaiorquina, as saudades da vaquinha Mimi roeram na consciência de alguns. Mas valeu a pena: o bicho, graças a um mágico túnel do tempo, também teve direito a saborear um pouco da experiência cosmopolita. No final, o amor pela sua terra falou mais alto e lá regressaram todos à Pedrada, não muito felizes com a experiência, mas levando certamente muito que contar.
Quem também fica com muito que contar é este corajoso grupo de Teatro ANIM'ARTE, superiormente dirigido pela professora Cristina Marques, que continua a pisar o palco com a sua habitual entrega à arte dramática. Parabéns a todos os que participaram e colaboraram!
Fotos em: Os Pedradalenses vão à cidade
Grupo de Teatro Anim'arte - XI Festival de Teatro de S. João da Madeira
"Uma Rua Portuguesa" e bem portuguesa!
Mais uma vez, o Anim'Arte, grupo de teatro da nossa Universidade, animou o Festival de Teatro de S. João da Madeira, contando-nos as aventuras e desventuras de homens e mulheres de "uma rua portuguesa". Rapazes casadoiros, raparigas idem, ceroulas tesouradas no estendal da roupa, exposição internacional de ceroulas, de tudo isto e de muito mais constou a peça deste ano. E, no final, as que não casaram também não ficaram "encalhadas" e, como prova disso, trouxeram as fotos dos amados dependuradas em cruzetas. Sugerimos-lhes que casem por procuração.
Como pano de fundo da brilhante atuação do grupo, um belíssimo cenário composto por dois painéis com um renque de janelinhas enfeitadas, onde as donzelas e as menos donzelas iam dando os seus palpites a propósito da concorrência e de outras coisas. O grupo está todo de parabéns, em particular a sua incansável encenadora , Profª Cristina Marques, que, mais uma vez, puxou do fundo da sua imaginação uma história que a todos deixou bem dispostos .
Fotos: José Soares
Clique em : Mais fotos no Facebook da Universidade
Festival de Teatro - Grupo Anim'arte
"Do céu aos trambolhões"
Uma falha geológica preservou uma aldeia pré-histórica onde um cidadão do século XXI foi parar…aos trambolhões…Terá sido ficção?!... Não! Foi mesmo verdade e,para o atestar, aqui ficam as fotos do grupo de teatro ANIM'ARTE , em plena atuação,no passado dia 29 de abril na Casa da Criatividade. E que atuação! Parabéns à Profª Cristina Marques, aos maravilhosos atores e a todos os que contribuíram para a realização do fantástico fenómeno.
Anim'Arte - 2013/14
“ Último turno” no Museu da Chapelaria
O Dia internacional dos museus, em comemoração nos dias 17 e 18 de maio e subordinado ao tema “As coleções criam conexões”, foi vivido no Museu da Chapelaria pela encenação do último turno, onde participou o grupo Anim’Arte.
O público assistiu a vários quadros encenados que apresentaram o percurso da laboração e recordaram histórias aí vividas: as mulheres que vinham trazer a ceia e “assoalhavam” piadas e comentários no seu diz-que-disse, os operários que, após o toque da sirene, invadem a fábrica e ocupam os lugares de trabalho, os problemas dos que trabalhavam na zona do pelo, a “igualdade” trazida pela misturadora, o espectro do desemprego anunciado pela Multiroller, o aprendiz que aprende a vida nos recados que faz, a fula e as doenças, o laboratório com as cores do arco-íris, a afinação e o chapéu do patrão, a enformação de chapéus e de sonhos, a batedeira na sua rotina intra e extra-muros, a costura e os namoricos, a apropriagem e o tuberculoso, a decisão do patrão…
O ambiente recriado, a média luz e um público atento e expectante foram o retoque final desta noite artisticamente representada…
Profª Cristina Marques
VIII Festival de Teatro de S. João da Madeira
ANIM’ART –UNIVERSIDADE SÉNIOR DE S.JOÃO DA MADEIRA
HISTÓRIA(S) DE PORTUGAL
Integrada na programação do VIII Festival de Teatro de S. João da Madeira, no passado dia 28 de Abril, pelas 21h30, a nossa Universidade Sénior, levou a cena uma peça que representou e caricaturou algumas divertidas Lendas e História recriando particularidades dos reinados de D. Afonso Henriques, D. Dinis e D. Sebastião.
Sempre num clima de boa disposição e jocosidade, foi possível manter a plateia de cerca de centena e meia de espetadores muito atentos e que no final denotou apetência por mais.
Os atores tiveram um desempenho meritório, aliás, em conformidade com aquilo que já é apanágio da instituição.
Sublinhe-se as semelhanças históricas do Ega Moniz de corda ao pescoço, disponível para sacrificar a família, e a contemporaneidade dum país que ao longo dos muitos séculos de história, sempre demonstrou as suas potencialidades, ainda que, como agora, na cauda da Europa a mendigar apoios e intervenções que castigam duramente o seu bom povo, especialmente os mais desfavorecidos.
Continuamos à espera de alguém que apareça numa manhã de nevoeiro, menos amaricado que o eterno D. Sebastião, mas que seja capaz de ajudar a resolver aquilo que temos sido incapazes de solucionar.
A atuar no palco da vida, saibamos dar o nosso contributo para um futuro mais promissor.
Jorge Almeida
AS FOTOS
11 de outubro - Evocar o passado no Mercado Municipal
No dia 11 de outubro, um grupo de jovens atores do nosso grupo de teatro - ANIMAR'TE - deslocou-se ao Mercado Municipal para uma sessão de regateio à antiga sanjoanense. Do evento aqui fica um breve testemunho fotográfico, para que os nossos leitores possam imaginar o teor das acaloradas discussões que marcaram a presença do grupo invasor. Apesar de tudo, não se consta que tenha havido lançamento de tomates, de ovos, ou de qualquer outro tipo de projéteis...
Resta dizer que a iniciativa partiu do Turismo Industrial e foi liderada pela Drª Alexandra Alves, como forma de comemorar o dia da cidade. Pelo mercado passaram numerosas outras animadas iniciativas, que permitiram também chamar a atenção para a importância daquele espaço na vida da cidade. Foi com muito gosto que a Universidade Sénior deu a sua pequena contribuição.
Grupo de Teatro - Animar'te - 2012/13
Festival de teatro - "Rasgar o futuro".
Regresso ao futuro, pelos caminhos do passado.
De como aconteceram as cousas, no palco dos Paços da Cultura, na noite de 27 de abril do ano da graça de 2013, por artes mágicas do grupo Anim'Arte, da Universidade Sénior do Rotary Clube de S. João da Madeira, comandado pela imaginosa professora Cristina Marques, auxiliada pela intrépida diretora Susana Silva, ela própria transfigurada de homem verde (sem escamas),e por mais quinze dedicados atores, uns da Terra, outros de Saturno.
No início, era a nostalgia de um tempo distante: um palco, uma cama antiga, a banca de um sapateiro, um estendal de roupa, um rio com as suas pedras de lavar roupa.
Mas a súbita invasão dos homens verdes veio transfigurar a calma do lugar. Eram muitos, mas só três ficaram para cumprir uma missão: investigar as causas do adivinhado sucesso de um minúsculo lugar semeado à beira de um rio, perdido nos confins de um pequeno país, num planeta distante, azul e redondo. Ficaram então apenas três homenzinhos verdes, muito curiosos, que soluçavam um ix ix cada vez que comunicavam com a base. Um deles, mais atrevidote e armado de pistolas, uma laser, outra invisível, não se coibia de importunar as terráqueas donzelas, com quem foi estabelecendo relações mais próximas. As eleitas, por sua vez, clamavam aos sete ventos terem visto um homem verde, coberto de escamas, que lhes paralisava os corpos e punha as cabeças a andar à roda. Algumas até eram atacadas por súbitos calores.
Entretanto, na pequena aldeia, a vida não parava: o sapateiro sovelava, colava e soleava, as lavadeiras lavavam a roupa enquanto sujavam a vida das vizinhas, os maridos enganavam-se a contar as horas do regresso ao leito conjugal, as crianças eram enganadas pelas partidas dos adultos que à custa delas se divertiam, esperava-se pelas encomendas da recoveira, cantava-se, labutava-se, linguajava-se… vivia-se. Pó chim! Mas o homem verde coberto de escamas progredia nos seus avanços e arranjava descendência, enquanto os seus ajudantes avançavam nas investigações. Pósh! E descobriram que aquela terra se chamava S. João da Madeira, ix, ix, e viria ser uma grande e progressiva cidade, ix, ix, cujo segredo assentava no dinamismo e na ambição dos seus habitantes. Poh! E o homem verde coberto de escamas tomou uma decisão inabalável: aquela seria a sua cidade.
28/04/2013
Celestino Pinheiro
"A MESA"
Fotos da brilhante atuação do Grupo de Teatro da Universidade Sénior, no dia 20 de abril, nos Paços da Cultura. Parabéns à Profª Cristina Marques e a todos os seus alunos. Estiveram irrepreensíveis!
Serafim Almeida (aluno)
30.03.2012
A Universidade Sénior tem uma oficina de teatro, um grupo de cerca de 15 elementos, que é dirigida com muito talento, empenho e dedicação, por Cristina Marques, professora na escola Oliveira Júnior.
Todas as peças representadas pelo grupo são originais, da autoria da própria, com a particularidade de serem escritas de acordo com a personalidade de cada aluno (ator), o que, só por si, é um facto notável, por exigir uma capacidade invulgar de dedicação e trabalho nossa querida ensaiadora e amiga.
Esta disciplina também tem um elevado grau de exigência para os alunos, que são “obrigados” a decorar os textos que vão representar, o que nesta idade não é tarefa fácil, mas tem a vantagem de melhorar o funcionamento dos nossos neurónios e, consequentemente, retardar o aparecimento das doenças próprias desta idade.
Os ensaios ocorrem nas instalações da Universidade e sempre que possível, nos Paços da Cultura, a sala de visitas da nossa cidade, onde anualmente é levada à cena a primeira representação pública de cada peça. Em todas as nossas estreias temos sido brindados com os aplausos da Presidência da Câmara, a quem agradecemos pela motivação que nos dá a sua presença.
É já no dia 20 de abril que o nosso grupo de teatro subirá ao palco dos Paços da Cultura, para apresentar a sua última produção, "A Mesa", de seu nome. A turma de "Português e jornalismo" resolveu "meter a colher" no assunto e visitou de surpresa, "estilo ASAE", uma sessão de ensaios do grupo. Constatamos que estavam, efetivamente, todos à mesa, não deglutindo qualquer supimpa iguaria física, mas saboreando regaladamente os textos que a Profª Cristina Marques confecionou na sua fértil imaginação. Os textos não os pudemos ver, o segredo é a alma do negócio, mas, pelo olhar embevecido dos atores, conseguimos perceber que se trata de coisa boa. E para que não digam que mentimos, aqui fica o testemunho fotográfico do momento, juntamente com uma mensagem de encorajamento e de "muita m...", forma corrente de desejar boa sorte às grandes companhias de teatro.
Fotos da participação do Grupo de Teatro no sarau de Natal que decorreu no passado dia 11 de dezembro nos Paços da Cultura.
(Clique sobre as fotos, para as ampliar)
Fotos: Mariana Pinheiro
Na noite do passado dia 18 de Junho, foi efectuada, nos Paços da Cultura, uma reposição da peça "Era uma vez...outra... e outra", do grupo de Teatro da Universidade Sénior. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, aqui ficam mais de nove mil palavras sobre o brilhante trabalho realizado pela Profª Cristina Marques e por todos os membros do grupo. Parabéns!
A Universidade Sénior no V Festival de Teatro de S. João da Madeira
"Era uma vez… outra…e outra!"
A Universidade Sénior participou no V Festival de Teatro de S. João da Madeira, com a peça Era uma vez… outra…e outra!
"Um novo olhar sobre os contos infantis liberta as personagens das histórias tradicionais e põe-nas numa casa dos segredos, vivendo enredos de amor, ciúme e traição…"
Encenada e ensaiada pela Profª Cristina Marques, a peça foi um enorme sucesso. Apesar de alguns contratempos de última hora, os actores desempenharam os seus papéis com enorme brio e talento, a merecer os aplausos finais da assistência. Aqui fica um registo fotográfico do evento:
A alegria da missão cumprida.